Mostra Literária 2023 – GI-Manhã

• Exposição Caixas da Natureza
  • Roda de leitura, com as famílias, do livro elaborado pelo grupo

Atividades de socialização interna – GI a 5º ano

• Apresentação do trabalho realizado (o que e como aprenderam) e leitura do livro produzido pelo grupo

Professoras responsáveis: Marilia Villas e Nélia Dias

Ilustração de Gabriel Sanches Costa Bragagnollo Teixeira, do GI-Manhã, para o livro Histórias das coisas do GI

História das coisas do GI

“Com meus pequenos olhos eu vejo a imensidão do mundo…”, é assim que começa o livro Histórias das pequenas grandes coisas, escrito por Otávio Júnior e ilustrado por Camilo Martins. Foi a partir desta leitura que as crianças do GI-Manhã puderam olhar com seus pequenos olhos a imensidão da escola em que estudam.

Inspiradas pelo livro, convidamos cada criança a criar uma sentença oral que foi escrita por nós, a respeito do que elas sentem e fazem no espaço da escola. Para a ilustração, fizemos uma técnica de desenho com giz e colagem, usando recortes de partes do corpo das crianças e fotografias que elas próprias fizeram dos objetos da escola.

Dessa forma, puderam se apropriar de seu próprio corpo e da escola, atentando-se a olhar para o mundo com uma perspectiva poética e potente.

Caixas da Natureza

Terra, areia, plantas, frutas, folhas, sementes e água permearam as brincadeiras do GI-Manhã durante todo o semestre. Em meio a essa natureza, as crianças exploraram, plantaram, pintaram e se envolveram com experiências usando elementos naturais.

Guardamos essas brincadeiras e vivências em uma caixa e a endereçamos para uma escola em Fortaleza. Enquanto isso, as crianças de lá montaram uma caixa que veio até nós.

O projeto Caixas da Natureza é um projeto nacional do Ser criança é natural e acontece semestralmente. A ideia é montar uma caixa rica em experiências com a natureza e enviá-la a outro grupo escolar, proporcionando uma troca cultural e de brincadeiras com a natureza.

Na exposição, reuniremos os elementos da nossa caixa e da caixa recebida para compartilhar com as famílias um pouco do que vivemos e convidar todas e todos a experienciar as propostas.

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I
  GI Manhã