Chamada Geral 2023 – 2º ano-Manhã

07/11/2023

Cronograma
Atividade Data Horário Participantes
Escola, Arte e Cultura Sábado
11 de Novembro
10h às 12h30 Alunas(as), educadores(as) e familiares
Atividade interna de socialização 2ª feira
13 de Novembro
Período de aula Alunos(as) e educadores(as)
Roda de Capoeira 6ª feira
01 de Dezembro
8h às 9h Alunos(as), educadores(as) e familiares
Apresentação de Música 4ª feira
13 de Dezembro
8h15 às 9h15 Alunos(as), educadores(as) e familiares

 

Escola, Arte e Cultura

Data: sábado, dia 11/11/2023
Horário: das 10h às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo

Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos e das alunas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

 

Agora eu era… 

A partir de leituras compartilhadas do livro “Agora eu era”, de Arthur Nestrovski e Laerte, conversas e brincadeiras de faz de conta, os alunos e as alunas foram convidados(as) a escrever novas versões para o livro, colocando-se como protagonistas da história, descrevendo seu dia a dia e sentimentos. 

Nessa primeira produção de um texto narrativo para publicação, os(as) estudantes puderam refletir sobre o sistema de escrita, sobre as diferenças entre o texto falado e o escrito e o uso da pontuação e das regras ortográficas aprendidas, em atividades que propiciaram o exercício dos recursos de produção autoral e de revisão de textos.

O processo de trabalho foi muito prazeroso e as crianças puderam se entregar livremente a tudo o que desejaram criar.

 


Nicolas Armstrong Namura de Siqueira

Peter Andrade Dias


Antonio Tesini de Faria


Joaquim Gomes Balmant

Professoras responsáveis: Luciana Justi e Heloisa Cesar

 

Caderno de Memórias o 2º ano da Manhã em 2023

Os Cadernos de memórias do 2º ano foram organizados com a intenção de resgatar as principais experiências do 2º ano-Manhã em 2023.

A partir da aproximação com os conceitos de documentos e fatos históricos, a proposta feita aos alunos e às alunas foi a de registrarem os acontecimentos, atividades, leituras e vivências escolares, organizando as situações mais significativas para o grupo.

Em cadernos confeccionados pelas próprias crianças, cada uma foi registrando, ao longo do ano, sua trajetória pessoal no 2º ano, e  puderam também acessar diferentes tipos de memórias, como as dos primeiros anos de vida. 

Como os “Cadernos de memória” têm como objetivo resgatar também o momento do registro realizado por cada criança, as escritas não foram corrigidas, mantendo e respeitando suas hipóteses acerca da organização do sistema alfabético e das regras ortográficas.

As crianças se empenharam em todos os registros e trabalharam na organização e na montagem de uma bela e significativa memória de um período de suas vidas. 

Professoras responsáveis: Luciana Justi e Heloisa Cesar

 

Linha do Tempo “Assim foi o 2º ano da Manhã em 2023”

A linha do tempo foi organizada com a intenção de resgatar as experiências mais significativas do 2º ano-Manhã em 2023.

Nesse início de entendimento sobre documentos e fatos históricos, a proposta feita aos alunos e às alunas foi a de resgatarmos os acontecimentos, aprendizados, atividades, leituras e vivências escolares, elaborando registros para a confecção de uma linha do tempo, como uma importante estratégia para o grupo perceber quantas foram as conquistas, além de compreenderem que uma conquista atual depende de um conhecimento anterior, trazendo a ideia de processo, de que o aprender é contínuo e do quanto se aprende coletivamente. 

A partir do levantamento das situações mais significativas para o grupo, cada criança escolheu qual delas gostaria de registrar, escreveu e fez ilustrações para compor a “Linha do Tempo do 2º ano-Manhã”.

As crianças se empenharam em todos os registros e para a organização coletiva das datas e seleção de quais eventos deveriam ser incluídos na nossa linha do tempo.

Professoras responsáveis: Luciana Justi e Heloisa Cesar

 

Exposição de Artes – Coleção de figurinhas

Neste trabalho, é possível mergulhar no universo de personagens, heróis, jogadores, bichos fofos e estranhos que habitam o imaginário das crianças do 2º ano, e que ganharam forma nos mais de 30 álbuns elaborados por elas. Álbuns completos e incompletos, com figurinhas raras, legend, premium e, como não poderia deixar de ser, figurinhas repetidas… ótimas para trocar com os amigos e as amigas!

