Mostra Literária – 2º Ano-Manhã

04/06/2024

2º ano-Manhã

 

Produções e evento de abertura

  • Jogo Trave sua língua em 1,2,3…
  • Livro com a reescrita João e os 5 pés de feijão
  • Exposição de Artes: Desenhos de Bichos
  • Roda para jogar, com as famílias, o jogo elaborado pelo grupo

Atividades de socialização interna – GI a 5º ano

  • Apresentação do trabalho realizado (o que e como aprenderam) e leitura dos livros produzidos pelo grupo

Professores(as) responsáveis: Luciana Justi e Cida Rodrigues (2º ano-Manhã)
Professores(as) responsáveis: Tomás Decina e Inessa de Oliveira (Artes)

Ilustração de Manuela França Ferreira, do 2º ano-Manhã, para o livro João e os 5 pés de feijão

 

Reescrita João e os 5 pés de feijão

O 2º ano-manhã apresenta a reescrita do conto João e os 5 pés de feijão inspirado na versão “João e os 10 pés de feijões”, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pereira. Depois de ler e reler algumas vezes o livro e também ouvir outras versões dessa história, as crianças a recontaram coletivamente.

Para essa reescrita, a história foi dividida em duas partes. Na primeira, tendo a professora como escriba, a proposta foi a de que tentassem ser o mais fiéis possível ao texto original. Esta parte foi até o momento em que a mãe de João joga os feijões pela janela. Quando finalizada, o texto foi corrigido coletivamente para que percebessem a sequência da narrativa e a lógica do enredo. Para a elaboração da segunda parte, a proposta foi que cada criança ou dupla criasse uma nova versão para o desfecho da história. Essa produção contou também com a revisão coletiva dos(as) colegas e de revisoras externas.

A dedicação das crianças e o empenho nesta reescrita são perceptíveis no resultado do livro. A história foi contada com ricos detalhes e belíssimas ilustrações, que demonstram o quão valioso este trabalho se tornou para o grupo.

 

TRAÇA TRIGO PERIGO SÃO TODOS AMIGOS
Trava-língua e Ilustração de Telmo Francese Carbonato, do 2º ano-manhã, para o jogo “Trave sua língua em 1, 2, 3…”


Trave sua língua em 1,2,3…

O jogo apresentado é o resultado do estudo sobre trava-línguas, a partir da leitura do livro “Travadinhas”, de Eva Furnari e das leituras dos repertórios populares.

Depois de brincarem muito e rirem com o desafio de recitar trava-línguas de forma cada vez mais rápida e sem se enrolar, os alunos e as alunas começaram a observar a sua estrutura, a semelhança entre a sonoridade e a forma de escrita de muitas palavras, além de sistematizar a formação de algumas sílabas compostas. Essa pesquisa possibilitou a todos e todas ampliarem seu conhecimento sobre nosso sistema de escrita, planejar, criar, revisar e ilustrar seus próprios trava-línguas.

Agora é a vez de vocês: estão todos e todas convidados(as) a se arriscar neste delicioso jogo, que certamente fará sua língua travar!

Para contribuir com a brincadeira, o jogo é composto de um dado, em que cada face propõe um desafio diferente, e cartões que apresentam os trava-línguas autorais e dos repertórios trabalhados durante o processo.

Desenhos de bichos do 2º ano

 

Desenhos de Bichos

A proposta do curso de Artes para o 2º ano se dá na investigação e exploração das diversas possibilidades do desenho. As atividades do 1º trimestre trazem a brincadeira como impulso para a criatividade. Assim, desenhamos com materiais tradicionais e materiais alternativos (pecinhas, palitos, tecidos e tampinhas).

Na exploração dos materiais tradicionais (lápis e canetas), apresentamos, nesta exposição, os “Desenhos de Bichos”, uma atividade desafiadora de representação figurativa a partir da observação de fotografias do acervo da sala de artes. Pássaros, insetos, mamíferos, peixes e répteis oferecem um vasto conjunto de formas e cores a serem observadas em seus minuciosos detalhes e reproduzidas da forma mais atenta possível nas páginas do caderno de artes.

O resultado apresenta a riqueza e a variedade de recursos gráficos que as crianças lançam mão ao “traduzirem” para o desenho uma imagem fotográfica (realista), tornando cada desenho uma obra única e original.

