1º ano-Tarde |
Produção e evento de abertura
Atividades de socialização interna – GI a 5º ano
Professoras responsáveis: Camilla Guimarães e Tiemy Watanabe |
Ilustração de Helena Cezario Silva Jorge Canella, do 1º ano-Tarde, para o livro Os Ibejis enganam a morte |
Os Ibejis enganam a morte |
O livro apresentado é o resultado da reescrita coletiva da história “Os Ibejis enganam a morte”, mito registrado por Reginaldo Prandi no livro “Mitologia dos Orixás” . A proposta de reescrever uma história é uma situação muito adequada para a aprendizagem da escrita e da linguagem que usamos para escrever. Conhecendo bem o roteiro e sem a preocupação de criar o enredo, a criança pode investir em como organizar essa narrativa, atenta ao desafio de não omitir partes, considerar o uso de uma linguagem mais formal e garantir a compreensão das informações para que possa envolver diferentes leitores e leitoras. Ao longo do semestre, em nossas rodas de história, apresentamos algumas narrativas recontadas e inspiradas nos mitos da Cultura Iorubá. Nossa principal referência foi o livro “Omo-Oba – Histórias de princesas e príncipes”, de Kiusam de Oliveira. Para a elaboração do livro, realizamos uma sequência de atividades que incluiu a análise da narrativa e o planejamento do texto. As professoras atuaram como escribas das ideias do grupo e cada criança foi responsável por ilustrar individualmente um parágrafo ou pequeno trecho da história, além de produzir uma dupla de Ibejis idênticos (contando com o recurso de papel carbono) para compor o jogo de memória também exposto. Com muito orgulho e carinho, convidamos todos e todas a apreciarem o trabalho desta animada turma e conhecerem os dois irmãos e seus poderosos tambores mágicos! |
Colecionadores de cabeças |
Os alunos e as alunas do 1º ano-Tarde produziram registros, por meio de ilustrações e textos escritos em forma de lista, em que apresentam ideias, lembranças e boas memórias que “colecionam em suas cabeças”. Este trabalho teve como ponto de partida a leitura do livro “A colecionadora de cabeças”, de Ana Matsusaki, e se apoiou também na história “A coragem de Orunmilá”, narrada por Kiusam de Oliveira no livro “Omo-Oba – Histórias de princesas e príncipes”. Importante ressaltar que as listas escritas pelas crianças não passaram por correção ortográfica. Optamos por respeitar o momento de aprendizagem de cada um, garantindo apenas a escrita alfabética para possibilitar a compreensão de todos e todas. Contamos ainda com a maravilhosa parceria da Mari Carlin, artista visual e mãe da nossa aluna Maria (e também da Glória, aluna do GI-Tarde, e do Caetano, aluno do 4º ano-Tarde), que conduziu duas oficinas de colagem com a turma. |
Equipe do Equipe 2023 |
Todos os dias as crianças entram no colégio, encontram seus amigos, amigas, professoras e professores, aprendem, brincam e muitas vezes não se dão conta dos muitos profissionais que são fundamentais para o bom funcionamento desse espaço ao qual pertencem e que frequentam diariamente. Discutimos em roda o que era necessário para uma escola acontecer e convidamos as crianças para “pesquisar o espaço” e conhecer diferentes caminhos, “lugares secretos” aos quais os alunos e as alunas normalmente não têm acesso. Durante a visita, conhecemos e conversamos com profissionais de vários setores: administrativo, recepção, secretaria, limpeza, financeiro, cozinha, professores, professoras, orientação e direção. Nosso objetivo foi fortalecer o vínculo com esses e essas profissionais que fazem parte do dia a dia delas na escola e que as crianças passassem a reconhecer todos os funcionários e as funcionárias que trabalham dentro e fora da sala de aula, como educadores da escola. |
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I |
GI Manhã GI Tarde |
G5/1º Ano Manhã 1º Ano Tarde 2º Ano Manhã 2º Ano Tarde 3º Ano Manhã 3º Ano Tarde 4º Ano Manhã 4º Ano Tarde 5º Ano Manhã 5º Ano Tarde |