Cronograma | |||
Atividade | Data | Horário | Participantes |
Escola, Arte e Cultura | Sábado 11 de Novembro |
10h às 12h30 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Atividade interna de socialização | 2ª feira 13 de Novembro |
Período de aula | Alunos(as) e educadores(as) |
Roda de Capoeira | 4ª feira 8 de Dezembro |
13h30 às 14h30 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Apresentação de Música | 4ª feira 13 de Dezembro |
8h15 às 9h15 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Escola, Arte e Cultura |
Data: sábado, dia 11/11/2023
Horário: das 10h às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo
Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos e das alunas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.
Agora eu era… |
A partir de leituras compartilhadas do livro “Agora eu era”, de Arthur Nestrovski e Laerte, e de muitas conversas e brincadeiras de faz de conta, os alunos e as alunas foram convidados(as) a escrever novas versões para o livro, colocando-se como protagonistas dessas histórias, descrevendo as suas criações e ideias.
Nessa primeira produção de um texto narrativo para publicação, as crianças puderam refletir sobre o sistema de escrita, sobre as diferenças entre o texto falado e o escrito, o uso da pontuação e das regras ortográficas aprendidas, em atividades que propiciaram o exercício dos recursos de produção autoral e de revisão de textos.
Foi um trabalho muito divertido e repleto de aprendizados!
Ana Dafoe Oliva |
Eliza Tosi de Barros Pinto |
Âmbar Aidar Gold |
Tales Kayano Fukimoto |
Professoras responsáveis: Anita Correa e Érica Teixeira
Caderno de Memórias do 2º ano da Tarde em 2023 |
Os Cadernos de memórias do 2º ano foram organizados com a intenção de podermos resgatar as principais experiências vividas em 2023.
A partir da aproximação com os conceitos de documentos e fatos históricos, a proposta feita aos alunos e às alunas foi a de registrarem os acontecimentos, atividades, leituras e vivências escolares, organizando as situações mais significativas para o grupo.
Em cadernos confeccionados pelas próprias crianças, foram guardadas a trajetória pessoal de cada uma no 2º ano e também diferentes tipos de memória. As escritas não foram corrigidas, para manter e respeitar as hipóteses das crianças acerca da organização do sistema alfabético e das regras ortográficas no momento do registro.
As crianças se empenharam em todos os registros e trabalharam na organização e na montagem de uma bela e significativa memória de um período de suas vidas.
Professoras responsáveis: Anita Correa e Érica Teixeira
Linha do Tempo “Assim foi o 2º ano da Tarde em 2023” |
Em um trabalho paralelo ao dos cadernos de memória, a linha do tempo foi organizada com a intenção de resgatar as experiências mais significativas do 2º ano em 2023.
Nesse início de entendimento sobre documentos e fatos históricos, a proposta feita aos alunos e às alunas foi a de resgatarem os acontecimentos, aprendizados, atividades e vivências escolares, elaborando registros para a confecção de uma linha do tempo, como uma importante estratégia para o grupo perceber quantas foram as conquistas, além de compreenderem que uma conquista atual depende de um conhecimento anterior, trazendo a ideia de processo, de que o aprender é contínuo e do quanto se aprende coletivamente.
A partir do levantamento das situações mais significativas para o grupo, cada criança escolheu qual delas gostaria de registrar e fez ilustrações para compor a “Linha do Tempo dos Aprendizados e Vivências”.
As crianças se empenharam em todas as produções e trabalharam na organização e na montagem desse belo e significativo registro.
Professoras responsáveis: Anita Correa e Érica Teixeira
Exposição de Artes – Coleção de figurinhas |
Neste trabalho, é possível mergulhar no universo de personagens, heróis, jogadores, bichos fofos e estranhos que habitam o imaginário das crianças do 2º ano, e que ganharam forma nos mais de 30 álbuns elaborados por elas. Álbuns completos e incompletos, com figurinhas raras, legend, premium e, como não poderia deixar de ser, figurinhas repetidas… ótimas para trocar com os amigos e as amigas!
