Mostra Literária – Grupo Interidades-Tarde

Grupo Interidades-Tarde

Produção e evento de abertura

  • Projetos Que fruta é essa? e De onde vem a chuva?
  • Roda de leitura, com as famílias, do livro GI comilão, abre o bocão, parte do projeto Que fruta é essa?

Atividades de socialização interna – GI a 5º ano

  • Apresentação do trabalho realizado (o que e como aprenderam), leitura do livro e dos registros produzidos pelo grupo

Professoras responsáveis:

  • Filomena Silva e Patrícia Escaleira

Ilustrações de Duna Pires do Rio Bernardes Ribeiro e Elisa Baron Dias no contexto do projeto Que fruta é essa?

Que fruta é essa?

          Que fruta é essa, Filó?

          Assim surgiu uma curiosidade, uma vontade de saber, pegar e provar algo que ainda era desconhecido ao tato, olfato e paladar.

          Nossos momentos de lanche são sempre animados, algumas vezes acontecem em sala e em outras fazemos piqueniques em nossa varanda. E foi em um desses momentos que as crianças começaram a se interessar por algumas frutas diferentes que traziam para lanchar.

          Desde o ano passado, o grupo está curioso em conhecer novas frutas, e estamos fazendo um lindo percurso: brincamos de adivinhar, colocando a fruta dentro de uma caixa tátil; fizemos tinta e construímos nossa árvore de todas as frutas. O envolvimento foi tanto que, assim que o ano de 2025 começou, as crianças já perguntaram: “Quando vamos ter a fruta surpresa?”. Então, resolvemos continuar a brincadeira, mas com um desafio a mais: as crianças precisavam pensar em boas perguntas para tentar acertar a fruta que o(a) colega trouxe, dessa vez sem tocar na fruta dentro da caixa, e não valia tentar adivinhar a fruta de primeira. Durante a brincadeira, elas faziam perguntas usando o repertório que fomos construindo desde o ano passado, como: “É rosa por dentro?”, “A casca tem pelinhos?” “É grande?”… Assim que uma criança adivinhava a fruta, ela era revelada e passada na roda para que todas as crianças pudessem sentir seu cheiro, textura e sabor.

          Durante o processo, pudemos trabalhar de forma divertida a oralidade na brincadeira de adivinhar a fruta, ampliando o repertório de palavras que as descrevem e caracterizam. Fizemos desenhos de observação, escrita espontânea dos nomes das frutas, ampliamos nosso paladar, brincamos de roda, fizemos leituras, conhecemos pintores como Giuseppe Arcimboldo, escrevemos nosso livro e montamos um divertido lince das frutas para todos se divertirem.

De onde vem a chuva?

          “Que barulho é esse? Filó, Pati, está caindo pedrinha, parece gelo!!!”.

          Todos estavam brincando e um barulho diferente vindo de fora chamou a atenção do grupo. Era a chuva, mas não era qualquer chuva, tinha pedrinhas que pareciam gelo. no mesmo instante, paramos o que estávamos fazendo e ficamos observando as pedrinhas caírem.  Conseguimos pegar algumas, observamos que cada uma tinha um tamanho diferente, e que, magicamente, elas derretiam em nossas mãos. Após observar, perguntamos às crianças se elas sabiam de onde vinham as pedrinhas de gelo, e muitas hipóteses foram lançadas: “De um planeta gelado”, “Do espaço”, “É água que vira gelo e depois derrete e não vira mais” …

         Decidimos investigar. A partir das hipóteses das crianças, fizemos experiências observando a evaporação da água, brincamos de congelar alguns brinquedos e flores, observamos a chuva pintar nosso papel, fizemos pinturas com gotas, lemos várias histórias com esse tema, observamos imagens de nuvens e seus diferentes formatos, discutimos em nossas rodas de conversa e as crianças queriam saber mais. Para aprofundar o assunto e responder algumas perguntas, convidamos o Micael Cecchini, pai do Benício do GI-M e doutor em Meteorologia, para conversar com as crianças. Foi uma roda cheia de trocas de informações, as crianças colocaram suas dúvidas, compartilharam seus saberes e descobertas e ficaram muito atentas às curiosidades contadas pelo Micael.

         Após a visita, retomamos as observações do céu e brincamos de tentar decifrar quais nuvens estávamos vendo.

 

ApresentaçãoEnsino InfantilEnsino Fundamental I
GI Manhã
GI Tarde

1º Ano Manhã
1º Ano Tarde
2º Ano Manhã
2º Ano Tarde
3º Ano Manhã e Tarde
4º Ano Manhã e Tarde
5º Ano Manhã e Tarde