Chamada Geral 2022 – 3º ano-Tarde

08/11/2022

Cronograma
Atividade Data Horário Participantes
Escolate, Arte e Cultura Sábado
05 de Novembro
9h às 10h Alunos(as), educadores(as) e familiares
Atividade interna de socialização 2ª feira
07 de Novembro
Período de aula Alunos(as), educadores(as)
Roda de Capoeira 4ª feira
30 de Novembro
8h40 às 9h30 Alunos(as), educadores(as) e familiares
Apresentação de Música 5ª feira
08 de Dezembro
16h45 às 17h15 Alunos(as), educadores(as) e familiares

 

Escola, Arte e Cultura

Data: sábado, dia 05/11/2022
Horário: das 9h às 10h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo

Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

 

“Era uma vez um livro…” – Livro de Contos de Fadas

Era uma vez, num reino não tão distante, um grupo de crianças muito espertas que estudava no 3º ano da tarde do Colégio Equipe. Elas eram curiosas, dedicadas e o som das suas risadas era mais belo do que o cantar dos pássaros ao entardecer.

Um dia, elas começaram a estudar sobre os Contos de Fadas e ficaram muito sabidas! Tão sabidas que até escreveram as suas próprias histórias.

“Era uma vez um livro…” é o resultado de muito estudo e da leitura de contos clássicos de autores conhecidos, como Hans Christian Andersen, Irmãos Grimm e Charles Perrault; e do encontro com as histórias de Madame Leprince de Beaumont e Baronesa d’Aulnoy, entre outras mulheres escritoras de Contos de Fadas que viveram entre os séculos 17 e 18. Além desses, contos mais contemporâneos, de princesas africanas e brasileiras, também fizeram parte deste projeto.

As leituras deram contexto à compreensão das características deste gênero e inspiraram a produção dos textos presentes nesta coletânea, que foram planejados, escritos e revisados com muito empenho por todas as crianças do grupo.

Um livro cheio de magia e doçura é o que espera por vocês para que tenham um final feliz para sempre!


Pedro Taurisano da Costa – 3º ano-Tarde/2022

Professoras responsáveis: Daniela de Amorim e Julia Kayano

 

“Galeria de vilões e seres mágicos” – 3ºano-Manhã e 3º ano-Tarde 

A galeria de personagens apresentará as criações das alunas e dos alunos do 3º ano.

“Era uma vez um livro…”, produzido pelas crianças da tarde, narra a jornada de grandes heróis e heroínas em busca de amor, liberdade e bondade. Cada um e cada uma teve que enfrentar vilões e vilãs que não facilitaram as suas vidas! Por sorte, os heróis e as heroínas contaram com a ajuda de seres mágicos, vindos do livro “Contos de Magia”, escrito pelas crianças da manhã, e assim puderam enfrentar e vencer as terríveis pessoas que não lhes davam sossego e só criavam problemas!

Na exposição, vocês poderão conhecer esses personagens tão importantes dos contos de fadas, que trouxeram emoção, desafios e muita magia para as nossas histórias.

Professoras responsáveis: Maria Lúcia Rodrigues, Mikaela Sepúlveda e Letícia Ruocco (manhã) / Daniela de Amorim e Julia Kayano (tarde)

 

“Cada poesia no seu galho” – Projeto de Leitura 

A partir da leitura de poesias e cordéis, em um projeto desenvolvido nas aulas de Português e Encontros de Leitura, as crianças se envolveram com a melodia e o ritmo das palavras, descobrindo um jeito bonito e, por vezes, cheio de rimas, de falar sobre os mais diferentes assuntos.

Cada poesia no seu galho apresenta os poemas preferidos e também os poemas criados pelas crianças do 3º ano da tarde e convida cada um e cada uma de vocês a se aventurar em versos e estrofes na nossa árvore poética.

Professoras responsáveis: Daniela de Amorim, Anita Pedrosa e Julia Kayano

 

Exposição de Artes – “Pinturas Monocromáticas”

No projeto de pintura monocromática, usamos as plantas como referência para criar diversos tons de verde a partir da mistura de tintas.

