Mostra Literária 2023 – 2º Ano-Manhã

2º ano-Manhã

Produção e evento de abertura

  • Livro As travas das línguas do 2º ano
  • Jogo de trilhas com trava-línguas pesquisados em família
  • Inglês: Jogo com vocabulário relativo à profissões e roupas
  • Roda de leitura, com as famílias, do livro elaborado pelo grupo

Atividades de socialização interna – GI a 5º ano

  • Apresentação do trabalho realizado (o que e como aprenderam) e leitura do livro produzido pelo grupo

Professoras responsáveis:
Luciana Justi e Heloisa Cesar
Bianca Figueiredo e Maria Fernanda Alvarenga (Inglês)

Ilustração de Joaquim Gomes Balmant, do 2º ano-Manhã, para o livro As travas das línguas do 2º ano


Trava-línguas

Para essa exposição, os alunos e as alunas do 2º ano elaboraram trava-línguas autorais.

Esse trabalho é o resultado de um estudo sobre trava-línguas, a partir da leitura de trava-línguas do repertório popular e do livro “Travadinhas”, de Eva Furnari.

Depois de brincarem muito e rirem com o desafio de recitar trava-línguas de forma cada vez mais rápida e sem se enrolar, os alunos e alunas começaram a observar a sua estrutura, a semelhança entre a sonoridade e a forma de escrita de muitas palavras, além de sistematizar a formação de algumas sílabas compostas. Essa pesquisa lhes possibilitou ampliar seu conhecimento sobre nosso sistema de escrita, planejar, criar, revisar e ilustrar os próprios trava-línguas.

Para a exposição, contamos com os textos autorais e também, considerando o caráter lúdico desse jogo com as palavras, organizamos um jogo de trilhas com os trava-línguas pesquisados pelas crianças junto com as famílias.



Clothesline clues to jobs people do

Neste varal, vocês encontrarão jogos produzidos pelas crianças do 2º ano ao longo das aulas de Inglês do 1º trimestre, inspirados pelo trabalho com o livro “Clothesline clues to jobs people do”, de Kathryn Heling e Deborah Hembrook, que apresentou às crianças vocabulário relativo às profissões e roupas.

Depois da leitura coletiva e discussão sobre o livro, os alunos e as alunas passaram a produzir o trabalho. Utilizando o desenho como registro, a criação das cartas à mão serviu de estratégia para a memorização e prática do vocabulário trabalhado. O uso espontâneo da estrutura gramatical e do vocabulário apresentado nas aulas aconteceu não apenas durante a produção dos baralhos, mas também durante as partidas do jogo, proporcionando diferentes contextos para o uso do vocabulário adquirido pelas crianças.

Cada caixa de jogo contém cinco personagens com profissões escolhidas pelas turmas, mais um conjunto de três itens de roupa ou acessório para cada um dos personagens.

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I
  GI Manhã
GI Tarde

G5/1º Ano Manhã

1º Ano Tarde
2º Ano Manhã
2º Ano Tarde
3º Ano Manhã
3º Ano Tarde

4º Ano Manhã
4º Ano Tarde
5º Ano Manhã
5º Ano Tarde