Chamada Geral 2023 – 5º ano-Tarde

Cronograma
Atividade Data Horário Participantes
Escola, Arte e Cultura Sábado
11 de Novembro
10h00 às 12h30 Alunos(as), educadores(as) e familiares
Atividade interna de socialização 2ª feira
13 de Novembro
Período de aula Alunos e educadores
Roda de Capoeira 6ª feira
08 de Dezembro
16h30 às 18h Alunos(as), educadores(as) e familiares
Reunião de Encerramento do ciclo – ritual de passagem 4ª feira
06 de Dezembro
19h às 21h Alunos(as), educadores(as) e familiares
Apresentação de Música 4ª feira
13 de Dezembro
11h às 12h Alunos(as), educadores(as) e familiares

 

Escola, Arte e Cultura

Data: sábado, dia 11/11/2023
Horário: das 10h às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo

Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos e das alunas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

 

Livro de Narrativas de Enigma

Narrativas de enigma são histórias envolventes e empolgantes, que despertam a nossa atenção e a nossa curiosidade. Com leituras compartilhadas em classe, a turma do 5º ano-Tarde entrou em contato com grandes autores deste gênero, como Conan Doyle, Edgar Allan Poe e Marcos Rey, através do livro “Histórias de detetive – Para gostar de ler”. A leitura de “O gênio do crime”, de João Carlos Marinho, um clássico da literatura infanto-juvenil, trouxe o universo das crianças para as narrativas de enigma. A cada leitura, as alunas e os alunos discutiram sobre os casos apresentados e procuraram decifrar as pistas que eram deixadas ao longo de cada história. Dessa forma, com envolvimento e entusiasmo, foram se apropriando das características do gênero.

Desde o início do trabalho, as narrativas de enigma despertaram muito interesse no grupo, tanto durante as leituras, quanto no momento de produção de suas histórias.

As crianças do 5º ano-Tarde produziram seus textos encarando os desafios de costurar tramas complexas, apresentando suspeitas e deixando rastros de pistas, sem mostrar demais e construindo finais surpreendentes.

Que a leitura seja cheia de mistérios e prazeres!


Heitor Lafer Mariotti e Manuella de Lacerda Silvestre

Professoras responsáveis: Bruna Giuliano e Anaís Escalona

 

Maquete iluminada do centro de São Paulo
(Projeto de Geografia integrado a História e com alguns conceitos relacionados ao estudo de Matemática)

O grupo, composto pelas turmas da manhã e da tarde, vai expor uma maquete do centro da cidade de São Paulo no contexto atual, numa proposta de releitura do espaço visitado, na qual serão destacadas algumas construções que retratam o centro velho e outras que simbolizam a passagem de vila à cidade e que caracterizam o centro novo.

Em História e Geografia, o estudo envolveu as transformações ocorridas no mundo, no Brasil e na nossa cidade, do ponto de vista da vida social e política, relativas à construção da cidadania, de forma integrada à pesquisa sobre as transformações do espaço brasileiro, a formação das cidades e, particularmente, o surgimento e o crescimento da cidade de São Paulo.

Em Matemática, o estudo envolveu o conceito e o reconhecimento de ângulos, arestas, faces e vértices, conhecimentos que os alunos e as alunas utilizaram para a construção das figuras espaciais e para a composição de elementos da maquete.

Professoras responsáveis: Valéria Fernandes Rodrigo, Bruna Giuliano, Ana Gabriela Faversani e Anaís Escalona

 

Exposição de Artes – Projeto Madeira

Construir uma peça de madeira é muito desafiador. As possibilidades encantam, ao mesmo tempo em que as ferramentas impressionam. A atenção se volta para a precisão da martelada, o cuidado com o serrote, o peso da madeira. 

A partir de tábuas e sarrafos pré-cortados, as alunas e os alunos do 5º ano tiveram como desafio criar uma construção de madeira. Inicialmente testaram encaixes e apoios entre as peças para, em seguida, registrar as ideias em desenhos de projeto. Com o uso de ferramentas e procedimentos básicos de marcenaria, as madeiras foram tomando forma e logo ganharam contornos de casinhas, bichos, banquinhos e  tantos outros itens presentes nesta exposição.

As peças foram pintadas com tinta acrílica, etapa que proporcionou a retomada dos procedimentos técnicos de pintura e o estudo das cores trabalhados em projetos anteriores. 

Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba

 

Exposição de Artes – Modelagem em Argila

No 2º trimestre, o curso de artes se dedica ao estudo da argila. Alunas e alunos do 2º ao 5º ano se envolvem em práticas de modelagem, estudando referências artísticas, explorando ferramentas e técnicas de manipulação do barro na construção de peças figurativas, abstratas e utilitárias. 

Ano após ano, este estudo tem se organizado em torno de diferentes recortes do vasto universo da cerâmica. Em 2021, abordou a cerâmica xakriabá (povo indígiena que habita a margem do rio São Francisco, no norte de Minas Gerais). Em 2022 buscou olhar para obras de artistas negras contemporâneas. Em 2023, propôs a apreciação da obra dos mestres ceramistas de Pernambuco, Mestre Vitalino e Mestre Galdino, referências da arte figurativa em cerâmica no Brasil. Seus temas e elementos estéticos guiaram as discussões e práticas em sala de aula, inspirando a criação das obras.

Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba

 

Atividades de socialização interna dos aprendizados

Data: segunda-feira, dia 13/11/2023
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de GI a 5º ano-Tarde

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

As crianças se preparam para apresentar aos e às colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão as crianças de GI a 5º ano no período regular de aula. 

 

Roda de Capoeira

Data: sexta-feira, dia 08/12/2023
Horário: das 16h30 às 18h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 3º a 5º ano-Tarde

A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) e convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.

Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

 

Reunião de Passagem de 5º para 6º ano

Data: quarta-feira, dia 06/12/2023
Horário: das 19h às 21h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo

Os principais aprendizados e as melhores histórias
de nosso tempo de 2º a 5º ano

Os educadores e as educadoras do Colégio Equipe convidam os familiares do grupo do 5º ano para a Reunião de Passagem de 5º para 6º ano, na qual os alunos e as alunas farão uma síntese de seus principais aprendizados no Ensino Fundamental I, partilhando relatos pessoais, aprendizados e vivências deste período.

Este é um momento especial do percurso educacional dos e das estudantes deste ano que, no Ensino Fundamental II, serão solicitados(as) a enfrentar novos desafios em sua vida escolar.

Professoras responsáveis: Bruna Giuliano e Anaís Escalona

 

Apresentação de Música

Data: quarta-feira, dia 13/12/2023
Horário: das 11h às 12h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 4º e 5º ano-Manhã e Tarde

As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar experiências de escuta e prática musical que, de certa forma, constroem processos e ciclos de aprendizagem. Ao vivenciar essa prática e a produção do repertório estudado ao longo do ano, os alunos e as alunas demonstram, em seu desenvolvimento, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:

  • Duração: pulso e divisão rítmica
  • Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação
  • Intensidade: interpretação, dinâmica
  • Timbre: qualidade e personalidade do som
  • Expressividade e Autonomia

A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação, por parte das professoras, e para a autoavaliação da criança diante de suas conquistas.

As apresentações serão constituídas por recortes de aulas, para mostrar a dinâmica de como se dá o processo de construção dos repertórios. Para algumas séries, serão apresentadas pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, música de matriz africana e músicas do chamado cancioneiro popular brasileiro.

Professoras responsáveis: Rosana Araújo e Flora Poppovic

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundametal II Ensino Médio
GI Manhã
GI Tarde
G5/1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série