4º ano-Manhã |
Produção e evento de abertura
Atividades de socialização interna – GI a 5º ano
Professores(as) responsáveis: |
Ilustração de Augusto Gusmão Lima, do 4º ano-Manhã, para o livro Fabulistas |
Livro de Fábulas |
A escolha do gênero “fábula” permitiu que as alunos e alunos do 4º ano elaborassem pela primeira vez, neste ano, uma narrativa cujo desafio é ter, como nos textos produzidos nos anos anteriores, certa linearidade – começo, meio e fim, com contextualização, conflito e resolução – e também a introdução de novos elementos: a analogia entre características humanas e aquelas atribuídas aos animais, como a esperteza ou a lealdade, por exemplo; e uma coerência da narrativa com a moral da história, sem que ela estivesse explícita no texto. Esse foi o grande desafio desta proposta. As crianças leram e estudaram muitas fábulas, realizaram reescritas para se apropriar desse gênero e produziram, então, os seus próprios textos. Várias revisões ortográficas e gramaticais foram feitas entre os alunos e as alunas, com as professoras e com revisoras de fora da sala. Não foram alteradas, no entanto, as frases elaboradas pelas crianças, em respeito às possibilidades de construção de narrativas de cada uma. Dedicaram-se, com muito empenho e gosto, às ilustrações de cada fábula e à capa do seu livro. |
Construções em papel |
Neste projeto da aula de Artes, as turmas do 4º ano-Manhã, 5º ano-Manhã e 5º ano-Tarde exploraram as possibilidades da construção de estruturas e figuras tridimensionais com papéis de diversos tipos. Frequentemente usado para escrever e desenhar, o papel ganhou novas dimensões a partir de dobras, cortes, abas e elementos vazados. Inspiradas por obras de Tomie Ohtake, Oscar Niemeyer e pelas figuras do teatro de sombra da Cia. Chipotle Teatro (México), as crianças desenharam suas ideias no caderno de Artes e partiram para o desafio da construção. Assim, nosso trabalho apresenta maquetes, estruturas abstratas e objetos de teatro de sombra. Dentro dessa variedade, cada detalhe guarda uma história. |
4th year interview show |
Aqui você vai encontrar vídeos das entrevistas realizadas pelos alunos e pelas alunas do 4º ano, resultantes da elaboração coletiva de um roteiro que resume o conteúdo de Personal Information, foco do trabalho do Inglês nesse 1º trimestre. Inspirados pelos vídeos produzidos pelas crianças dos anos anteriores, que simulavam um programa de entrevistas, o 4º ano pôs a mão na massa para criar um roteiro de perguntas com respostas personalizáveis, um cenário para suas entrevistas e filmagens para apresentá-las à comunidade do Equipe. Ao ensaiarem para as gravações, as crianças puderam treinar a entonação e pronúncia das palavras e também a escuta em inglês, além de colocar em prática o uso das question words e da estrutura das perguntas em inglês trabalhadas no trimestre. Os alunos e as alunas aceitaram o desafio da produção do vídeo e estão muito felizes com o resultado. |
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I |
GI Manhã GI Tarde |
G5/1º Ano Manhã 1º Ano Tarde 2º Ano Manhã 2º Ano Tarde 3º Ano Manhã 3º Ano Tarde 4º Ano Manhã 4º Ano Tarde 5º Ano Manhã 5º Ano Tarde |