Chamada Geral 2023 – 3º ano-Manhã

Cronograma
Atividade Data Horário Participantes
Escola, Arte e Cultura Sábado
11 de Novembro
10h às 12h30 Alunos(as), educadores(as) e familiares
Atividade interna de socialização 2ª feira
13 de Novembro
Período de aula Alunos(as) e educadores(as)
Roda de Capoeira 6ª feira
01 de Dezembro
11h às 12h30 Alunos(as), educadores(as) e familiares
Apresentação de Música 4ª feira
13 de Dezembro
8h15 às 9h15 Alunos(as), educadores(as) e familiares

 

 

Escola, Arte e Cultura

Data: sábado, dia 11/11/2023
Horário: das 10h às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo

Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos e das alunas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

 

Os contos dos irmãos e irmãs Equipimm

Esse é o nome que os alunos e as alunas do 3º ano escolheram para essa coletânea de contos. Inspiraram-se no nome dos irmãos Grimm, importantes escritores de contos de fadas. 

Para fazer este livro, porém, ouviram com entusiasmo outros contos de fadas, ampliando o repertório que foram adquirindo desde o seu nascimento. Leram contos da Europa, África e Ásia, com uma grande variedade de personagens. Com essas leituras, aprenderam a fazer descrições e será possível apreciar uma galeria com protagonistas, seres mágicos, vilões, velhinhos e velhinhas sábias. Essas descrições foram feitas individualmente, em duplas ou com a participação de todo o grupo.  

Enquanto estudavam a estrutura desse gênero, crescia a vontade de escreverem seus próprios contos. 

Com a mesma dedicação, fizeram ilustrações para aproximar ainda mais os leitores e as leitoras de suas aventuras.

O livro contém essas histórias cheias de magia e esses protagonistas que enfrentaram desafios com muita coragem e amor.


Cauã Dell Omo Reali

Inara Solimar Ribeiro Guedes

Théo Monteiro Ribeiro

Matteo Camarote Andrade

Professoras responsáveis: Maria Lucia Rodrigues de Souza e Filomena Silva

 

Floresta Tropical é vida

Ao longo deste ano, as crianças fizeram várias pesquisas que envolveram as florestas tropicais a partir de perspectivas distintas, num trabalho interdisciplinar.

Em Geografia, localizaram as florestas nos mapas, estudaram sua estrutura, fauna e flora. Discutiram também sobre as causas do desmatamento e suas consequências.

Ao pesquisarem sobre os povos originários nas aulas de História, puderam refletir acerca da maneira como eles se relacionavam e se relacionam até hoje com a natureza, como estruturaram seu jeito de viver manejando aquilo que as florestas oferecem de forma mais harmônica e equilibrada. Além disso, discutiram a importância das nações indígenas para a preservação das florestas.

No estudo sobre o ciclo da água e os seres vivos, que aconteceu em Ciências, as crianças conseguiram observar a relevância das florestas tropicais na formação da chuva, seja na própria floresta, seja nas áreas urbanas, com os rios voadores.

Finalmente, foram a campo, no Núcleo Engordador do Parque Serra da Cantareira. Puderam observar e por em prática seus aprendizados, ampliando seus conhecimentos e levantando novas hipóteses.

Professoras responsáveis: Maria Lucia Rodrigues de Souza e Filomena Silva (Manhã) / Daniela Amorim e Julia Kayano (Tarde)

 

Exposição de Artes – Pinturas Monocromáticas

Neste projeto as plantas foram o ponto de partida para observar diversos tons de verde e recriá-los com tintas guache para a criação de pinturas monocromáticas. A descoberta de formatos, estampas e cores das folhagens que foram observados nos espaços da escola e também nos vasos levados para o ateliê, resultaram inicialmente em uma série de desenhos de observação – um desafio importante para o aprimoramento do traço e do pensamento visual na linguagem do desenho.

