2º ano-Tarde |
Produção e evento de abertura
Atividades de socialização interna – GI a 5º ano
Professoras responsáveis: |
Ilustração de Lucas Steffen Peixeiro, do 2º ano-Tarde, para o livro Língua travessa |
Trava-línguas |
Para essa exposição, os alunos e as alunas do 2º ano elaboraram trava-línguas autorais. Esse trabalho é o resultado de um estudo sobre trava-línguas, a partir da leitura de trava-línguas do repertório popular e do livro “Travadinhas”, de Eva Furnari. Depois de brincarem muito e rirem com o desafio de recitar trava-línguas de forma cada vez mais rápida e sem se enrolar, os alunos e alunas começaram a observar a sua estrutura, a semelhança entre a sonoridade e a forma de escrita de muitas palavras, além de sistematizar a formação de algumas sílabas compostas. Essa pesquisa lhes possibilitou ampliar seu conhecimento sobre nosso sistema de escrita, planejar, criar, revisar e ilustrar os próprios trava-línguas. Para a exposição, contamos com os textos autorais e também, considerando o caráter lúdico desse jogo com as palavras, organizamos um jogo de trilhas com os trava-línguas pesquisados pelas crianças junto com as famílias. |
Clothesline clues to jobs people do |
Neste varal, vocês encontrarão jogos produzidos pelas crianças do 2º ano ao longo das aulas de Inglês do 1º trimestre, inspirados pelo trabalho com o livro “Clothesline clues to jobs people do”, de Kathryn Heling e Deborah Hembrook, que apresentou às crianças vocabulário relativo às profissões e roupas. Depois da leitura coletiva e discussão sobre o livro, os alunos e as alunas passaram a produzir o trabalho. Utilizando o desenho como registro, a criação das cartas à mão serviu de estratégia para a memorização e prática do vocabulário trabalhado. O uso espontâneo da estrutura gramatical e do vocabulário apresentado nas aulas aconteceu não apenas durante a produção dos baralhos, mas também durante as partidas do jogo, proporcionando diferentes contextos para o uso do vocabulário adquirido pelas crianças. Cada caixa de jogo contém cinco personagens com profissões escolhidas pelas turmas, mais um conjunto de três itens de roupa ou acessório para cada um dos personagens. |
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I |
GI Manhã GI Tarde |
G5/1º Ano Manhã 1º Ano Tarde 2º Ano Manhã 2º Ano Tarde 3º Ano Manhã 3º Ano Tarde 4º Ano Manhã 4º Ano Tarde 5º Ano Manhã 5º Ano Tarde |