Nesta proposta, a descoberta de formatos, estampas e tonalidades das folhagens guiou os olhares das crianças na realização de uma série de desenhos de observação, um desafio importante para o aprimoramento do traçado e da atenção aos detalhes. Com pincéis de todo tipo (grossos, finos, achatados e redondos) os desenhos ganharam camadas de tons diferentes de verde no desafio de representar cada planta em sua riqueza de detalhes.

Neste processo, o 3º ano entrou em contato com os procedimentos da pintura e seu instrumental, tipos de pincel, tempo de secagem da tinta, cobertura dos pigmentos, no intuito de apurar a produção nesta linguagem visual que encanta pela materialidade e vibração das cores.

Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba

 

Exposição de Artes – “Pinturas Gigantes”

Após a exploração do verde no projeto “Pintura monocromática”, o 3º ano partiu para a variedade de cores no projeto destas pinturas em larga escala.  O trabalho teve início na apreciação de fotos de dois painéis da artista Aline Bispo,  pintados nas empenas de edifícios do Minhocão. 

Reconhecendo o entorno da escola, as crianças do 3º ano levantaram comentários e impressões sobre os elementos visuais e também questões sobre como as pinturas são feitas em tamanho tão grande.

Para vivenciar parte destas questões, usamos a projeção da imagem como recurso. Inicialmente as crianças desenharam em transparências colocadas sobre fotografias e em seguida ampliaram os desenhos com uso do retroprojetor. Com os traços aplicados no papel, passaram a colorir as grandes figuras, explorando assim a expansão dos gestos, a livre combinação entre as cores e o impacto visual das formas coloridas de grandes proporções.

Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba

 

Exposição de Inglês – “Little Market”

Nas aulas de inglês deste trimestre, os alunos e as alunas do 3° ano aprenderam o nome de algumas Foods, de objetos e coisas countable/uncountable e também a fazer algumas perguntas como: how much/how many. Para praticar de maneira lúdica, significativa e divertida, decidimos ir às compras. Colocamos a mão na massa e criamos um mercadinho utilizando material reciclado, dinheirinho de brincadeira e os brinquedos do GI. Fizemos também listas de mercado, usamos a imaginação e brincamos muito. 

Professora e professor responsáveis: Bianca Figueiredo e Pedro Goes

 

Atividades de socialização interna dos aprendizados

Data: segunda-feira, dia 07/11/2022
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de 2º e 3º ano

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

As crianças se preparam para apresentar aos colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão, neste ano, crianças de 2º e 3º ano. 

 

Roda de Capoeira

Data: quarta-feira, dia 30/11/2022
Horário: das 8h40 às 9h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 2º e 3º ano

A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.

Neste ano, o 2º e o 3º ano terão o desafio de fazer uma demonstração especial e contamos com a participação dos familiares para prestigiar esse momento importante de ritualização dos aprendizados.

Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

 

 

Apresentação de Música

Data: quinta-feira, dia 08/12/2022
Horário: das 16h45 às 17h15
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 2º e 3º ano-Tarde

As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar o momento de vivência musical que, de certa forma, conclui o ciclo/processo de aprendizagem. Ao vivenciar a prática e a execução musical do repertório estudado ao longo do ano, os alunos e alunas demonstram, em suas produções, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:

  • Duração: pulso e divisão rítmica
  • Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação
  • Intensidade: interpretação, dinâmica
  • Timbre: qualidade e personalidade do som
  • Expressividade e Autonomia

A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação por parte da professora e do professor e para a autoavaliação da criança diante de suas produções.

Nossas apresentações serão constituídas por recortes de aulas, para mostrar a dinâmica das aulas e como se dá o processo de construção dos repertórios. Para algumas séries, apresentaremos pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, músicas tradicionais de outras partes do mundo, música de matriz africana, e músicas do chamado cancioneiro popular brasileiro.