Nesta atividade, as crianças vivenciaram práticas de desenho, composição e narrativa visual através da brincadeira de criar suas coleções. Os trabalhos em pequena escala nos convidam a apreciar os pequenos detalhes. Não foi diferente em sala de aula, onde as crianças deram atenção ao preenchimento de cor, qualidade das linhas, contraste com fundo, demarcação colorida nas bordas e uma infinidade de recursos visuais que podem caber na criação de uma pequena figurinha.

O convite presente nos álbuns é o de folhear suas páginas e observar de pertinho essas mini-obras e suas histórias. Cada detalhe traz uma memória, cada figurinha revela um pedacinho de imaginação e um pouco da rotina  das aulas de artes. 

Completam essa exposição os cadernos de artes com os desenhos de projeto dos barquinhos de argila, também expostos.

Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba

 

Exposição de Artes – Barquinhos de Argila

Nesta instalação coletiva, cada criança explorou a combinação dos materiais (argila, madeira e tecido) na criação de seu barquinho. As ideias partiram da apreciação de imagens de barquinhos do artista Arthur Bispo do Rosário, que inspiraram os desenhos de projeto realizados no caderno de artes. A partir dos projetos, as turmas vivenciaram o desafio de dar tridimensionalidade ao desenho através da modelagem em argila. Nas etapas seguintes, mastros e velas foram confeccionados com palitos de madeira e tecido de algodão cru com desenhos de canetinha.  

Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba

 

Exposição de Artes – Modelagem em Argila

No 2º trimestre, o curso de artes se dedica ao estudo da argila. Alunas e alunos do 2º ao 5º ano se envolvem em práticas de modelagem, estudando referências artísticas, explorando ferramentas e técnicas de manipulação do barro na construção de peças figurativas, abstratas e utilitárias.

Ano após ano, este estudo tem se organizado em torno de diferentes recortes do vasto universo da cerâmica. Em 2021, abordou a cerâmica xakriabá (povo indígiena que habita a margem do rio São Francisco, no norte de Minas Gerais). Em 2022 buscou olhar para obras de artistas negras contemporâneas. Em 2023, propôs a apreciação da obra dos mestres ceramistas de Pernambuco, Mestre Vitalino e Mestre Galdino, referências da arte figurativa em cerâmica no Brasil. Seus temas e elementos estéticos guiaram as discussões e práticas em sala de aula, inspirando a criação das obras.

Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba

 

Atividades de socialização interna dos aprendizados

Data: segunda-feira, dia 13/11/2023
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de GI a 5º ano-Manhã

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

As crianças se preparam para apresentar aos e às colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão as crianças de GI a 5º ano no período regular de aula. 

 

Roda de Capoeira

Data: sexta-feira, dia 01/12/2023
Horário: das 8h às 9h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de GI a 2º ano-Manhã

A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) e convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.

Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

 

Apresentação de Música

Data: quarta-feira, dia 13/12/2023
Horário: das 8h15 às 9h15
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 2º e 3º ano-Manhã e Tarde

As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar experiências de escuta e prática musical que, de certa forma, constroem processos e ciclos de aprendizagem. Ao vivenciar essa prática e a produção do repertório estudado ao longo do ano, os alunos e as alunas demonstram, em seu desenvolvimento, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:

  • Duração: pulso e divisão rítmica
  • Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação
  • Intensidade: interpretação, dinâmica
  • Timbre: qualidade e personalidade do som
  • Expressividade e Autonomia

A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação, por parte das professoras, e para a autoavaliação da criança diante de suas conquistas.

As apresentações serão constituídas por recortes de aulas, para mostrar a dinâmica de como se dá o processo de construção dos repertórios. Para algumas séries, serão apresentadas pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, música de matriz africana e músicas do chamado cancioneiro popular brasileiro.

