Cronograma | |||
Atividade | Data | Horário | Participantes |
Escola, Arte e Cultura | Sábado 11 de Novembro |
10h às 12h30 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Atividade interna de socialização | 2ª feira 13 de Novembro |
Período de aula | Alunos(as) e educadores(as) |
Roda de Capoeira | 6ª feira 8 de Dezembro |
16h30 às 18h | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Apresentação de Música | 4ª feira 13 de Dezembro |
8h15 às 9h15 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Escola, Arte e Cultura |
Data: sábado, dia 11/11/2023
Horário: das 10h às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo
Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos e das alunas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.
“Um caldeirão de histórias – coletânea de Contos de Fadas do 3º ano Tarde” – Livro de Contos de Fadas |
Era uma vez, num reino não tão distante, um grupo de crianças muito espertas que estudava no 3º ano da tarde do Colégio Equipe. Elas eram curiosas, dedicadas e o som das suas risadas era mais belo do que o cantar dos pássaros ao entardecer.
Um dia, elas começaram a estudar sobre os Contos de Fadas e ficaram muito sabidas! Tão sabidas que até escreveram as suas próprias histórias.
“Um caldeirão de histórias” é o resultado de muito estudo e da leitura de contos clássicos de autores conhecidos, como Hans Christian Andersen, Irmãos Grimm e Charles Perrault; e do encontro com as histórias de Madame Leprince de Beaumont e Baronesa d’Aulnoy, entre outras mulheres escritoras de Contos de Fadas que viveram entre os séculos 17 e 18. Além desses, contos mais contemporâneos, de princesas africanas e brasileiras, também fizeram parte deste projeto.
As leituras deram contexto à compreensão das características deste gênero e inspiraram a produção dos textos presentes nesta coletânea, que foram planejados, escritos e revisados com muito empenho por todas as crianças do grupo.
Um livro cheio de magia e doçura é o que espera por vocês para que tenham um final feliz para sempre!
Ilustração coletiva para o livro Um caldeirão de histórias
Professoras responsáveis: Daniela de Amorim e Julia Kayano
“Um conto passo a passo” – projeto de análise e escrita de textos |
Produzir textos é um grande desafio que se realiza em várias etapas.
Para registrar o processo envolvido nesta atividade, as crianças montaram um portfólio de atividades, onde guardaram o registro de suas reflexões, planejamentos e propostas de revisão.
Esse material serviu de apoio durante todo o processo de escrita e ilustra o caminho percorrido pelas crianças durante o aprendizado.
Professoras responsáveis: Daniela de Amorim e Julia Kayano
Floresta Tropical é vida |
Ao longo deste ano, as crianças fizeram várias pesquisas que envolveram as florestas tropicais a partir de perspectivas distintas, num trabalho interdisciplinar.
Em Geografia, localizaram as florestas nos mapas, estudaram sua estrutura, fauna e flora. Discutiram também sobre as causas do desmatamento e suas consequências.
Ao pesquisarem sobre os povos originários nas aulas de História, puderam refletir acerca da maneira como eles se relacionavam e se relacionam até hoje com a natureza, como estruturaram seu jeito de viver manejando aquilo que as florestas oferecem de forma mais harmônica e equilibrada. Além disso, discutiram a importância das nações indígenas para a preservação das florestas.
No estudo sobre o ciclo da água e os seres vivos, que aconteceu em Ciências, as crianças conseguiram observar a relevância das florestas tropicais na formação da chuva, seja na própria floresta, seja nas áreas urbanas, com os rios voadores.
Finalmente, foram a campo, no Núcleo Engordador do Parque Serra da Cantareira. Puderam observar e por em prática seus aprendizados, ampliando seus conhecimentos e levantando novas hipóteses.
Professoras responsáveis: Maria Lucia Rodrigues de Souza e Filomena Silva (Manhã) / Daniela Amorim e Julia Kayano (Tarde)
Exposição de Artes – Pinturas Monocromáticas |
Neste projeto as plantas foram o ponto de partida para observar diversos tons de verde e recriá-los com tintas guache para a criação de pinturas monocromáticas. A descoberta de formatos, estampas e cores das folhagens que foram observados nos espaços da escola e também nos vasos levados para o ateliê, resultaram inicialmente em uma série de desenhos de observação – um desafio importante para o aprimoramento do traço e do pensamento visual na linguagem do desenho.
