Chamada Geral 2022 – Grupo Interidades-Tarde

10h15 às 11h15 Alunos(as), educadores(as) e familiares
Atividade interna de socialização 2ª feira
07 de Novembro
Período de aula Alunos(as), educadores(as)
Roda de Capoeira 4ª feira
23 de Novembro
13h35 às 14h35 Alunos(as), educadores(as) e familiares
Encerramento do Grupo Interidades 2ª feiras
12 de Dezembro
16h às 17h30 Alunos(as), educadores(as) e familiares

Escola, Arte e Cultura

Data: sábado, dia 05/11/2022
Horário: das 10h15 às 11h15
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo

Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos das crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

Como a gente nasceu?

Iniciamos o trabalho de pesquisa deste semestre a partir de uma brincadeira frequente do grupo de colocarem bonecas, bonecos, peças de encaixe embaixo da blusa e fazê-los nascer. Nas brincadeiras simbólicas, as crianças gostam de preparar um cantinho de cuidado com bebês, de dar banho, de alimentá-los, de examiná-los com lupas, estetoscópio, fazer curativos, realizar momentos de nascimento. Também observamos conversas de quem quer ou não ter bebê quando crescer: “Eu sou menino, não posso ter filho”, “O menino tem bebê quando a mulher vira mãe”. Fomos então investigar como nascem os bebês, e nada mais precioso do que pensar, refletir e conhecer os nascimentos de cada criança do grupo: Como as crianças chegaram em suas famílias?

Convidamos as famílias a narrarem as histórias dos nascimentos das crianças, e a cada relato o grupo se organizava para cuidar do corpo do outro a partir da pele. Uma das descobertas do grupo foi que a pele está entre os primeiros tecidos a se formar no embrião, junto com o cérebro e o coração. Portanto, através da massagem, e com a utilização de objetos que podem mediar esse toque, as crianças se atentam aos gestos, experimentam, vivenciam o corpo com sutileza, afinando seus olhares e percepções. Ao tocarem e serem tocados com intencionalidade e cuidado, esses corpos se autoajustam, se autorregulam, se autopercebem.

Miguel Moreira Lima Mattoso – GI-Tarde/2022

Atividades de socialização interna dos aprendizados

Data: segunda-feira, dia 07/11/2022
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de Grupo Interidades e 1º ano

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

As crianças se preparam para apresentar aos colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão, neste ano, crianças de GI e 1º ano.

Roda de Capoeira

Data: quarta-feira, dia 23/11/2022

Horário: das 13h35 às 14h35

Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do Grupo Interidades-Tarde e do 1º ano-Tarde

A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.

Neste ano, o GI e o 1º ano terão o desafio de fazer uma demonstração especial e contamos com a participação dos familiares para prestigiar esse importante momento  de ritualização dos aprendizados.

Professora  e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

Encerramento do Grupos Interidades

Data: segunda-feira, dia 12/12/2022
Horário: 16h às 17h30
Participantes: alunos(as), educadores(as), pais, mães e familiares do grupo

Este encontro é um ritual de encerramento para todas as crianças e famílias do Grupo Interidades. Neste ano, os alunos mais velhos da turma estão encerrando seu tempo de Educação Infantil para ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental I, o que implica uma despedida de colegas com os quais partilharam aprendizados durante tanto tempo e que permanecerão no GI por mais um ou dois anos. Planejamos, então, um encontro de encerramento desse período em que aprenderam tanto juntos.

Construímos coletivamente, com as crianças, uma experiência significativa para este momento e desejamos compartilhar com as famílias algo que represente este grupo. Contamos com a presença de todas as crianças e familiares para nosso encontro e confraternização.

Professoras responsáveis: Beatriz Lysei e Patrícia Escaleira

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundametal II Ensino Médio
  GI Manhã

10h15 às 11h15 Alunos(as), educadores(as) e familiares