Professoras responsáveis: Rosana Araújo e Flora Poppovic

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundametal II Ensino Médio
GI Manhã
GI Tarde
G5/1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série

Chamada Geral 2023 – 2º ano-Manhã

07/11/2023

Cronograma
Atividade Data Horário Participantes
Escola, Arte e Cultura Sábado
11 de Novembro
10h às 12h30 Alunas(as), educadores(as) e familiares
Atividade interna de socialização 2ª feira
13 de Novembro
Período de aula Alunos(as) e educadores(as)
Roda de Capoeira 6ª feira
01 de Dezembro
8h às 9h Alunos(as), educadores(as) e familiares
Apresentação de Música 4ª feira
13 de Dezembro
8h15 às 9h15 Alunos(as), educadores(as) e familiares

 

Escola, Arte e Cultura

Data: sábado, dia 11/11/2023
Horário: das 10h às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo

Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos e das alunas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

 

Agora eu era… 

A partir de leituras compartilhadas do livro “Agora eu era”, de Arthur Nestrovski e Laerte, conversas e brincadeiras de faz de conta, os alunos e as alunas foram convidados(as) a escrever novas versões para o livro, colocando-se como protagonistas da história, descrevendo seu dia a dia e sentimentos. 

Nessa primeira produção de um texto narrativo para publicação, os(as) estudantes puderam refletir sobre o sistema de escrita, sobre as diferenças entre o texto falado e o escrito e o uso da pontuação e das regras ortográficas aprendidas, em atividades que propiciaram o exercício dos recursos de produção autoral e de revisão de textos.

O processo de trabalho foi muito prazeroso e as crianças puderam se entregar livremente a tudo o que desejaram criar.

 


Nicolas Armstrong Namura de Siqueira

Peter Andrade Dias


Antonio Tesini de Faria


Joaquim Gomes Balmant

Professoras responsáveis: Luciana Justi e Heloisa Cesar

 

Caderno de Memórias o 2º ano da Manhã em 2023

Os Cadernos de memórias do 2º ano foram organizados com a intenção de resgatar as principais experiências do 2º ano-Manhã em 2023.

A partir da aproximação com os conceitos de documentos e fatos históricos, a proposta feita aos alunos e às alunas foi a de registrarem os acontecimentos, atividades, leituras e vivências escolares, organizando as situações mais significativas para o grupo.

Em cadernos confeccionados pelas próprias crianças, cada uma foi registrando, ao longo do ano, sua trajetória pessoal no 2º ano, e  puderam também acessar diferentes tipos de memórias, como as dos primeiros anos de vida. 

Como os “Cadernos de memória” têm como objetivo resgatar também o momento do registro realizado por cada criança, as escritas não foram corrigidas, mantendo e respeitando suas hipóteses acerca da organização do sistema alfabético e das regras ortográficas.

As crianças se empenharam em todos os registros e trabalharam na organização e na montagem de uma bela e significativa memória de um período de suas vidas. 

Professoras responsáveis: Luciana Justi e Heloisa Cesar

 

Linha do Tempo “Assim foi o 2º ano da Manhã em 2023”

A linha do tempo foi organizada com a intenção de resgatar as experiências mais significativas do 2º ano-Manhã em 2023.

Nesse início de entendimento sobre documentos e fatos históricos, a proposta feita aos alunos e às alunas foi a de resgatarmos os acontecimentos, aprendizados, atividades, leituras e vivências escolares, elaborando registros para a confecção de uma linha do tempo, como uma importante estratégia para o grupo perceber quantas foram as conquistas, além de compreenderem que uma conquista atual depende de um conhecimento anterior, trazendo a ideia de processo, de que o aprender é contínuo e do quanto se aprende coletivamente. 

A partir do levantamento das situações mais significativas para o grupo, cada criança escolheu qual delas gostaria de registrar, escreveu e fez ilustrações para compor a “Linha do Tempo do 2º ano-Manhã”.

As crianças se empenharam em todos os registros e para a organização coletiva das datas e seleção de quais eventos deveriam ser incluídos na nossa linha do tempo.

Professoras responsáveis: Luciana Justi e Heloisa Cesar

 

Exposição de Artes – Coleção de figurinhas

Neste trabalho, é possível mergulhar no universo de personagens, heróis, jogadores, bichos fofos e estranhos que habitam o imaginário das crianças do 2º ano, e que ganharam forma nos mais de 30 álbuns elaborados por elas. Álbuns completos e incompletos, com figurinhas raras, legend, premium e, como não poderia deixar de ser, figurinhas repetidas… ótimas para trocar com os amigos e as amigas!

