Mostra Literária 2023 – 4º Ano-Tarde

• Exposição de Inglês: Entrevistas sobre Personal Informations
  • Roda de leitura, com as famílias, do livro elaborado pelo grupo

Atividades de socialização interna – GI a 5º ano

• Apresentação do trabalho realizado (o que, como, por que e qual a importância do que aprenderam) e leitura do livro produzido pelo grupo

Professores(as) responsáveis:
Daniela Lacerda e Lara Calazans
Tomás Decina e Mateus Horta (Artes)
Bianca Figueiredo e Maria Fernanda Alvarenga (Inglês)

Ilustração de Andressa Calmesini Furtado Leite, do 4º ano-Tarde, para o livro Fábulas sem fim

Livro de Fábulas

A escolha do gênero “fábula” permitiu que as alunos e alunos do 4º ano elaborassem pela primeira vez, neste ano, uma narrativa cujo desafio é ter, como nos textos produzidos nos anos anteriores, certa linearidade – começo, meio e fim, com contextualização, conflito e resolução – e também a introdução de novos elementos: a analogia entre características humanas e aquelas atribuídas aos animais, como a esperteza ou a lealdade, por exemplo; e uma coerência da narrativa com a moral da história, sem que ela estivesse explícita no texto. Esse foi o grande desafio desta proposta.

As crianças leram e estudaram muitas fábulas, realizaram reescritas para se apropriar desse gênero e produziram, então, os seus próprios textos.

Várias revisões ortográficas e gramaticais foram feitas entre os alunos e as alunas, com as professoras e com revisoras de fora da sala. Não foram alteradas, no entanto, as frases elaboradas pelas crianças, em respeito às possibilidades de construção de narrativas de cada uma.

Dedicaram-se, com muito empenho e gosto, às ilustrações de cada fábula e à capa do seu livro.

Isogravuras – gravuras em isopor

Nas aulas de Artes, a turma do 4º ano-Tarde se dedicou a estudar técnicas artesanais de impressão e reprodução da imagem.

Assim, ao longo do trimestre experimentamos a criação de moldes vazados, máscaras e carimbos para compor figuras e padronagens, investigando as diversas possibilidades visuais que a repetição da imagem pode oferecer.

Na exposição, apresentaremos as impressões em tinta guache realizadas a partir de matrizes entalhadas no isopor, a isogravura, uma técnica que se aproxima da xilogravura, na qual a matriz é entalhada em madeira.

Para inspirar nosso trabalho, analisamos algumas obras do autor e ilustrador Fernando Vilela, e assistimos a vídeos da gravurista Simone Peixoto, integrante do Ateliê Itinerante Xilomóvel, com base em Campinas.

Os desafios envolveram dominar a pressão da ponta seca para marcar o isopor, modular a espessura e profundidade das linhas, explorar as relações de positivo e negativo entre as marcas da matriz e seus resultados na impressão, bem como a quantidade de tinta para entintar a matriz e a pressão do rolo sobre o papel ao imprimir cada cópia – foram muitas e muitas tentativas!

Entre erros e acertos, separamos os trabalhos que mais nos agradaram, seja pelo desenho ou pela qualidade da impressão. Além das gravuras, escolhemos expor algumas matrizes de isopor para compartilhar um pouco do processo que vivemos na sala de Artes.

4th year interview show

Aqui você vai encontrar vídeos das entrevistas realizadas pelos alunos e pelas alunas do 4º ano, resultantes da elaboração coletiva de um roteiro que resume o conteúdo de Personal Information, foco do trabalho do Inglês nesse 1º trimestre.

Inspirados pelos vídeos produzidos pelas crianças dos anos anteriores, que simulavam um programa de entrevistas, o 4º ano pôs a mão na massa para criar um roteiro de perguntas com respostas personalizáveis, um cenário para suas entrevistas e filmagens para apresentá-las à comunidade do Equipe. Ao ensaiarem para as gravações, as crianças puderam treinar a entonação e pronúncia das palavras e também a escuta em inglês, além de colocar em prática o uso das question words e da estrutura das perguntas em inglês trabalhadas no trimestre.

Os alunos e as alunas aceitaram o desafio da produção do vídeo e estão muito felizes com o resultado.

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I

Atividades de socialização interna – GI a 5º ano

Professores(as) responsáveis:
Daniela Lacerda e Lara Calazans
Tomás Decina e Mateus Horta (Artes)
Bianca Figueiredo e Maria Fernanda Alvarenga (Inglês)

Livro de Fábulas

Isogravuras – gravuras em isopor