Chamada Geral 2023 – 1º ano-Tarde

07/11/2023

 

Cronograma
Atividade Data Horário Participantes
Escola, Arte e Cultura Sábado
11 de Novembro
10h às 12h30 Alunas(as), educadores(as) e familiares
Atividade interna de socialização 2ª feira
13 de Novembro
Período de aula Alunos(as) e educadores(as)
Roda de Capoeira 6ª feira
08 de Dezembro
13h30 às 14h30 Alunos(as), educadores(as) e familiares

 

Escola, Arte e Cultura

Data: Sábado, dia 11/11/2023
Horário: das 10h às 12h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo

Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos e das alunas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

 

Nós, a gente

Ao longo do 1º ano foram realizadas uma série de atividades e intervenções com a intenção de acolher e integrar nossos alunos e nossas alunas, formando assim um grupo que se dispusesse a estar junto para conviver e aprender. Para além dos investimentos regulares na construção de boas relações entre as crianças, a questão de como se compõe um grupo passou a ser um tema de investigação.

Foram realizadas leituras de histórias, rodas de conversas, jogos, brincadeiras, atividades plásticas e corporais.

As produções aqui apresentadas são resultado deste projeto: 

  • desenhos e pinturas com aquarela de situações vivenciadas e compartilhadas pelas crianças, registradas e legendadas por colegas; 
  • desenho e mandala produzidos coletivamente; 
  • jogo de percurso no qual cada criança escolheu o desafio a ser proposto, produziu uma ilustração e construiu um tabuleiro que levará para casa;
  • autorretratos e textos de apresentação pessoal, em um convite de olhar para o grupo mas também para si, escolhendo os aspectos que queria ressaltar para se apresentar ao nosso grupo e comunidade escolar.

Os textos foram escritos individualmente. A primeira versão foi uma escrita espontânea e livre, a partir de conversas e listas de informações que definiram como importantes de estarem presentes em um texto de apresentação. Na segunda versão, as crianças contaram com as professoras como escribas para registrar as informações que não estavam escritas na primeira versão, a fim de complementar suas produções e deixar seu texto mais detalhado. Neste momento, também, os textos foram digitados e  foram realizadas algumas trocas de letras, considerando o momento de aprendizagem pessoal e aproveitando para chamar atenção para a existência de algumas regras ortográficas. A terceira versão foi completamente revisada, incluindo alguns sinais de pontuação para também garantir que os leitores e as leitoras tenham acesso e compreensão sobre as ideias e escritas das crianças em sua integridade.


Crianças no RepLago – ilustração coletiva

Professoras responsáveis: Camilla Guimarães e Daniela Tiemy Watanabe

 

FAMILY PICTURE BOOK

A partir da leitura do livro  “The Family Book”, de Todd Parr, as crianças do 1º ano foram convidadas a se apropriar do vocabulário de palavras que constituem os membros de uma família. Para a aquisição desse conteúdo de maneira lúdica, confeccionamos um álbum de figurinhas. Cada criança escolheu alguns membros de sua família para adicionar à sua página no álbum do grupo. Ao longo dos encontros, desenharam e coloriram cada uma delas, além de personalizar suas páginas e criar capas para os álbuns.

O produto final deste processo são os lindos álbuns de figurinhas do 1º ano da Manhã e da Tarde, resultado do trabalho feito ao longo do 2º e do 3º trimestres de 2023 nas aulas de Inglês.

Professoras responsáveis: Bianca Figueiredo e Maria Fernanda Alvarenga                                    

 

Apresentação de Música

A apresentação de música como parte do evento “Escola, Arte e Cultura” é o momento de partilhar com as famílias o que vem sendo trabalhado em sala ao longo do ano. É também para as crianças uma experiência do fazer artístico, que se inicia na escolha conjunta do repertório, passando por ensaios e finalizando o processo no dia da apresentação.

Toda aula de música consiste em uma história que é brincada, cantada e dançada. As narrativas são escolhidas de acordo com os ciclos da cultura popular brasileira e suas matrizes formadoras (afro, indígena e ibérica), assim como as brincadeiras, cantigas e toadas que vão sendo experimentadas ao longo do encontro. Trata-se de um repertório que está intimamente ligado à cultura popular e à cultura da infância. A ideia é desenvolver de forma lúdica com as crianças uma construção de identidade e pertencimento, além de habilidades musicais e motoras. 

A apresentação será um recorte de aula, uma história brincada que contará com a participação especial das professoras de sala, da professora de Música Rosana Araújo ao piano, além da participação especial dos familiares em um determinado momento. 

Professora responsável: Flora Poppovic

 

Atividades de socialização interna dos aprendizados

Data: segunda-feira, dia 13/11/2023
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de GI a 5º ano-Tarde

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

As crianças se preparam para apresentar aos e às colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão as crianças de GI a 5º ano no período regular de aula. 

 

Roda de Capoeira

Data: sexta-feira, dia 08/12/2023
Horário: das 13h30 às 14h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de GI a 2º ano-Tarde

A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) e convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.

Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundametal II Ensino Médio
GI Manhã
GI Tarde
G5/1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série

Chamada Geral 2023 – 1º ano-Tarde

07/11/2023

 

Cronograma
Atividade Data Horário Participantes
Escola, Arte e Cultura Sábado
11 de Novembro
10h às 12h30 Alunas(as), educadores(as) e familiares
Atividade interna de socialização 2ª feira
13 de Novembro
Período de aula Alunos(as) e educadores(as)
Roda de Capoeira 6ª feira
08 de Dezembro
13h30 às 14h30 Alunos(as), educadores(as) e familiares

 

Escola, Arte e Cultura

Data: Sábado, dia 11/11/2023
Horário: das 10h às 12h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo

Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos e das alunas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

 

Nós, a gente

Ao longo do 1º ano foram realizadas uma série de atividades e intervenções com a intenção de acolher e integrar nossos alunos e nossas alunas, formando assim um grupo que se dispusesse a estar junto para conviver e aprender. Para além dos investimentos regulares na construção de boas relações entre as crianças, a questão de como se compõe um grupo passou a ser um tema de investigação.

Foram realizadas leituras de histórias, rodas de conversas, jogos, brincadeiras, atividades plásticas e corporais.

As produções aqui apresentadas são resultado deste projeto: 

  • desenhos e pinturas com aquarela de situações vivenciadas e compartilhadas pelas crianças, registradas e legendadas por colegas; 
  • desenho e mandala produzidos coletivamente; 
  • jogo de percurso no qual cada criança escolheu o desafio a ser proposto, produziu uma ilustração e construiu um tabuleiro que levará para casa;
  • autorretratos e textos de apresentação pessoal, em um convite de olhar para o grupo mas também para si, escolhendo os aspectos que queria ressaltar para se apresentar ao nosso grupo e comunidade escolar.

Os textos foram escritos individualmente. A primeira versão foi uma escrita espontânea e livre, a partir de conversas e listas de informações que definiram como importantes de estarem presentes em um texto de apresentação. Na segunda versão, as crianças contaram com as professoras como escribas para registrar as informações que não estavam escritas na primeira versão, a fim de complementar suas produções e deixar seu texto mais detalhado. Neste momento, também, os textos foram digitados e  foram realizadas algumas trocas de letras, considerando o momento de aprendizagem pessoal e aproveitando para chamar atenção para a existência de algumas regras ortográficas. A terceira versão foi completamente revisada, incluindo alguns sinais de pontuação para também garantir que os leitores e as leitoras tenham acesso e compreensão sobre as ideias e escritas das crianças em sua integridade.


Crianças no RepLago – ilustração coletiva

Professoras responsáveis: Camilla Guimarães e Daniela Tiemy Watanabe

 

FAMILY PICTURE BOOK

A partir da leitura do livro  “The Family Book”, de Todd Parr, as crianças do 1º ano foram convidadas a se apropriar do vocabulário de palavras que constituem os membros de uma família. Para a aquisição desse conteúdo de maneira lúdica, confeccionamos um álbum de figurinhas. Cada criança escolheu alguns membros de sua família para adicionar à sua página no álbum do grupo. Ao longo dos encontros, desenharam e coloriram cada uma delas, além de personalizar suas páginas e criar capas para os álbuns.

O produto final deste processo são os lindos álbuns de figurinhas do 1º ano da Manhã e da Tarde, resultado do trabalho feito ao longo do 2º e do 3º trimestres de 2023 nas aulas de Inglês.

Professoras responsáveis: Bianca Figueiredo e Maria Fernanda Alvarenga                                    

 

Apresentação de Música

A apresentação de música como parte do evento “Escola, Arte e Cultura” é o momento de partilhar com as famílias o que vem sendo trabalhado em sala ao longo do ano. É também para as crianças uma experiência do fazer artístico, que se inicia na escolha conjunta do repertório, passando por ensaios e finalizando o processo no dia da apresentação.

Toda aula de música consiste em uma história que é brincada, cantada e dançada. As narrativas são escolhidas de acordo com os ciclos da cultura popular brasileira e suas matrizes formadoras (afro, indígena e ibérica), assim como as brincadeiras, cantigas e toadas que vão sendo experimentadas ao longo do encontro. Trata-se de um repertório que está intimamente ligado à cultura popular e à cultura da infância. A ideia é desenvolver de forma lúdica com as crianças uma construção de identidade e pertencimento, além de habilidades musicais e motoras. 

A apresentação será um recorte de aula, uma história brincada que contará com a participação especial das professoras de sala, da professora de Música Rosana Araújo ao piano, além da participação especial dos familiares em um determinado momento. 

Professora responsável: Flora Poppovic

 

Atividades de socialização interna dos aprendizados

Data: segunda-feira, dia 13/11/2023
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de GI a 5º ano-Tarde

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

As crianças se preparam para apresentar aos e às colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão as crianças de GI a 5º ano no período regular de aula. 

 

Roda de Capoeira

Data: sexta-feira, dia 08/12/2023
Horário: das 13h30 às 14h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de GI a 2º ano-Tarde

A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) e convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.

Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundametal II Ensino Médio
GI Manhã
GI Tarde
G5/1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024