Nesta atividade, as crianças vivenciaram práticas de desenho, composição e narrativa visual através da brincadeira de criar suas coleções. Os trabalhos em pequena escala nos convidam a apreciar os pequenos detalhes. Não foi diferente em sala de aula, onde as crianças deram atenção ao preenchimento de cor, qualidade das linhas, contraste com fundo, demarcação colorida nas bordas e uma infinidade de recursos visuais que podem caber na criação de uma pequena figurinha.

O convite presente nos álbuns é o de folhear suas páginas e observar de pertinho essas mini-obras e suas histórias. Cada detalhe traz uma memória, cada figurinha revela um pedacinho de imaginação e um pouco da rotina  das aulas de artes. 

Completam essa exposição os cadernos de artes com os desenhos de projeto dos barquinhos de argila, também expostos.

Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba

 

Exposição de Artes – Barquinhos de Argila

Nesta instalação coletiva, cada criança explorou a combinação dos materiais (argila, madeira e tecido) na criação de seu barquinho. As ideias partiram da apreciação de imagens de barquinhos do artista Arthur Bispo do Rosário, que inspiraram os desenhos de projeto realizados no caderno de artes. A partir dos projetos, as turmas vivenciaram o desafio de dar tridimensionalidade ao desenho através da modelagem em argila. Nas etapas seguintes, mastros e velas foram confeccionados com palitos de madeira e tecido de algodão cru com desenhos de canetinha.  

Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba

 

Exposição de Artes – Modelagem em Argila

No 2º trimestre, o curso de artes se dedica ao estudo da argila. Alunas e alunos do 2º ao 5º ano se envolvem em práticas de modelagem, estudando referências artísticas, explorando ferramentas e técnicas de manipulação do barro na construção de peças figurativas, abstratas e utilitárias.

Ano após ano, este estudo tem se organizado em torno de diferentes recortes do vasto universo da cerâmica. Em 2021, abordou a cerâmica xakriabá (povo indígiena que habita a margem do rio São Francisco, no norte de Minas Gerais). Em 2022 buscou olhar para obras de artistas negras contemporâneas. Em 2023, propôs a apreciação da obra dos mestres ceramistas de Pernambuco, Mestre Vitalino e Mestre Galdino, referências da arte figurativa em cerâmica no Brasil. Seus temas e elementos estéticos guiaram as discussões e práticas em sala de aula, inspirando a criação das obras.

Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba

 

Atividades de socialização interna dos aprendizados

Data: segunda-feira, dia 13/11/2023
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de GI a 5º ano-Manhã

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

As crianças se preparam para apresentar aos e às colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão as crianças de GI a 5º ano no período regular de aula. 

 

Roda de Capoeira

Data: sexta-feira, dia 01/12/2023
Horário: das 8h às 9h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de GI a 2º ano-Manhã

A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) e convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.

Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

 

Apresentação de Música

Data: quarta-feira, dia 13/12/2023
Horário: das 8h15 às 9h15
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 2º e 3º ano-Manhã e Tarde

As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar experiências de escuta e prática musical que, de certa forma, constroem processos e ciclos de aprendizagem. Ao vivenciar essa prática e a produção do repertório estudado ao longo do ano, os alunos e as alunas demonstram, em seu desenvolvimento, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:

  • Duração: pulso e divisão rítmica
  • Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação
  • Intensidade: interpretação, dinâmica
  • Timbre: qualidade e personalidade do som
  • Expressividade e Autonomia

A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação, por parte das professoras, e para a autoavaliação da criança diante de suas conquistas.

As apresentações serão constituídas por recortes de aulas, para mostrar a dinâmica de como se dá o processo de construção dos repertórios. Para algumas séries, serão apresentadas pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, música de matriz africana e músicas do chamado cancioneiro popular brasileiro.

Professoras responsáveis: Rosana Araújo e Flora Poppovic

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundametal II Ensino Médio
GI Manhã
GI Tarde
G5/1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024