Chamada Geral 2023 – 6º Ano

24/11/2023

Apresentação: Pasta Vermelha 
Ginásio 6ºA e 6ºB 9h – 10h30

 

Exposições
Sons para guardar Ginásio 9h-12h30
Calendário de Santos
Painel sobre microplásticos
Livro de Memórias com Superpoder
Paisagens de Santos 1º andar

Pasta vermelha

Ao longo do 6º ano, estudamos como a literatura representa o mundo, a sociedade e a história em que vivemos, assim como cria universos e mundos novos, onde a única regra é a verossimilhança interna. Assim, cada estudante ganhou uma pasta vermelha vazia, a ser preenchida com o mundo que inventaria. Primeiro, os estudantes imaginaram e desenharam mapas de seus mundos, com continentes e características físicas, fauna e floras específicas, com a ajuda conceitual e técnica das aulas de Geografia. Nas aulas de Artes criaram paisagens; nas de Ciências, um céu infinito; nas de História, um monumento. As aulas de Música deram sons e instrumentos ao mundo criado; nas de Teatro, mitos e rituais de criação. Assim, nasceram habitantes do mundo, diferentes povos, espécies com características próprias, gostos e hábitos. Enfim, diferentes culturas. Não perca.  

Professores responsáveis: Luana Chnaiderman de Almeida, Ana Luiza Christ, Ana Karolina, Giovana Luz, Rosana Araújo, Caio Paduan, João Gabriel Priolli, Henrique Paulino e Mauro Pontes. 

 

PORTAS E JANELAS – MÚSICA – 6º Ano

No mundo virtual que estivemos intensamente conhecendo nos últimos anos, durante a pandemia, passamos muito tempo olhando para fora através das janelas do computador, das portas virtuais e das janelas físicas da nossa casa. 

Algumas indagações foram despertadas: Como são essas portas e janelas? O que os alunos e alunas estão vendo através delas? É possível ver o mundo todo através dela? E no retorno às atividades presenciais, como se relacionar com o que aprendemos, furando as bolhas que foram criadas e nos disponibilizando para atravessar mundos, pontes, janelas e portas alheias em busca de novos conhecimentos, novas perspectivas, refletindo sobre o respeito e a apreciação da diversidade cultural musical e artística de outros povos? 

Os sextos anos, então, a cada aula, começaram a vivenciar pequenos recortes da manifestação cultural de cada lugar visitado. após algumas discussões e muita reflexão, introduzindo elementos representativos das histórias e experiências individuais nos seus diários de sons por meio de textos e desenhos. por meio das quais interpretam o universo ao redor.

O cuidado maior deste projeto girou no sentido da consciência das nossas origens e na formação do pensamento e da busca de uma visão mais ampla, sem julgamentos e sem conceitos pré-estabelecidos, de forma a construir um ouvido musical generoso e universal.

Aqui, vocês poderão visitar essas pequenas janelas que os alunos e alunas nos entregaram nos seus cadernos. Trabalhos primorosos feitos com muito cuidado e capricho!

Rosana Araújo e Henrique Paulino

 

6º ano – Colagem e Pintura / Paisagens de Santos / Quais as cores de Santos?

No 2º trimestre, o 6º ano explorou nas aulas de Artes o conceito de paisagem e sua representação. Estudaram conceitos como o enquadramento e os diferentes planos que compõem uma paisagem.

Com essas experiências, os estudantes perceberam noções básicas de perspectiva como a diminuição dos elementos, à medida que se distanciaram do primeiro plano. Estudaram também o conceito de cor e, assim, exploraram variações cromáticas, através de pinturas que posteriormente viraram recortes para suas colagens.

Na volta do trabalho de campo, aproveitamos parte do acervo das fotografias feitas durante a viagem a Santos e, a partir delas, os estudantes criaram imagens de paisagens, com o objetivo principal de aplicar os conceitos estudados previamente, através de técnicas mistas bidimensionais como o desenho, a pintura e a colagem.

O que vemos nessa exposição são algumas colagens criadas em pequenos grupos, representando os lugares visitados como o centro histórico de Santos, a vista do Monte Serrat e a orla da praia.