Professora e professor responsáveis: Rosana Araújo e Henrique Paulino da Silva

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundametal II Ensino Médio
  GI Manhã
GI Tarde
1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série

Chamada Geral 2022 – 3º ano-Tarde

08/11/2022

Cronograma
Atividade Data Horário Participantes
Escolate, Arte e Cultura Sábado
05 de Novembro
9h às 10h Alunos(as), educadores(as) e familiares
Atividade interna de socialização 2ª feira
07 de Novembro
Período de aula Alunos(as), educadores(as)
Roda de Capoeira 4ª feira
30 de Novembro
8h40 às 9h30 Alunos(as), educadores(as) e familiares
Apresentação de Música 5ª feira
08 de Dezembro
16h45 às 17h15 Alunos(as), educadores(as) e familiares

 

Escola, Arte e Cultura

Data: sábado, dia 05/11/2022
Horário: das 9h às 10h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo

Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

 

“Era uma vez um livro…” – Livro de Contos de Fadas

Era uma vez, num reino não tão distante, um grupo de crianças muito espertas que estudava no 3º ano da tarde do Colégio Equipe. Elas eram curiosas, dedicadas e o som das suas risadas era mais belo do que o cantar dos pássaros ao entardecer.

Um dia, elas começaram a estudar sobre os Contos de Fadas e ficaram muito sabidas! Tão sabidas que até escreveram as suas próprias histórias.

“Era uma vez um livro…” é o resultado de muito estudo e da leitura de contos clássicos de autores conhecidos, como Hans Christian Andersen, Irmãos Grimm e Charles Perrault; e do encontro com as histórias de Madame Leprince de Beaumont e Baronesa d’Aulnoy, entre outras mulheres escritoras de Contos de Fadas que viveram entre os séculos 17 e 18. Além desses, contos mais contemporâneos, de princesas africanas e brasileiras, também fizeram parte deste projeto.

As leituras deram contexto à compreensão das características deste gênero e inspiraram a produção dos textos presentes nesta coletânea, que foram planejados, escritos e revisados com muito empenho por todas as crianças do grupo.

Um livro cheio de magia e doçura é o que espera por vocês para que tenham um final feliz para sempre!


Pedro Taurisano da Costa – 3º ano-Tarde/2022

Professoras responsáveis: Daniela de Amorim e Julia Kayano

 

“Galeria de vilões e seres mágicos” – 3ºano-Manhã e 3º ano-Tarde 

A galeria de personagens apresentará as criações das alunas e dos alunos do 3º ano.

“Era uma vez um livro…”, produzido pelas crianças da tarde, narra a jornada de grandes heróis e heroínas em busca de amor, liberdade e bondade. Cada um e cada uma teve que enfrentar vilões e vilãs que não facilitaram as suas vidas! Por sorte, os heróis e as heroínas contaram com a ajuda de seres mágicos, vindos do livro “Contos de Magia”, escrito pelas crianças da manhã, e assim puderam enfrentar e vencer as terríveis pessoas que não lhes davam sossego e só criavam problemas!

Na exposição, vocês poderão conhecer esses personagens tão importantes dos contos de fadas, que trouxeram emoção, desafios e muita magia para as nossas histórias.

Professoras responsáveis: Maria Lúcia Rodrigues, Mikaela Sepúlveda e Letícia Ruocco (manhã) / Daniela de Amorim e Julia Kayano (tarde)

 

“Cada poesia no seu galho” – Projeto de Leitura 

A partir da leitura de poesias e cordéis, em um projeto desenvolvido nas aulas de Português e Encontros de Leitura, as crianças se envolveram com a melodia e o ritmo das palavras, descobrindo um jeito bonito e, por vezes, cheio de rimas, de falar sobre os mais diferentes assuntos.

Cada poesia no seu galho apresenta os poemas preferidos e também os poemas criados pelas crianças do 3º ano da tarde e convida cada um e cada uma de vocês a se aventurar em versos e estrofes na nossa árvore poética.

Professoras responsáveis: Daniela de Amorim, Anita Pedrosa e Julia Kayano

 

Exposição de Artes – “Pinturas Monocromáticas”

No projeto de pintura monocromática, usamos as plantas como referência para criar diversos tons de verde a partir da mistura de tintas.

