Cronograma | |||
Atividade | Data | Horário | Participantes |
Escola, Arte e Cultura | Sábado 11 de Novembro |
10h às 12h30 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Atividade interna de socialização | 2ª feira 13 de Novembro |
Período de aula | Alunos(as) e educadores(as) |
Roda de Capoeira | 4ª feira 01 de Dezembro |
11h às 12h30 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Apresentação de Música | 4ª feira 13 de Dezembro |
11h às 12h | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Escola, Arte e Cultura |
Data: sábado, dia 11/11/2023
Horário: das 10h às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo
Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos e das alunas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.
Contos Populares: “Como não enganar a Morte e enganar uma bruxa” |
Os alunos e as alunas do 4º ano-Manhã estudaram contos populares, lendo muitas histórias de várias partes do mundo e aprendendo sobre as características desse gênero literário.
Concentraram os seus estudos na estrutura dos Contos do Ciclo da Morte e do Conto de João e Maria e, a partir destas escolhas, se aprofundaram nas suas regularidades e elaboraram um planejamento detalhado para sua produção. Escreveram seus contos autorais e fizeram muitas revisões, até chegarem a essa versão final. Ilustraram as histórias com muito capricho e definiram o título e a formatação do livro.
Ao se aprofundarem no estudo desse gênero narrativo, fortaleceu-se a percepção do valor da tradição oral no que diz respeito à transmissão do capital cultural de uma sociedade, aqui expresso por meio dos contos populares.
Ilustração coletiva para o livro de Contos Populares
Professoras responsáveis: Rosangela Maria Garofalo, Érica Teixeira e Lara Nogueira
Exposição de Artes –Carimbos artesanais e símbolos Adinkra |
A reprodução artesanal da imagem é o tema central do curso de Artes no 4º ano, e dessa forma as crianças exploram técnicas de stencils, máscaras, carimbos, gravura e impressão.
Neste trabalho, o grupo entrou em contato com o Adinkra, um conjunto de símbolos do Povo Ashanti, atualmente localizado nos países Gana, Burkina Faso, Togo e Costa do Marfim, na África Ocidental. Adinkra “é um entre vários sistemas de escrita africanos, o que contraria a noção de que o conhecimento africano se resuma apenas à oralidade” (segundo o IPEAFRO). Eles são utilizados como ornamento na arquitetura e em objetos, mas principalmente na criação de tecidos usados por líderes em cerimônias importantes. Hoje em dia, os tecidos se tornaram populares, apesar de continuarem presentes em eventos tradicionais.
As peças expostas foram compostas em duas etapas: inicialmente pelo uso de fita crepe para delimitar as áreas de cores e aplicar as tintas formando padrões geométricos; e depois pelo uso de carimbos para estampar os símbolos. Dessa forma, cada criança compôs seu trabalho inspirada pelos conceitos, provérbios e palavras que figuram entre os significados do Adinkra.
Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba
Exposição de Artes – Modelagem em Argila |
No 2º trimestre, o curso de artes se dedica ao estudo da argila. Alunas e alunos do 2º ao 5º ano se envolvem em práticas de modelagem, estudando referências artísticas, explorando ferramentas e técnicas de manipulação do barro na construção de peças figurativas, abstratas e utilitárias.
Ano após ano, este estudo tem se organizado em torno de diferentes recortes do vasto universo da cerâmica. Em 2021, abordou a cerâmica xakriabá (povo indígiena que habita a margem do rio São Francisco, no norte de Minas Gerais). Em 2022 buscou olhar para obras de artistas negras contemporâneas. Em 2023, propôs a apreciação da obra dos mestres ceramistas de Pernambuco, Mestre Vitalino e Mestre Galdino, referências da arte figurativa em cerâmica no Brasil. Seus temas e elementos estéticos guiaram as discussões e práticas em sala de aula, inspirando a criação das obras.
Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba
Atividades de socialização interna dos aprendizados |
Data: segunda-feira, dia 13/11/2023
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de GI a 5º ano-Manhã
As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).
Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.
As crianças se preparam para apresentar aos e às colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.
Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.
Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão as crianças de GI a 5º ano no período regular de aula.
Roda de Capoeira |
Data: sexta-feira, dia 01/12/2023
Horário: das 11h às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 3º a 5º ano-Manhã
A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.
Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) e convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.
Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)
Apresentação de Música |
Data: quarta-feira, dia 13/12/2023
Horário: das 11h às 12h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 4º e 5º ano-Manhã e Tarde
As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar experiências de escuta e prática musical que, de certa forma, constroem processos e ciclos de aprendizagem. Ao vivenciar essa prática e a produção do repertório estudado ao longo do ano, os alunos e as alunas demonstram, em seu desenvolvimento, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:
- Duração: pulso e divisão rítmica
- Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação
- Intensidade: interpretação, dinâmica
- Timbre: qualidade e personalidade do som
- Expressividade e Autonomia
A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação, por parte das professoras, e para a autoavaliação da criança diante de suas conquistas.
As apresentações serão constituídas por recortes de aulas, para mostrar a dinâmica de como se dá o processo de construção dos repertórios. Para algumas séries, serão apresentadas pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, música de matriz africana e músicas do chamado cancioneiro popular brasileiro.
Professoras responsáveis: Rosana Araújo e Flora Poppovic
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I | Ensino Fundametal II | Ensino Médio |
---|---|---|---|---|
GI Manhã GI Tarde |
G5/1° Ano Manhã 1° Ano Tarde 2° Ano Manhã 2° Ano Tarde 3° Ano Manhã 3° Ano Tarde 4° Ano Manhã 4° Ano Tarde 5° Ano Manhã 5° Ano Tarde |
6° Ano 7° Ano 8° Ano 9° Ano |
1ª Série 2ª Série 3ª Série |