Nesta atividade, as crianças vivenciaram práticas de desenho, composição e narrativa visual através da brincadeira de criar suas coleções. Os trabalhos em pequena escala nos convidam a apreciar os pequenos detalhes. Não foi diferente em sala de aula, onde as crianças deram atenção ao preenchimento de cor, qualidade das linhas, contraste com fundo, demarcação colorida nas bordas e uma infinidade de recursos visuais que podem caber na criação de uma pequena figurinha.
O convite presente nos álbuns é o de folhear suas páginas e observar de pertinho essas mini-obras e suas histórias. Cada detalhe traz uma memória, cada figurinha revela um pedacinho de imaginação e um pouco da rotina das aulas de artes.
Completam essa exposição os cadernos de artes com os desenhos de projeto dos barquinhos de argila, também expostos.
Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba
Exposição de Artes – Barquinhos de Argila |
Nesta instalação coletiva, cada criança explorou a combinação dos materiais (argila, madeira e tecido) na criação de seu barquinho. As ideias partiram da apreciação de imagens de barquinhos do artista Arthur Bispo do Rosário, que inspiraram os desenhos de projeto realizados no caderno de artes. A partir dos projetos, as turmas vivenciaram o desafio de dar tridimensionalidade ao desenho através da modelagem em argila. Nas etapas seguintes, mastros e velas foram confeccionados com palitos de madeira e tecido de algodão cru com desenhos de canetinha.
Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba
Exposição de Artes – Modelagem em Argila |
No 2º trimestre, o curso de artes se dedica ao estudo da argila. Alunas e alunos do 2º ao 5º ano se envolvem em práticas de modelagem, estudando referências artísticas, explorando ferramentas e técnicas de manipulação do barro na construção de peças figurativas, abstratas e utilitárias.
Ano após ano, este estudo tem se organizado em torno de diferentes recortes do vasto universo da cerâmica. Em 2021, abordou a cerâmica xakriabá (povo indígiena que habita a margem do rio São Francisco, no norte de Minas Gerais). Em 2022 buscou olhar para obras de artistas negras contemporâneas. Em 2023, propôs a apreciação da obra dos mestres ceramistas de Pernambuco, Mestre Vitalino e Mestre Galdino, referências da arte figurativa em cerâmica no Brasil. Seus temas e elementos estéticos guiaram as discussões e práticas em sala de aula, inspirando a criação das obras.
Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba
Atividades de socialização interna dos aprendizados |
Data: segunda-feira, dia 13/11/2023
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de GI a 5º ano-Tarde
As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).
Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.
As crianças se preparam para apresentar aos e às colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.
Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.
Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão as crianças de GI a 5º ano no período regular de aula.
Roda de Capoeira |
Data: sexta-feira, dia 08/12/2023
Horário: das 13h30 às 14h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de GI a 2º ano-Tarde
A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.
Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) e convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.
Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)
Apresentação de Música |
Data: quarta-feira, dia 13/12/2023
Horário: das 8h15 às 9h15
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 2º e 3º ano-Manhã e Tarde
As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar experiências de escuta e prática musical que, de certa forma, constroem processos e ciclos de aprendizagem. Ao vivenciar essa prática e a produção do repertório estudado ao longo do ano, os alunos e as alunas demonstram, em seu desenvolvimento, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:
- Duração: pulso e divisão rítmica
- Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação
- Intensidade: interpretação, dinâmica
- Timbre: qualidade e personalidade do som
- Expressividade e Autonomia
A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação, por parte das professoras, e para a autoavaliação da criança diante de suas conquistas.
As apresentações serão constituídas por recortes de aulas, para mostrar a dinâmica de como se dá o processo de construção dos repertórios. Para algumas séries, serão apresentadas pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, música de matriz africana e músicas do chamado cancioneiro popular brasileiro.
Professoras responsáveis: Rosana Araújo e Flora Poppovic
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I | Ensino Fundametal II | Ensino Médio |
---|---|---|---|---|
GI Manhã GI Tarde |
G5/1° Ano Manhã 1° Ano Tarde 2° Ano Manhã 2° Ano Tarde 3° Ano Manhã 3° Ano Tarde 4° Ano Manhã 4° Ano Tarde 5° Ano Manhã 5° Ano Tarde |
6° Ano 7° Ano 8° Ano 9° Ano |
1ª Série 2ª Série 3ª Série |