Cronograma | |||
Atividade | Data | Horário | Participantes |
Escola, Arte e Cultura | Sábado 11 de Novembro |
10h00 às 12h30 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Atividade interna de socialização | 2ª feira 13 de Novembro |
Período de aula | Alunos e educadores |
Roda de Capoeira | 6ª feira 08 de Dezembro |
16h30 às 18h | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Reunião de Encerramento do ciclo – ritual de passagem | 4ª feira 06 de Dezembro |
19h às 21h | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Apresentação de Música | 4ª feira 13 de Dezembro |
11h às 12h | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Escola, Arte e Cultura |
Data: sábado, dia 11/11/2023
Horário: das 10h às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo
Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos e das alunas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.
Livro de Narrativas de Enigma |
Narrativas de enigma são histórias envolventes e empolgantes, que despertam a nossa atenção e a nossa curiosidade. Com leituras compartilhadas em classe, a turma do 5º ano-Tarde entrou em contato com grandes autores deste gênero, como Conan Doyle, Edgar Allan Poe e Marcos Rey, através do livro “Histórias de detetive – Para gostar de ler”. A leitura de “O gênio do crime”, de João Carlos Marinho, um clássico da literatura infanto-juvenil, trouxe o universo das crianças para as narrativas de enigma. A cada leitura, as alunas e os alunos discutiram sobre os casos apresentados e procuraram decifrar as pistas que eram deixadas ao longo de cada história. Dessa forma, com envolvimento e entusiasmo, foram se apropriando das características do gênero.
Desde o início do trabalho, as narrativas de enigma despertaram muito interesse no grupo, tanto durante as leituras, quanto no momento de produção de suas histórias.
As crianças do 5º ano-Tarde produziram seus textos encarando os desafios de costurar tramas complexas, apresentando suspeitas e deixando rastros de pistas, sem mostrar demais e construindo finais surpreendentes.
Que a leitura seja cheia de mistérios e prazeres!
Heitor Lafer Mariotti e Manuella de Lacerda Silvestre
Professoras responsáveis: Bruna Giuliano e Anaís Escalona
Maquete iluminada do centro de São Paulo (Projeto de Geografia integrado a História e com alguns conceitos relacionados ao estudo de Matemática) |
O grupo, composto pelas turmas da manhã e da tarde, vai expor uma maquete do centro da cidade de São Paulo no contexto atual, numa proposta de releitura do espaço visitado, na qual serão destacadas algumas construções que retratam o centro velho e outras que simbolizam a passagem de vila à cidade e que caracterizam o centro novo.
Em História e Geografia, o estudo envolveu as transformações ocorridas no mundo, no Brasil e na nossa cidade, do ponto de vista da vida social e política, relativas à construção da cidadania, de forma integrada à pesquisa sobre as transformações do espaço brasileiro, a formação das cidades e, particularmente, o surgimento e o crescimento da cidade de São Paulo.
Em Matemática, o estudo envolveu o conceito e o reconhecimento de ângulos, arestas, faces e vértices, conhecimentos que os alunos e as alunas utilizaram para a construção das figuras espaciais e para a composição de elementos da maquete.
Professoras responsáveis: Valéria Fernandes Rodrigo, Bruna Giuliano, Ana Gabriela Faversani e Anaís Escalona
Exposição de Artes – Projeto Madeira |
Construir uma peça de madeira é muito desafiador. As possibilidades encantam, ao mesmo tempo em que as ferramentas impressionam. A atenção se volta para a precisão da martelada, o cuidado com o serrote, o peso da madeira.
A partir de tábuas e sarrafos pré-cortados, as alunas e os alunos do 5º ano tiveram como desafio criar uma construção de madeira. Inicialmente testaram encaixes e apoios entre as peças para, em seguida, registrar as ideias em desenhos de projeto. Com o uso de ferramentas e procedimentos básicos de marcenaria, as madeiras foram tomando forma e logo ganharam contornos de casinhas, bichos, banquinhos e tantos outros itens presentes nesta exposição.
