Mostra Literária 2023 – 5º Ano-Tarde

31/05/2023

5º ano-Tarde

Produção e evento de abertura

  • Jornal de notícias sobre o Acampamento
  • Exposição de Artes: Construções em papel
  • Exposição de Inglês: Monografias de músicos estadunidenses
  • Roda de socialização do trabalho realizado e de leitura do jornal com as famílias

Atividades de socialização interna – GI a 5º ano

  • Apresentação do trabalho realizado (o que, como, por que e qual a importância do que aprenderam) e leitura do jornal

Professores(as) responsáveis:
Bruna Giuliano e Anaís Escalona
Tomás Decina e Mateus Horta (Artes)
Bianca Figueiredo e Maria Fernanda Alvarenga (Inglês)

Ilustração de Marina Vaz Bucci, do 5º ano-Tarde, para notícia que compõe o jornal Super Ligados

Extra! Extra!
ACAMPAMENTO VIRA NOTÍCIA NO JORNAL DO 5º ANO!


A redação de notícias

O estudo de notícia foi realizado a partir de uma sequência de atividades para o trabalho com o gênero do discurso (relatar) e, a partir dessas atividades, propusemos que as crianças observassem tanto o conteúdo – acontecimentos novos, reais, importantes e/ou interessantes – como as características do gênero – os recursos para atrair o leitor, o destaque às informações mais importantes, a tentativa de exatidão e neutralidade, entre outros.

A leitura de notícias e o seu impacto na vida das pessoas deu início às discussões. Os alunos e as alunas compararam e analisaram a classificação dos diferentes assuntos que são noticiados tanto em jornais como em outros meios de comunicação, como rádio, televisão e internet. Observaram e destacaram, nas notícias, as características da estrutura do texto e a ordem em que os fatos são registrados. 

A partir de um roteiro de produção e avaliação, exercitaram a leitura, interpretação e escrita de algumas notícias. Por fim, produziram as matérias para o jornal do 5º ano. Aprenderam a organizar as informações relevantes, considerando elementos característicos desse gênero. Fizeram diferentes exercícios de escrita e etapas de revisão e, ao final do trabalho, aprovaram uma revisão final para a publicação, contexto que proporcionou ao 5º ano boas reflexões sobre o uso da Língua e que possibilitou antecipar aprendizados, sem interferir no conteúdo produzido pelos alunos e pelas alunas. 

Na proposta deste ano, o nosso convite foi para que escrevessem sobre acontecimentos relativos às nossas temporadas no acampamento Rep. Lago. Houve um grande empenho de todos e todas que, desde antes da viagem, começaram a organizar o material de pesquisa e de divulgação do projeto. Construímos um crachá de jornalista e um bloco de anotações e, na semana da viagem, passamos nas salas do 1º ao 4º ano explicando o projeto e pedindo que compartilhassem experiências do Rep. Lago conosco.

Nossos alunos e alunas ou, por que não dizer, a equipe de jornalismo, iniciou o levantamento dos acontecimentos ainda no acampamento, e na volta à escola selecionou acontecimentos interessantes, contando sobre os assuntos mais diversos, organizados nos cadernos escolhidos, como Saúde & Cuidados, Momentos Aquáticos e outros. Para esta atividade as duas turmas trabalharam juntas, compondo, em conjunto, a produção das notícias a serem publicadas. 

Embora essa produção tenha como objetivo principal o estudo do gênero literário notícia, foi possível garantir o espaço lúdico, de integração e de criação neste contexto. O processo de pesquisa das notícias foi muito especial, assim como as entrevistas. 

A equipe de jornalismo foi responsável pela seleção (pesquisa, entrevista e levantamento das informações), produção do texto e escolha ou criação das imagens; e também decidiu, através de votação, numa proposta integrada entre as turmas, o nome e o logotipo do jornal.



Construções em papel

Neste projeto da aula de Artes, as turmas do 4º ano-Manhã, 5º ano-Manhã e 5º ano-Tarde exploraram as possibilidades da construção de estruturas e figuras tridimensionais com papéis de diversos tipos.

Frequentemente usado para escrever e desenhar, o papel ganhou novas dimensões a partir de dobras, cortes, abas e elementos vazados. Inspiradas por obras de Tomie Ohtake, Oscar Niemeyer e pelas figuras do teatro de sombra da Cia. Chipotle Teatro (México), as crianças desenharam suas ideias no caderno de Artes e partiram para o desafio da construção.

Assim, nosso trabalho apresenta maquetes, estruturas abstratas e objetos de teatro de sombra. Dentro dessa variedade, cada detalhe guarda uma história.



The past in north american music

Os LPs que serão expostos são uma produção dos alunos e das alunas do 5º ano feita a partir da descoberta e discussão sobre a história da música estadunidense.

A criação dos textos possibilitou que eles e elas utilizassem dois dos principais eixos do trabalho do Inglês neste 1º trimestre: a estrutura do Passado Simples e o vocabulário sobre música.

No processo de pesquisa, as crianças enfrentaram o desafio de ler textos não adaptados, procurar e destacar informações relevantes e depois organizá-las para criar minibiografias. Os grupos pesquisaram algumas e alguns dos mais relevantes músicos estadunidenses, escreveram sobre elas e eles e conheceram um pouco de sua produção musical, depois selecionaram fotos e utilizaram diferentes materiais para criar capas criativas para os LPs.

