Chamada Geral 2022 – 4º ano-Manhã

Cronograma
Atividade Data Horário Participantes
Escola, Arte e Cultura Sábado
05 de Novembro
11h30 às 12h30 Alunos(as), educadores(as) e familiares
Atividade interna de socialização 2ª feira
07 de Novembro
Período de Aula Alunos(as), educadores(as)
Roda de Capoeira 4ª feira
30 de Novembro
11h20 às 12h20 Alunos(as), educadores(as) e familiares
Apresentação de Música 5ª feira
08 de Dezembro
11h50 às 12h20 Alunos(as), educadores(as) e familiares

 

Escola, Arte e Cultura

Data: sábado, dia 05/11/2022
Horário: das 11h30 às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo

Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

 

Contos Populares : “Os vinte assassinados e um espertalhão”

Os alunos e as alunas do 4º ano-Manhã estudaram contos populares, lendo muitas histórias de várias partes do mundo e aprendendo sobre as características desse gênero literário. Concentraram os estudos na estrutura dos Contos do Ciclo da Morte e dos Contos de Esperteza e, a partir destas escolhas, se aprofundaram nas regularidades dos mesmos e elaboraram um planejamento detalhado para sua produção. Escreveram seus contos autorais e fizeram muitas revisões, até chegarem a essa versão final. Ilustraram as histórias com muito capricho e definiram o título e a formatação do livro.

Ao se aprofundarem no estudo desse gênero narrativo, fortaleceu-se a percepção do valor da tradição oral no que diz respeito à transmissão do capital cultural de uma sociedade, aqui expresso por meio dos contos populares.


Antonio Schall Luque – 4º ano-Manhã/2022

Professoras responsáveis: Rosangela Maria Garofalo e Bruna Giuliano

 

Exposição de Artes – “Carimbos artesanais e símbolos Adinkra”

Neste trabalho de criação de carimbos e impressão artesanal, as alunas e os alunos do 4º ano entraram em contato com o Adinkra, um conjunto de símbolos pertencente ao povo Ashanti, atualmente localizado nos países Gana, Burkina Faso e Togo, na África Ocidental. Adinkra é um entre vários sistemas de escrita africanos, fato que contraria a noção de que o conhecimento africano se resuma apenas à oralidade (ipeafro). Eles são utilizados como ornamento na arquitetura e em objetos, mas principalmente na criação de tecidos usados por líderes em cerimônias importantes.

Nas peças aqui expostas, os símbolos integram livres composições de formas coloridas pintadas sobre o algodão cru. Assim as crianças experimentaram a repetição de padrões para criar suas próprias estampas inspiradas nos significados de cada símbolo.

Também fazem parte desta exposição os carimbos de folhas e carimbos de tema livre confeccionados em E.V.A. e madeira. No processo, observaram detalhadamente diversos tipos de folhas, com os mais variados formatos e texturas, para a realização de desenhos de observação no caderno; em seguida, os desenhos foram refeitos com ponta seca na borracha de E.V.A., para finalmente ser aplicados nas páginas do caderno de artes em composições livres em outras superfícies.

Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba

 

Atividades de socialização interna dos aprendizados 

Data: segunda-feira, dia 07/11/2022
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de 4º e 5º ano

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

As crianças se preparam para apresentar aos colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão, neste ano, crianças de 4º e 5º ano. 

 

Roda de Capoeira

Data: quarta-feira, dia 30/11/2022
Horário: das 11h20 às 12h20
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 4º e 5º ano

A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.

Neste ano, o 4º e o 5º ano terão o desafio de fazer uma demonstração especial e contamos com a participação dos familiares para prestigiar esse momento importante de ritualização dos aprendizados.

Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

 

Apresentação de Música

Data: quinta-feira, dia 08/12/2022
Horário: das 11h50 às 12h20
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo

As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar o momento de vivência musical que, de certa forma, conclui o ciclo/processo de aprendizagem. Ao vivenciar a prática e a execução musical do repertório estudado ao longo do ano, os alunos e alunas demonstram, em suas produções, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:

  • Duração: pulso e divisão rítmica
  • Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação
  • Intensidade: interpretação, dinâmica
  • Timbre: qualidade e personalidade do som
  • Expressividade e Autonomia

 

A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação por parte da professora e do professor e para a autoavaliação da criança diante de suas produções.

Nossas apresentações serão constituídas por recortes de aulas, para mostrar a dinâmica das aulas e como se dá o processo de construção dos repertórios. Para algumas séries, apresentaremos pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, músicas tradicionais de outras partes do mundo, música de matriz africana, e músicas do chamado cancioneiro popular brasileiro.

Professora e professor responsáveis: Rosana Araújo e Henrique Paulino da Silva

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundametal II Ensino Médio
  GI Manhã
GI Tarde
1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série