As peças foram pintadas com tinta acrílica, etapa que proporcionou a retomada dos procedimentos técnicos de pintura e o estudo das cores trabalhados em projetos anteriores.
Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba
Exposição de Artes – Modelagem em Argila |
No 2º trimestre, o curso de artes se dedica ao estudo da argila. Alunas e alunos do 2º ao 5º ano se envolvem em práticas de modelagem, estudando referências artísticas, explorando ferramentas e técnicas de manipulação do barro na construção de peças figurativas, abstratas e utilitárias.
Ano após ano, este estudo tem se organizado em torno de diferentes recortes do vasto universo da cerâmica. Em 2021, abordou a cerâmica xakriabá (povo indígiena que habita a margem do rio São Francisco, no norte de Minas Gerais). Em 2022 buscou olhar para obras de artistas negras contemporâneas. Em 2023, propôs a apreciação da obra dos mestres ceramistas de Pernambuco, Mestre Vitalino e Mestre Galdino, referências da arte figurativa em cerâmica no Brasil. Seus temas e elementos estéticos guiaram as discussões e práticas em sala de aula, inspirando a criação das obras.
Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba
Atividades de socialização interna dos aprendizados |
Data: segunda-feira, dia 13/11/2023
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de GI a 5º ano-Tarde
As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).
Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.
As crianças se preparam para apresentar aos e às colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.
Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.
Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão as crianças de GI a 5º ano no período regular de aula.
Roda de Capoeira |
Data: sexta-feira, dia 08/12/2023
Horário: das 16h30 às 18h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 3º a 5º ano-Tarde
A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.
Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) e convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.
Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)
Reunião de Passagem de 5º para 6º ano |
Data: quarta-feira, dia 06/12/2023
Horário: das 19h às 21h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo
Os principais aprendizados e as melhores histórias de nosso tempo de 2º a 5º ano |
Os educadores e as educadoras do Colégio Equipe convidam os familiares do grupo do 5º ano para a Reunião de Passagem de 5º para 6º ano, na qual os alunos e as alunas farão uma síntese de seus principais aprendizados no Ensino Fundamental I, partilhando relatos pessoais, aprendizados e vivências deste período.
Este é um momento especial do percurso educacional dos e das estudantes deste ano que, no Ensino Fundamental II, serão solicitados(as) a enfrentar novos desafios em sua vida escolar.
Professoras responsáveis: Bruna Giuliano e Anaís Escalona
Apresentação de Música |
Data: quarta-feira, dia 13/12/2023
Horário: das 11h às 12h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 4º e 5º ano-Manhã e Tarde
As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar experiências de escuta e prática musical que, de certa forma, constroem processos e ciclos de aprendizagem. Ao vivenciar essa prática e a produção do repertório estudado ao longo do ano, os alunos e as alunas demonstram, em seu desenvolvimento, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:
- Duração: pulso e divisão rítmica
- Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação
- Intensidade: interpretação, dinâmica
- Timbre: qualidade e personalidade do som
- Expressividade e Autonomia
A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação, por parte das professoras, e para a autoavaliação da criança diante de suas conquistas.
As apresentações serão constituídas por recortes de aulas, para mostrar a dinâmica de como se dá o processo de construção dos repertórios. Para algumas séries, serão apresentadas pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, música de matriz africana e músicas do chamado cancioneiro popular brasileiro.
Professoras responsáveis: Rosana Araújo e Flora Poppovic
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I | Ensino Fundametal II | Ensino Médio |
---|---|---|---|---|
GI Manhã GI Tarde |
G5/1° Ano Manhã 1° Ano Tarde 2° Ano Manhã 2° Ano Tarde 3° Ano Manhã 3° Ano Tarde 4° Ano Manhã 4° Ano Tarde 5° Ano Manhã 5° Ano Tarde |
6° Ano 7° Ano 8° Ano 9° Ano |
1ª Série 2ª Série 3ª Série |