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I
  GI Manhã
GI Tarde

G5/1º Ano Manhã

1º Ano Tarde
2º Ano Manhã
2º Ano Tarde
3º Ano Manhã
3º Ano Tarde

4º Ano Manhã
4º Ano Tarde
5º Ano Manhã
5º Ano Tarde

Mostra Literária 2023 – 5º Ano-Tarde

31/05/2023

5º ano-Tarde

Produção e evento de abertura

  • Jornal de notícias sobre o Acampamento
  • Exposição de Artes: Construções em papel
  • Exposição de Inglês: Monografias de músicos estadunidenses
  • Roda de socialização do trabalho realizado e de leitura do jornal com as famílias

Atividades de socialização interna – GI a 5º ano

  • Apresentação do trabalho realizado (o que, como, por que e qual a importância do que aprenderam) e leitura do jornal

Professores(as) responsáveis:
Bruna Giuliano e Anaís Escalona
Tomás Decina e Mateus Horta (Artes)
Bianca Figueiredo e Maria Fernanda Alvarenga (Inglês)

Ilustração de Marina Vaz Bucci, do 5º ano-Tarde, para notícia que compõe o jornal Super Ligados

Extra! Extra!
ACAMPAMENTO VIRA NOTÍCIA NO JORNAL DO 5º ANO!


A redação de notícias

O estudo de notícia foi realizado a partir de uma sequência de atividades para o trabalho com o gênero do discurso (relatar) e, a partir dessas atividades, propusemos que as crianças observassem tanto o conteúdo – acontecimentos novos, reais, importantes e/ou interessantes – como as características do gênero – os recursos para atrair o leitor, o destaque às informações mais importantes, a tentativa de exatidão e neutralidade, entre outros.

A leitura de notícias e o seu impacto na vida das pessoas deu início às discussões. Os alunos e as alunas compararam e analisaram a classificação dos diferentes assuntos que são noticiados tanto em jornais como em outros meios de comunicação, como rádio, televisão e internet. Observaram e destacaram, nas notícias, as características da estrutura do texto e a ordem em que os fatos são registrados. 

A partir de um roteiro de produção e avaliação, exercitaram a leitura, interpretação e escrita de algumas notícias. Por fim, produziram as matérias para o jornal do 5º ano. Aprenderam a organizar as informações relevantes, considerando elementos característicos desse gênero. Fizeram diferentes exercícios de escrita e etapas de revisão e, ao final do trabalho, aprovaram uma revisão final para a publicação, contexto que proporcionou ao 5º ano boas reflexões sobre o uso da Língua e que possibilitou antecipar aprendizados, sem interferir no conteúdo produzido pelos alunos e pelas alunas. 

Na proposta deste ano, o nosso convite foi para que escrevessem sobre acontecimentos relativos às nossas temporadas no acampamento Rep. Lago. Houve um grande empenho de todos e todas que, desde antes da viagem, começaram a organizar o material de pesquisa e de divulgação do projeto. Construímos um crachá de jornalista e um bloco de anotações e, na semana da viagem, passamos nas salas do 1º ao 4º ano explicando o projeto e pedindo que compartilhassem experiências do Rep. Lago conosco.

Nossos alunos e alunas ou, por que não dizer, a equipe de jornalismo, iniciou o levantamento dos acontecimentos ainda no acampamento, e na volta à escola selecionou acontecimentos interessantes, contando sobre os assuntos mais diversos, organizados nos cadernos escolhidos, como Saúde & Cuidados, Momentos Aquáticos e outros. Para esta atividade as duas turmas trabalharam juntas, compondo, em conjunto, a produção das notícias a serem publicadas. 

Embora essa produção tenha como objetivo principal o estudo do gênero literário notícia, foi possível garantir o espaço lúdico, de integração e de criação neste contexto. O processo de pesquisa das notícias foi muito especial, assim como as entrevistas. 

A equipe de jornalismo foi responsável pela seleção (pesquisa, entrevista e levantamento das informações), produção do texto e escolha ou criação das imagens; e também decidiu, através de votação, numa proposta integrada entre as turmas, o nome e o logotipo do jornal.



Construções em papel

Neste projeto da aula de Artes, as turmas do 4º ano-Manhã, 5º ano-Manhã e 5º ano-Tarde exploraram as possibilidades da construção de estruturas e figuras tridimensionais com papéis de diversos tipos.

Frequentemente usado para escrever e desenhar, o papel ganhou novas dimensões a partir de dobras, cortes, abas e elementos vazados. Inspiradas por obras de Tomie Ohtake, Oscar Niemeyer e pelas figuras do teatro de sombra da Cia. Chipotle Teatro (México), as crianças desenharam suas ideias no caderno de Artes e partiram para o desafio da construção.

Assim, nosso trabalho apresenta maquetes, estruturas abstratas e objetos de teatro de sombra. Dentro dessa variedade, cada detalhe guarda uma história.



The past in north american music

Os LPs que serão expostos são uma produção dos alunos e das alunas do 5º ano feita a partir da descoberta e discussão sobre a história da música estadunidense.

A criação dos textos possibilitou que eles e elas utilizassem dois dos principais eixos do trabalho do Inglês neste 1º trimestre: a estrutura do Passado Simples e o vocabulário sobre música.

No processo de pesquisa, as crianças enfrentaram o desafio de ler textos não adaptados, procurar e destacar informações relevantes e depois organizá-las para criar minibiografias. Os grupos pesquisaram algumas e alguns dos mais relevantes músicos estadunidenses, escreveram sobre elas e eles e conheceram um pouco de sua produção musical, depois selecionaram fotos e utilizaram diferentes materiais para criar capas criativas para os LPs.

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I
  GI Manhã
GI Tarde

G5/1º Ano Manhã

1º Ano Tarde
2º Ano Manhã
2º Ano Tarde
3º Ano Manhã
3º Ano Tarde

4º Ano Manhã
4º Ano Tarde
5º Ano Manhã
5º Ano Tarde

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024