Mostra Literária 2023 – 3º Ano-Tarde

31/05/2023

3º ano-Tarde

Produção e evento de abertura

  • Livro Contos de origem em 1, 2, 3…
  • Exposição Caminhos de Jaci
  • Roda de leitura, com as famílias, do livro elaborado pelo grupo

Atividades de socialização interna – GI a 5º ano

  • Apresentação do trabalho realizado (o que, como e por que aprenderam) e leitura do livro produzido pelo grupo

Professoras responsáveis: Daniela de Amorim e Julia Kayano

Ilustração de Felipe Sganzerla Galina, do 3º ano-Tarde, para o livro Contos de origem em 1, 2, 3…


Contos de Origem em 1, 2, 3…

Os textos deste livro foram elaborados após a leitura, em sala, de diversos mitos de origem, escritos por diferentes autores e autoras indígenas brasileiras.

Depois destas leituras, fizeram uma pesquisa sobre os animais do universo indígena que habitam as florestas tropicais. Então, já bastante apropriados sobre o gênero e com a pesquisa em mãos, iniciaram a criação de um texto coletivo e cada criança foi convidada a escrever o próprio conto, considerando as características do gênero estudado. 

As produções escritas passaram por revisões de aspectos referentes à organização do discurso e à forma convencional de grafar as palavras e pontuar os textos. Ao final, foi feita uma última revisão para a publicação, que buscou estabelecer um diálogo com os autores e as autoras para que aprendessem e refletissem sobre o uso da norma padrão na escrita e para que aprimorassem a elaboração daquilo que queriam comunicar.



Caminhos de Jaci

Ao longo do 1º trimestre, os alunos e as alunas do 3º ano estudaram sobre os povos originários do Brasil e, neste estudo, descobriram muitas coisas sobre sítios arqueológicos, artefatos, documentos históricos e vestígios que contam sobre como viviam os povos do passado.

Nesta investigação, descobriram que a arte é um importante indício sobre a cultura de um povo. Ao pesquisarem sobre a arte indígena brasileira, as crianças descobriram que padrões gráficos cheios de simbolismos eram utilizados em cerâmicas, cestarias e nas pinturas corporais. Aprenderam que a arte indígena não é puramente estética, ela tem uma finalidade, seja utilitária ou ritualística.

Para a Mostra Literária, os alunos e as alunas do 3º ano decidiram produzir lanternas decoradas com padrões gráficos, semelhantes aos utilizados por alguns povos indígenas, em quem as crianças se inspiraram.

Mais adiante, essa lanterna poderá ser utilizada pelas crianças para iluminar seus quartos e guiar seus sonhos…

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I
  GI Manhã
GI Tarde

G5/1º Ano Manhã

1º Ano Tarde
2º Ano Manhã
2º Ano Tarde
3º Ano Manhã
3º Ano Tarde

4º Ano Manhã
4º Ano Tarde
5º Ano Manhã
5º Ano Tarde

Mostra Literária 2023 – 3º Ano-Tarde

31/05/2023

3º ano-Tarde

Produção e evento de abertura

  • Livro Contos de origem em 1, 2, 3…
  • Exposição Caminhos de Jaci
  • Roda de leitura, com as famílias, do livro elaborado pelo grupo

Atividades de socialização interna – GI a 5º ano

  • Apresentação do trabalho realizado (o que, como e por que aprenderam) e leitura do livro produzido pelo grupo

Professoras responsáveis: Daniela de Amorim e Julia Kayano

Ilustração de Felipe Sganzerla Galina, do 3º ano-Tarde, para o livro Contos de origem em 1, 2, 3…


Contos de Origem em 1, 2, 3…

Os textos deste livro foram elaborados após a leitura, em sala, de diversos mitos de origem, escritos por diferentes autores e autoras indígenas brasileiras.

Depois destas leituras, fizeram uma pesquisa sobre os animais do universo indígena que habitam as florestas tropicais. Então, já bastante apropriados sobre o gênero e com a pesquisa em mãos, iniciaram a criação de um texto coletivo e cada criança foi convidada a escrever o próprio conto, considerando as características do gênero estudado. 

As produções escritas passaram por revisões de aspectos referentes à organização do discurso e à forma convencional de grafar as palavras e pontuar os textos. Ao final, foi feita uma última revisão para a publicação, que buscou estabelecer um diálogo com os autores e as autoras para que aprendessem e refletissem sobre o uso da norma padrão na escrita e para que aprimorassem a elaboração daquilo que queriam comunicar.



Caminhos de Jaci

Ao longo do 1º trimestre, os alunos e as alunas do 3º ano estudaram sobre os povos originários do Brasil e, neste estudo, descobriram muitas coisas sobre sítios arqueológicos, artefatos, documentos históricos e vestígios que contam sobre como viviam os povos do passado.

Nesta investigação, descobriram que a arte é um importante indício sobre a cultura de um povo. Ao pesquisarem sobre a arte indígena brasileira, as crianças descobriram que padrões gráficos cheios de simbolismos eram utilizados em cerâmicas, cestarias e nas pinturas corporais. Aprenderam que a arte indígena não é puramente estética, ela tem uma finalidade, seja utilitária ou ritualística.

Para a Mostra Literária, os alunos e as alunas do 3º ano decidiram produzir lanternas decoradas com padrões gráficos, semelhantes aos utilizados por alguns povos indígenas, em quem as crianças se inspiraram.

Mais adiante, essa lanterna poderá ser utilizada pelas crianças para iluminar seus quartos e guiar seus sonhos…

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I
  GI Manhã
GI Tarde

G5/1º Ano Manhã

1º Ano Tarde
2º Ano Manhã
2º Ano Tarde
3º Ano Manhã
3º Ano Tarde

4º Ano Manhã
4º Ano Tarde
5º Ano Manhã
5º Ano Tarde

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024