Mostra Literária – GI-Tarde

Grupo Interidades-Tarde

Produção e evento de abertura

• Projeto Garrinhas
  • Roda de leitura, com as famílias, do livro Garrinhas, nossa planta carnívora elaborado pelo grupo

Atividades de socialização interna – GI a 5º ano

• Apresentação do trabalho realizado (o que e como aprenderam) e leitura do livro produzido pelo grupo

Professoras responsáveis: Filomena Silva e Patrícia Escaleira

Ilustração de Aurora Coelho de Oliveira, do GI-Tarde, para o livro Garrinhas, nossa planta carnívora

Garrinhas, nossa planta carnívora

Este projeto partiu do interesse das crianças pelo livro “Uma planta muito faminta”, de Renato Moriconi. As crianças observaram as ilustrações e muitas perguntas foram surgindo sobre a planta carnívora: “Do que ela se alimenta?”, “Será que ela come gente?”, “Como é uma planta carnívora de verdade?”.

As crianças fizeram de início um desenho de como imaginavam uma planta carnívora, e depois passaram a cuidar de uma planta carnívora de verdade, a “Garrinhas” (nome dado pelo grupo), que foi recebida com muita alegria. O grupo se empenhou em pesquisar para entender quais cuidados a planta precisava, pesquisando em sites de cultivo e em livros da biblioteca, compartilhando informações com crianças que já haviam tido a planta em casa e tirando dúvidas com duas visitas importantíssimas, a do professor de Ciências Lucas Pessoa e a do Bruno Milan, que coleciona plantas carnívoras.

As crianças fizeram observações diárias da evolução da planta e registros utilizando materiais como aquarela, tintas naturais e argila. Observaram o seu tamanho (usando régua) e usaram o calendário da sala para marcar se havia folhas fechadas ou secas, e quantos dias a folha demorava para abrir quando capturava algum inseto.

O grupo deu início então à criação de um livro para o qual cada criança pudesse inventar o que a planta poderia comer. As professoras foram escribas e as crianças se divertiram bastante pensando nas cores de cada página, sugerindo título, votando e criando suas ilustrações.

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I
GI Manhã