| 1º ano-Tarde Produções e evento de abertura
Atividades de socialização interna – GI a 5º ano
Professoras responsáveis:
|
![]() Ilustração de Antonio Bergamasco Santos para o livro Monstros rimados Coletânea de Textos Rimados No 1º ano, aprender rimas virou uma grande brincadeira! Tudo começou com jogos de palavras faladas, em que as crianças exploravam sons parecidos e se encantavam com as coincidências sonoras. Quando começaram a se aventurar no mundo das letras, perceberam que palavras que rimam às vezes também terminam com as mesmas letras. A curiosidade despertou: “Por que algumas palavras terminam igual e outras não?”, “Precisa ter o mesmo som para rimar?”, “Essa palavra existe mesmo?” Essas perguntas alimentaram conversas ricas, cheias de descobertas. E foi assim que, no meio da rotina, surgia um grito animado: “Fiz uma rima!” — e mais uma criação ia para o nosso mural de registros, onde nós, professoras, atuamos como escribas dos pequenos autores. Ao longo do projeto, mergulhamos em diferentes estilos rimados: lemos poesias, ouvimos repente, cordel e as crianças adoraram o rap. Eles e elas se encantaram com as possibilidades de brincar com a linguagem e foram criando seus próprios textos rimados. O resultado? Uma linda coletânea com três livros, escritos por todas as crianças, com o apoio dos(as) colegas e a ajuda das professoras. E como as crianças demonstraram muito interesse pelo rap, trazendo o estilo como parte do seu repertório musical, pensamos: “E se colocássemos essas rimas em forma de música?”. Então, com o talento da professora de Música, Nina, o apoio do professor Gustavo (do 4º ano) e a participação especial do Pedro, pai do Nico, transformamos as rimas em canções. O projeto culminou na produção de um clipe — uma celebração da criatividade, da linguagem e da música! |
| Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I |
| GI Manhã GI Tarde | 1º Ano Manhã 1º Ano Tarde 2º Ano Manhã 2º Ano Tarde 3º Ano Manhã e Tarde 4º Ano Manhã e Tarde 5º Ano Manhã e Tarde |