Na etapa da pintura, estes desenhos ganharam diversos tons de verde, com a proposta de representar cada planta em sua riqueza de detalhes, bem como construir composições explorando uma única cor em suas inúmeras variações. Assim, as turmas do 3º ano vivenciaram os procedimentos básicos da pintura: os vários tipos de pincel, cobertura dos pigmentos, mistura de cores, tempo de secagem, assim como o uso dos aparatos necessários para pintar, como potes de água, paninhos de limpeza, camisetão e papelões para proteção das mesas. 

Como referência, foram apreciadas imagens de obras de Tomie Ohtake, Cildo Meireles e Adriana Varejão, que exploraram o impacto visual do monocromático em obras que encantam pela materialidade e vibração das cores.  

Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba

 

Exposição de Artes – Modelagem em Argila

No 2º trimestre, o curso de artes se dedica ao estudo da argila. Alunas e alunos do 2º ao 5º ano se envolvem em práticas de modelagem, estudando referências artísticas, explorando ferramentas e técnicas de manipulação do barro na construção de peças figurativas, abstratas e utilitárias.

Ano após ano, este estudo tem se organizado em torno de diferentes recortes do vasto universo da cerâmica. Em 2021, abordou a cerâmica xakriabá (povo indígiena que habita a margem do rio São Francisco, no norte de Minas Gerais). Em 2022 buscou olhar para obras de artistas negras contemporâneas. Em 2023, propôs a apreciação da obra dos mestres ceramistas de Pernambuco, Mestre Vitalino e Mestre Galdino, referências da arte figurativa em cerâmica no Brasil. Seus temas e elementos estéticos guiaram as discussões e práticas em sala de aula, inspirando a criação das obras.

Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba

 

A DAY IN THE LIFE

Neste trimestre, os alunos e as alunas do 3º ano foram desafiados(as) a trabalhar com os conteúdos “Simple Present e Daily Routines”. Para que pudessem se apropriar destes conteúdos de forma lúdica, foi proposta a criação de um jogo de percurso composto por elementos que compõem um dia normal na vida das crianças. Ao longo da trilha, o(a) jogador(a) encontra eventos comuns à rotina diária que podem adiantar ou atrasar sua chegada ao final do dia.

A criação das regras do jogo e dos componentes das casas envolveu a produção de sentenças que mobilizam o vocabulário e permitem a personalização das estruturas gramaticais trabalhadas no trimestre, propiciando a produção autônoma no idioma. 

Ao longo das aulas, as crianças também desenharam, pintaram e confeccionaram a trilha, o título e toda a decoração do jogo.

Professoras responsáveis: Bianca Figueiredo e Maria Fernanda Alvarenga

 

Atividades de socialização interna dos aprendizados

Data: segunda-feira, dia 13/11/2023
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de GI a 5º ano-Manhã

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

As crianças se preparam para apresentar aos e às colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão as crianças de GI a 5º ano no período regular de aula. 

 

Roda de Capoeira

Data: sexta-feira, dia 01/12/2023

Horário: das 11h às 12h30

Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 3º a 5º ano-Manhã

A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) e convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.

Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

 

Apresentação de Música

Data: quarta-feira, dia 13/12/2023
Horário: das 8h15 às 9h15
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 2º e 3º ano-Manhã e Tarde

As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar experiências de escuta e prática musical que, de certa forma, constroem processos e ciclos de aprendizagem. Ao vivenciar essa prática e a produção do repertório estudado ao longo do ano, os alunos e as alunas demonstram, em seu desenvolvimento, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:

  • Duração: pulso e divisão rítmica
  • Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação
  • Intensidade: interpretação, dinâmica
  • Timbre: qualidade e personalidade do som
  • Expressividade e Autonomia

A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação, por parte das professoras, e para a autoavaliação da criança diante de suas conquistas.

As apresentações serão constituídas por recortes de aulas, para mostrar a dinâmica de como se dá o processo de construção dos repertórios. Para algumas séries, serão apresentadas pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, música de matriz africana e músicas do chamado cancioneiro popular brasileiro.

Professoras responsáveis: Rosana Araújo e Flora Poppovic

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundametal II Ensino Médio
GI Manhã
GI Tarde
G5/1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série