Ana Luiza Guarnieri

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundametal II Ensino Médio
GI Manhã
GI Tarde
G5/1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série

Chamada Geral 2023 – 6º Ano

24/11/2023

Apresentação: Pasta Vermelha 
Ginásio 6ºA e 6ºB 9h – 10h30

 

Exposições
Sons para guardar Ginásio 9h-12h30
Calendário de Santos
Painel sobre microplásticos
Livro de Memórias com Superpoder
Paisagens de Santos 1º andar

Pasta vermelha

Ao longo do 6º ano, estudamos como a literatura representa o mundo, a sociedade e a história em que vivemos, assim como cria universos e mundos novos, onde a única regra é a verossimilhança interna. Assim, cada estudante ganhou uma pasta vermelha vazia, a ser preenchida com o mundo que inventaria. Primeiro, os estudantes imaginaram e desenharam mapas de seus mundos, com continentes e características físicas, fauna e floras específicas, com a ajuda conceitual e técnica das aulas de Geografia. Nas aulas de Artes criaram paisagens; nas de Ciências, um céu infinito; nas de História, um monumento. As aulas de Música deram sons e instrumentos ao mundo criado; nas de Teatro, mitos e rituais de criação. Assim, nasceram habitantes do mundo, diferentes povos, espécies com características próprias, gostos e hábitos. Enfim, diferentes culturas. Não perca.  

Professores responsáveis: Luana Chnaiderman de Almeida, Ana Luiza Christ, Ana Karolina, Giovana Luz, Rosana Araújo, Caio Paduan, João Gabriel Priolli, Henrique Paulino e Mauro Pontes. 

 

PORTAS E JANELAS – MÚSICA – 6º Ano

No mundo virtual que estivemos intensamente conhecendo nos últimos anos, durante a pandemia, passamos muito tempo olhando para fora através das janelas do computador, das portas virtuais e das janelas físicas da nossa casa. 

Algumas indagações foram despertadas: Como são essas portas e janelas? O que os alunos e alunas estão vendo através delas? É possível ver o mundo todo através dela? E no retorno às atividades presenciais, como se relacionar com o que aprendemos, furando as bolhas que foram criadas e nos disponibilizando para atravessar mundos, pontes, janelas e portas alheias em busca de novos conhecimentos, novas perspectivas, refletindo sobre o respeito e a apreciação da diversidade cultural musical e artística de outros povos? 

Os sextos anos, então, a cada aula, começaram a vivenciar pequenos recortes da manifestação cultural de cada lugar visitado. após algumas discussões e muita reflexão, introduzindo elementos representativos das histórias e experiências individuais nos seus diários de sons por meio de textos e desenhos. por meio das quais interpretam o universo ao redor.

O cuidado maior deste projeto girou no sentido da consciência das nossas origens e na formação do pensamento e da busca de uma visão mais ampla, sem julgamentos e sem conceitos pré-estabelecidos, de forma a construir um ouvido musical generoso e universal.

Aqui, vocês poderão visitar essas pequenas janelas que os alunos e alunas nos entregaram nos seus cadernos. Trabalhos primorosos feitos com muito cuidado e capricho!

Rosana Araújo e Henrique Paulino

 

6º ano – Colagem e Pintura / Paisagens de Santos / Quais as cores de Santos?

No 2º trimestre, o 6º ano explorou nas aulas de Artes o conceito de paisagem e sua representação. Estudaram conceitos como o enquadramento e os diferentes planos que compõem uma paisagem.

Com essas experiências, os estudantes perceberam noções básicas de perspectiva como a diminuição dos elementos, à medida que se distanciaram do primeiro plano. Estudaram também o conceito de cor e, assim, exploraram variações cromáticas, através de pinturas que posteriormente viraram recortes para suas colagens.

Na volta do trabalho de campo, aproveitamos parte do acervo das fotografias feitas durante a viagem a Santos e, a partir delas, os estudantes criaram imagens de paisagens, com o objetivo principal de aplicar os conceitos estudados previamente, através de técnicas mistas bidimensionais como o desenho, a pintura e a colagem.

O que vemos nessa exposição são algumas colagens criadas em pequenos grupos, representando os lugares visitados como o centro histórico de Santos, a vista do Monte Serrat e a orla da praia.

Ana Luiza Guarnieri

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundametal II Ensino Médio
GI Manhã
GI Tarde
G5/1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024