Nesta proposta, a descoberta de formatos, estampas e tonalidades das folhagens guiou os olhares das crianças na realização de uma série de desenhos de observação, um desafio importante para o aprimoramento do traçado e da atenção aos detalhes. Com pincéis de todo tipo (grossos, finos, achatados e redondos) os desenhos ganharam camadas de tons diferentes de verde no desafio de representar cada planta em sua riqueza de detalhes.

Neste processo, o 3º ano entrou em contato com os procedimentos da pintura e seu instrumental, tipos de pincel, tempo de secagem da tinta, cobertura dos pigmentos, no intuito de apurar a produção nesta linguagem visual que encanta pela materialidade e vibração das cores.

Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba

 

Exposição de Artes – “Pinturas Gigantes”

Após a exploração do verde no projeto “Pintura monocromática”, o 3º ano partiu para a variedade de cores no projeto destas pinturas em larga escala.  O trabalho teve início na apreciação de fotos de dois painéis da artista Aline Bispo,  pintados nas empenas de edifícios do Minhocão. 

Reconhecendo o entorno da escola, as crianças do 3º ano levantaram comentários e impressões sobre os elementos visuais e também questões sobre como as pinturas são feitas em tamanho tão grande.

Para vivenciar parte destas questões, usamos a projeção da imagem como recurso. Inicialmente as crianças desenharam em transparências colocadas sobre fotografias e em seguida ampliaram os desenhos com uso do retroprojetor. Com os traços aplicados no papel, passaram a colorir as grandes figuras, explorando assim a expansão dos gestos, a livre combinação entre as cores e o impacto visual das formas coloridas de grandes proporções.

Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba

 

Exposição de Inglês – “Little Market”

Nas aulas de inglês deste trimestre, os alunos e as alunas do 3° ano aprenderam o nome de algumas Foods, de objetos e coisas countable/uncountable e também a fazer algumas perguntas como: how much/how many. Para praticar de maneira lúdica, significativa e divertida, decidimos ir às compras. Colocamos a mão na massa e criamos um mercadinho utilizando material reciclado, dinheirinho de brincadeira e os brinquedos do GI. Fizemos também listas de mercado, usamos a imaginação e brincamos muito. 

Professora e professor responsáveis: Bianca Figueiredo e Pedro Goes

 

Atividades de socialização interna dos aprendizados

Data: segunda-feira, dia 07/11/2022
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de 2º e 3º ano

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

As crianças se preparam para apresentar aos colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão, neste ano, crianças de 2º e 3º ano. 

 

Roda de Capoeira

Data: quarta-feira, dia 30/11/2022
Horário: das 8h40 às 9h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 2º e 3º ano

A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.

Neste ano, o 2º e o 3º ano terão o desafio de fazer uma demonstração especial e contamos com a participação dos familiares para prestigiar esse momento importante de ritualização dos aprendizados.

Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

 

 

Apresentação de Música

Data: quinta-feira, dia 08/12/2022
Horário: das 16h45 às 17h15
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 2º e 3º ano-Tarde

As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar o momento de vivência musical que, de certa forma, conclui o ciclo/processo de aprendizagem. Ao vivenciar a prática e a execução musical do repertório estudado ao longo do ano, os alunos e alunas demonstram, em suas produções, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:

  • Duração: pulso e divisão rítmica
  • Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação
  • Intensidade: interpretação, dinâmica
  • Timbre: qualidade e personalidade do som
  • Expressividade e Autonomia

A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação por parte da professora e do professor e para a autoavaliação da criança diante de suas produções.

Nossas apresentações serão constituídas por recortes de aulas, para mostrar a dinâmica das aulas e como se dá o processo de construção dos repertórios. Para algumas séries, apresentaremos pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, músicas tradicionais de outras partes do mundo, música de matriz africana, e músicas do chamado cancioneiro popular brasileiro.

Professora e professor responsáveis: Rosana Araújo e Henrique Paulino da Silva

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundametal II Ensino Médio
  GI Manhã
GI Tarde
1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024