Apresentação: Cadernos de Paraty |
Sala 23 | 8ºA | 10h |
8ºB | 11h |
Exposições |
Gravuras | 1º andar | 9h-12h30 |
Corpos humanos | Sala de Informática | |
Murais de Música Brasileira | 1º andar | |
Grandes mentiras | Sala 25 |
8º ano – Gravura – Impressões da viagem a Paraty, Picinguaba e Caraguatatuba |
Em Artes o 8º ano iniciou um extenso processo criativo, explorando os dois principais suportes artísticos tradicionais: o desenho e a gravura. Os estudantes puderam compreender a condição bidimensional dessas técnicas, entender algumas de suas semelhanças e diferenças e perceber que o uso dos meios e materiais está intimamente ligado aos resultados obtidos.
Ao estudarmos a gravura, iniciamos o processo com uma conversa bastante recorrente ao se trabalhar com essa linguagem visual, que é a possibilidade de reproduzir, repetidas vezes, uma mesma imagem e o significado histórico que isso possui para as Artes Visuais.
Durante o último trimestre, aproveitamos as paisagens visitadas em Paraty, Picinguaba e Caraguatatuba para criar imagens inspiradas pela visita a essas cidades. Relembrando suas histórias, os estudantes recriaram suas igrejas, as ruas de pedras, seus casarões e o mar que as cerca.
Novos conceitos foram aprendidos, como gravação, impressão, matriz, tiragem, enquanto a madeira ia sendo entalhada e as impressões eram feitas. Imagens repletas de luz e sombra e dotadas da poética característica dessa linguagem compõem essa mostra, que representa um pouco do imaginário que ficou em cada um sobre a viagem realizada.
Ana Luiza Guarnieri |
Modelos anatômicos humanos |
Em 2023, um dos temas centrais de estudo em Ciências, com o 8ºano do Equipe, foi a anatomia e a fisiologia do corpo humano.
Desde o início do ano, as turmas foram convidadas a elaborar modelos anatômicos de corpos humanos, a partir do estudo de sistemas fisiológicos (sistema digestório, circulatório, pulmonar, reprodutivo, entre outros), e pensar sobre esse corpo humano não só em momentos saudáveis, mas também na fisiologia de doenças.
Cada grupo teve como objetivo selecionar um tema de interesse e pesquisar por informações em fontes confiáveis, que fizessem sentido para a socialização com a sala. Aulas teóricas expositivas foram introdutórias nesse processo mas, posteriormente, os alunos decidiram se aprofundar e aumentar o repertório em anatomia e fisiologia.
Os trabalhos aqui apresentados são recortes selecionados pelos alunos daquilo que foi mais significativo no projeto.
Professor responsável: Lucas Pessoa |
VOZES BRASILEIRAS – MÚSICA – 8º Ano |
Este projeto teve como objetivo principal compreender como, a partir da formação do povo brasileiro em sua diversidade, a música torna-se um caminho de expressão da nossa identidade e se desdobra em diferentes manifestações, agrupadas em tão diferentes formações e representantes.
Buscou, também, refletir sobre o conteúdo narrativo, crítico, romântico, brincalhão, contestatório e transformador das distintas identidades e formas de expressão que se constituem ao redor da nossa música.
Para o desenvolvimento deste projeto, nos últimos meses, a turma foi dividida em grupos e cada um desses grupos realizou uma longa pesquisa sobre algum estilo específico dentro de uma divisão geográfica “poética”, como “Vozes do Morro” ou “Vozes Nordestinas”, entre outras, com temas de livre escolha.
Esses grupos se organizaram para fazer suas escolhas temáticas, investigações, e concluíram seus trabalhos apresentando os murais e um Coco de Roda coletivo, com a participação da turma do quarto ano da tarde, mostrando suas habilidades para a dança e para o canto.
Aqui, vocês poderão apreciar alguns dos incríveis murais produzidos pelas turmas!
Rosana Araújo e Henrique Paulino |
8º ano – Apresentações midiáticas sobre grandes mentiras |
Ao longo do 8º ano, os cursos de Leituras e de Multimeios discutiram sobre as diversas maneiras que o ambiente midiático em que vivemos pode afetar nossas vidas e a política ao nosso redor.
Como trabalho final, os alunos foram convidados a pesquisar e escrever sobre algumas das narrativas hegemônicas que o público foi levado a acreditar ao longo dos últimos anos e, por fim, apresentar essas narrativas e sua desconstrução em diferentes meios de comunicação.
Professores responsáveis: Cecília de Aguiar Bergamin e Martim de Carvalho Leicand |
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I | Ensino Fundametal II | Ensino Médio |
---|---|---|---|---|
GI Manhã GI Tarde |
G5/1° Ano Manhã 1° Ano Tarde 2° Ano Manhã 2° Ano Tarde 3° Ano Manhã 3° Ano Tarde 4° Ano Manhã 4° Ano Tarde 5° Ano Manhã 5° Ano Tarde |
6° Ano 7° Ano 8° Ano 9° Ano |
1ª Série 2ª Série 3ª Série |