Chamada Geral 2022 – 1º ano-Tarde

08/11/2022

Cronograma
Atividade Data Horário Participantes
Escola, Arte e Cultura Sábado
05 de Novembro
10h15 às 12h Alunas(as), educadores(as) e familiares
Atividade interna de socialização 2ª feira
07 de Novembro
Período de aula Alunas(as), educadores(as)
Roda de Capoeira 4ª feira
23 de Novembro
13h35 às 14h35 Alunas(as), educadores(as) e familiares

 

Escola, Arte e Cultura

Data: Sábado, dia 05/11/2022
Horário: das 10h15 às 12h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo

Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

 

Brincando com o 1º ano

“Brincando com o 1º ano” foi um convite a todos os funcionários e funcionárias do Colégio, nossos educadores e educadoras de fora da sala de aula, para virem à nossa sala contar um pouco de sua infância e brincadeiras dessa época.

Cada convidado ou convidada escolheu uma brincadeira para ensinar e brincar junto com as crianças, o que promoveu um encontro divertido e prazeroso com essas pessoas que convivem diariamente conosco e contribuem para a formação dos nossos alunos e alunas.

No decorrer desse projeto, trabalhamos nas áreas de Geografia, Matemática, História e Artes. As crianças foram convidadas a retratar esses convidados e convidadas, atentas aos detalhes de cada pessoa, assim como às brincadeiras. Os  cadernos expostos contêm o retrato que cada criança fez dessas pessoas queridas.

Cada encontro foi uma vivência única, divertida e cheia de aprendizados.


Beatriz Barboza Nitsche – 1º ano-Tarde/2022

Professoras responsáveis: Eliana Ponciano, Heloisa Cesar e Daniela Tiemy

 

Planetas

Os planetas expostos são construções realizadas pelas crianças, através dos quais pudemos explorar a proposta de produção de textos descritivos, bastante apropriados para essa idade por serem curtos e se pautarem em aspectos observáveis, mesmo que inventados. 

A partir de um roteiro construído coletivamente, definimos quais aspectos deveriam ser abordados durante a descrição e falamos sobre a importância de se revisar um texto de modo a deixá-lo cada vez mais claro e interessante para os leitores.

Começamos pela produção plástica e, para o registro escrito, cada criança fez a descrição do seu planeta. Os textos não foram corrigidos ortograficamente para preservar o reconhecimento da hipótese alfabética, porém é possível compreender a descrição e suas ideias.

Os planetas foram construídos em 3D, com material reciclável, a partir de um planejamento que incluía um desenho de seu esboço, sua execução e a finalização.

Professoras responsáveis: Eliana Ponciano, Heloisa Cesar e Daniela Tiemy

 

Apresentação de Música

As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar o momento de vivência musical que, de certa forma, conclui o ciclo/processo de aprendizagem. Ao vivenciar a prática e a execução musical do repertório estudado ao longo do ano, os alunos e alunas demonstram, em suas produções, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:

  • Duração: pulso e divisão rítmica
  • Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação
  • Intensidade: interpretação, dinâmica
  • Timbre: qualidade e personalidade do som
  • Expressividade e Autonomia

A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação por parte da professora e do professor e para a autoavaliação da criança diante de suas produções.

 Nossas apresentações serão constituídas por recortes de aulas, para mostrar a dinâmica das aulas e como se dá o processo de construção dos repertórios. Para algumas séries, apresentaremos pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, músicas tradicionais de outras partes do mundo, música de matriz africana e músicas do chamado cancioneiro popular brasileiro.

Professora e professor responsáveis: Rosana Araújo e Henrique Paulino da Silva

 

Atividades de socialização interna dos aprendizados

Data: segunda-feira, dia 07/11/2022
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de Grupo Interidades e 1º ano

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

As crianças se preparam para apresentar aos colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão, neste ano, crianças de GI e 1º ano. 

 

Roda de Capoeira

Data: quarta-feira, dia 23/11/2022
Horário: das 13h35 às 14h35
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do Grupo Interidades-Tarde e do 1º ano-Tarde

A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.

Neste ano, o GI e o 1º ano terão o desafio de fazer uma demonstração especial e contamos com a participação dos familiares para prestigiar esse importante momento  de ritualização dos aprendizados.

 Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundametal II Ensino Médio
  GI Manhã
GI Tarde
1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série

Chamada Geral 2022 – 1º ano-Tarde

08/11/2022

Cronograma
Atividade Data Horário Participantes
Escola, Arte e Cultura Sábado
05 de Novembro
10h15 às 12h Alunas(as), educadores(as) e familiares
Atividade interna de socialização 2ª feira
07 de Novembro
Período de aula Alunas(as), educadores(as)
Roda de Capoeira 4ª feira
23 de Novembro
13h35 às 14h35 Alunas(as), educadores(as) e familiares

 

Escola, Arte e Cultura

Data: Sábado, dia 05/11/2022
Horário: das 10h15 às 12h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo

Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

 

Brincando com o 1º ano

“Brincando com o 1º ano” foi um convite a todos os funcionários e funcionárias do Colégio, nossos educadores e educadoras de fora da sala de aula, para virem à nossa sala contar um pouco de sua infância e brincadeiras dessa época.

Cada convidado ou convidada escolheu uma brincadeira para ensinar e brincar junto com as crianças, o que promoveu um encontro divertido e prazeroso com essas pessoas que convivem diariamente conosco e contribuem para a formação dos nossos alunos e alunas.

No decorrer desse projeto, trabalhamos nas áreas de Geografia, Matemática, História e Artes. As crianças foram convidadas a retratar esses convidados e convidadas, atentas aos detalhes de cada pessoa, assim como às brincadeiras. Os  cadernos expostos contêm o retrato que cada criança fez dessas pessoas queridas.

Cada encontro foi uma vivência única, divertida e cheia de aprendizados.


Beatriz Barboza Nitsche – 1º ano-Tarde/2022

Professoras responsáveis: Eliana Ponciano, Heloisa Cesar e Daniela Tiemy

 

Planetas

Os planetas expostos são construções realizadas pelas crianças, através dos quais pudemos explorar a proposta de produção de textos descritivos, bastante apropriados para essa idade por serem curtos e se pautarem em aspectos observáveis, mesmo que inventados. 

A partir de um roteiro construído coletivamente, definimos quais aspectos deveriam ser abordados durante a descrição e falamos sobre a importância de se revisar um texto de modo a deixá-lo cada vez mais claro e interessante para os leitores.

Começamos pela produção plástica e, para o registro escrito, cada criança fez a descrição do seu planeta. Os textos não foram corrigidos ortograficamente para preservar o reconhecimento da hipótese alfabética, porém é possível compreender a descrição e suas ideias.

Os planetas foram construídos em 3D, com material reciclável, a partir de um planejamento que incluía um desenho de seu esboço, sua execução e a finalização.

Professoras responsáveis: Eliana Ponciano, Heloisa Cesar e Daniela Tiemy

 

Apresentação de Música

As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar o momento de vivência musical que, de certa forma, conclui o ciclo/processo de aprendizagem. Ao vivenciar a prática e a execução musical do repertório estudado ao longo do ano, os alunos e alunas demonstram, em suas produções, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:

  • Duração: pulso e divisão rítmica
  • Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação
  • Intensidade: interpretação, dinâmica
  • Timbre: qualidade e personalidade do som
  • Expressividade e Autonomia

A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação por parte da professora e do professor e para a autoavaliação da criança diante de suas produções.

 Nossas apresentações serão constituídas por recortes de aulas, para mostrar a dinâmica das aulas e como se dá o processo de construção dos repertórios. Para algumas séries, apresentaremos pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, músicas tradicionais de outras partes do mundo, música de matriz africana e músicas do chamado cancioneiro popular brasileiro.

Professora e professor responsáveis: Rosana Araújo e Henrique Paulino da Silva

 

Atividades de socialização interna dos aprendizados

Data: segunda-feira, dia 07/11/2022
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de Grupo Interidades e 1º ano

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

As crianças se preparam para apresentar aos colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão, neste ano, crianças de GI e 1º ano. 

 

Roda de Capoeira

Data: quarta-feira, dia 23/11/2022
Horário: das 13h35 às 14h35
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do Grupo Interidades-Tarde e do 1º ano-Tarde

A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.

Neste ano, o GI e o 1º ano terão o desafio de fazer uma demonstração especial e contamos com a participação dos familiares para prestigiar esse importante momento  de ritualização dos aprendizados.

 Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundametal II Ensino Médio
  GI Manhã
GI Tarde
1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 97374 – 8388

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2022

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 97374 – 8388

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2022