Na etapa da pintura, estes desenhos ganharam diversos tons de verde, com a proposta de representar cada planta em sua riqueza de detalhes, bem como construir composições explorando uma única cor em suas inúmeras variações. Assim, as turmas do 3º ano vivenciaram os procedimentos básicos da pintura: os vários tipos de pincel, cobertura dos pigmentos, mistura de cores, tempo de secagem, assim como o uso dos aparatos necessários para pintar, como potes de água, paninhos de limpeza, camisetão e papelões para proteção das mesas.
Como referência, foram apreciadas imagens de obras de Tomie Ohtake, Cildo Meireles e Adriana Varejão, que exploraram o impacto visual do monocromático em obras que encantam pela materialidade e vibração das cores.
Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba
Exposição de Artes – Modelagem em Argila |
No 2º trimestre, o curso de artes se dedica ao estudo da argila. Alunas e alunos do 2º ao 5º ano se envolvem em práticas de modelagem, estudando referências artísticas, explorando ferramentas e técnicas de manipulação do barro na construção de peças figurativas, abstratas e utilitárias.
Ano após ano, este estudo tem se organizado em torno de diferentes recortes do vasto universo da cerâmica. Em 2021, abordou a cerâmica xakriabá (povo indígiena que habita a margem do rio São Francisco, no norte de Minas Gerais). Em 2022 buscou olhar para obras de artistas negras contemporâneas. Em 2023, propôs a apreciação da obra dos mestres ceramistas de Pernambuco, Mestre Vitalino e Mestre Galdino, referências da arte figurativa em cerâmica no Brasil. Seus temas e elementos estéticos guiaram as discussões e práticas em sala de aula, inspirando a criação das obras.
Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba
A DAY IN THE LIFE |
Neste trimestre, os alunos e as alunas do 3º ano foram desafiados(as) a trabalhar com os conteúdos “Simple Present e Daily Routines”. Para que pudessem se apropriar destes conteúdos de forma lúdica, foi proposta a criação de um jogo de percurso composto por elementos que compõem um dia normal na vida das crianças. Ao longo da trilha, o(a) jogador(a) encontra eventos comuns à rotina diária que podem adiantar ou atrasar sua chegada ao final do dia.
A criação das regras do jogo e dos componentes das casas envolveu a produção de sentenças que mobilizam o vocabulário e permitem a personalização das estruturas gramaticais trabalhadas no trimestre, propiciando a produção autônoma no idioma.
Ao longo das aulas, as crianças também desenharam, pintaram e confeccionaram a trilha, o título e toda a decoração do jogo.
Convidamos vocês a participarem da brincadeira. Role o dado e boa sorte!
Professoras responsáveis: Bianca Figueiredo e Maria Fernanda Alvarenga
Atividades de socialização interna dos aprendizados |
Data: segunda-feira, dia 13/11/2023
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de GI a 5º ano-Tarde
As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).
Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.
As crianças se preparam para apresentar aos e às colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.
Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.
Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão as crianças de GI a 5º ano no período regular de aula.
Roda de Capoeira |
Data: sexta-feira, dia 08/12/2023
Horário: das 16h30 às 18h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 3º a 5º ano-Tarde
A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.
Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) e convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.
Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)
Apresentação de Música |
Data: quarta-feira, dia 13/12/2023
Horário: das 8h15 às 9h15
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 2º e 3º ano-Manhã e Tarde
As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar experiências de escuta e prática musical que, de certa forma, constroem processos e ciclos de aprendizagem. Ao vivenciar essa prática e a produção do repertório estudado ao longo do ano, os alunos e as alunas demonstram, em seu desenvolvimento, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:
- Duração: pulso e divisão rítmica
- Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação
- Intensidade: interpretação, dinâmica
- Timbre: qualidade e personalidade do som
- Expressividade e Autonomia
A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação, por parte das professoras, e para a autoavaliação da criança diante de suas conquistas.
As apresentações serão constituídas por recortes de aulas, para mostrar a dinâmica de como se dá o processo de construção dos repertórios. Para algumas séries, serão apresentadas pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, música de matriz africana e músicas do chamado cancioneiro popular brasileiro.
Professoras responsáveis: Rosana Araújo e Flora Poppovic
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I | Ensino Fundametal II | Ensino Médio |
---|---|---|---|---|
GI Manhã GI Tarde |
G5/1° Ano Manhã 1° Ano Tarde 2° Ano Manhã 2° Ano Tarde 3° Ano Manhã 3° Ano Tarde 4° Ano Manhã 4° Ano Tarde 5° Ano Manhã 5° Ano Tarde |
6° Ano 7° Ano 8° Ano 9° Ano |
1ª Série 2ª Série 3ª Série |