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I
GI Manhã
GI Tarde

1º Ano Manhã

1º Ano Tarde
2º Ano Manhã
2º Ano Tarde
3º Ano Manhã e Tarde

4º Ano Manhã e Tarde
5º Ano Manhã
5º Ano Tarde
OBI

Mostra Literária – 2º Ano-Manhã

04/06/2024

2º ano-Manhã

 

Produções e evento de abertura

  • Jogo Trave sua língua em 1,2,3…
  • Livro com a reescrita João e os 5 pés de feijão
  • Exposição de Artes: Desenhos de Bichos
  • Roda para jogar, com as famílias, o jogo elaborado pelo grupo

Atividades de socialização interna – GI a 5º ano

  • Apresentação do trabalho realizado (o que e como aprenderam) e leitura dos livros produzidos pelo grupo

Professores(as) responsáveis: Luciana Justi e Cida Rodrigues (2º ano-Manhã)
Professores(as) responsáveis: Tomás Decina e Inessa de Oliveira (Artes)

Ilustração de Manuela França Ferreira, do 2º ano-Manhã, para o livro João e os 5 pés de feijão

 

Reescrita João e os 5 pés de feijão

O 2º ano-manhã apresenta a reescrita do conto João e os 5 pés de feijão inspirado na versão “João e os 10 pés de feijões”, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pereira. Depois de ler e reler algumas vezes o livro e também ouvir outras versões dessa história, as crianças a recontaram coletivamente.

Para essa reescrita, a história foi dividida em duas partes. Na primeira, tendo a professora como escriba, a proposta foi a de que tentassem ser o mais fiéis possível ao texto original. Esta parte foi até o momento em que a mãe de João joga os feijões pela janela. Quando finalizada, o texto foi corrigido coletivamente para que percebessem a sequência da narrativa e a lógica do enredo. Para a elaboração da segunda parte, a proposta foi que cada criança ou dupla criasse uma nova versão para o desfecho da história. Essa produção contou também com a revisão coletiva dos(as) colegas e de revisoras externas.

A dedicação das crianças e o empenho nesta reescrita são perceptíveis no resultado do livro. A história foi contada com ricos detalhes e belíssimas ilustrações, que demonstram o quão valioso este trabalho se tornou para o grupo.

 

TRAÇA TRIGO PERIGO SÃO TODOS AMIGOS
Trava-língua e Ilustração de Telmo Francese Carbonato, do 2º ano-manhã, para o jogo “Trave sua língua em 1, 2, 3…”


Trave sua língua em 1,2,3…

O jogo apresentado é o resultado do estudo sobre trava-línguas, a partir da leitura do livro “Travadinhas”, de Eva Furnari e das leituras dos repertórios populares.

Depois de brincarem muito e rirem com o desafio de recitar trava-línguas de forma cada vez mais rápida e sem se enrolar, os alunos e as alunas começaram a observar a sua estrutura, a semelhança entre a sonoridade e a forma de escrita de muitas palavras, além de sistematizar a formação de algumas sílabas compostas. Essa pesquisa possibilitou a todos e todas ampliarem seu conhecimento sobre nosso sistema de escrita, planejar, criar, revisar e ilustrar seus próprios trava-línguas.

Agora é a vez de vocês: estão todos e todas convidados(as) a se arriscar neste delicioso jogo, que certamente fará sua língua travar!

Para contribuir com a brincadeira, o jogo é composto de um dado, em que cada face propõe um desafio diferente, e cartões que apresentam os trava-línguas autorais e dos repertórios trabalhados durante o processo.

Desenhos de bichos do 2º ano

 

Desenhos de Bichos

A proposta do curso de Artes para o 2º ano se dá na investigação e exploração das diversas possibilidades do desenho. As atividades do 1º trimestre trazem a brincadeira como impulso para a criatividade. Assim, desenhamos com materiais tradicionais e materiais alternativos (pecinhas, palitos, tecidos e tampinhas).

Na exploração dos materiais tradicionais (lápis e canetas), apresentamos, nesta exposição, os “Desenhos de Bichos”, uma atividade desafiadora de representação figurativa a partir da observação de fotografias do acervo da sala de artes. Pássaros, insetos, mamíferos, peixes e répteis oferecem um vasto conjunto de formas e cores a serem observadas em seus minuciosos detalhes e reproduzidas da forma mais atenta possível nas páginas do caderno de artes.

O resultado apresenta a riqueza e a variedade de recursos gráficos que as crianças lançam mão ao “traduzirem” para o desenho uma imagem fotográfica (realista), tornando cada desenho uma obra única e original.

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I
GI Manhã
GI Tarde

1º Ano Manhã

1º Ano Tarde
2º Ano Manhã
2º Ano Tarde
3º Ano Manhã e Tarde

4º Ano Manhã e Tarde
5º Ano Manhã
5º Ano Tarde
OBI

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024