Mostra Literária – 5º Ano-Tarde

5º ano-Tarde

 

Produções e evento de abertura

  • Jornal de notícias sobre o Acampamento
  • Exposição de Artes: Construções em papel
  • Exposição de Inglês: Mini biografias de músicos estadunidenses
  • Roda de leitura do jornal com as famílias e de socialização do trabalho realizado

Atividades de socialização interna – GI a 5º ano

  • Apresentação do trabalho realizado em Português (o que, como, por que e qual a importância do que aprenderam) e leitura do jornal elaborado pelo grupo

Professores(as) responsáveis: Daniela Amorim e Dandara Martins
Professores(as) responsáveis: Tomás Decina e Inessa de Oliveira (Artes)
Professores(as) responsáveis:
Bianca Figueiredo e Gabriel Martins (Inglês)

Ilustração de Alice de Morais Schwab Schirmer e Francisco Meirelles de Andrade, do 5º ano-Tarde, para uma notícia do jornal

 

Extra! Extra!
ACAMPAMENTO VIRA NOTÍCIA NO JORNAL DO 5º ANO!
A redação de notícias

O estudo de notícia foi realizado a partir de uma sequência de atividades para o trabalho com o gênero do discurso (relatar) e, a partir dessas atividades, propusemos que as crianças observassem tanto o conteúdo – acontecimentos novos, reais, importantes e/ou interessantes – como características do gênero – os recursos para atrair o leitor, o destaque às informações mais importantes, a tentativa de exatidão e neutralidade, entre outros.

A leitura de notícias e o seu impacto na vida das pessoas deu início às discussões. Os alunos e as alunas compararam e analisaram a classificação dos diferentes assuntos que são noticiados tanto em jornais quanto em outros meios de comunicação, como rádio, televisão e internet. Observaram e destacaram, nas notícias, as características da estrutura do texto e a ordem em que os fatos são registrados. Durante este processo, tiveram a oportunidade de debater o lugar de responsabilidade do jornalismo em geral e de jornalistas na difusão da verdade do que noticiam e no combate às fake news. 

A partir de um roteiro de produção e avaliação, exercitaram a leitura, interpretação e escrita de algumas notícias. Por fim, produziram as matérias para o jornal do 5º ano. Aprenderam a organizar as informações relevantes, considerando elementos característicos desse gênero. Fizeram diferentes exercícios de escrita e etapas de revisão e, concluindo o trabalho, aprovaram uma revisão final para a publicação, contexto que proporcionou ao 5º ano boas reflexões sobre o uso da Língua e que possibilitou antecipar aprendizados, sem interferir no conteúdo produzido pelos alunos e pelas alunas. 

Na proposta deste ano, o nosso convite foi para que escrevessem sobre acontecimentos relativos às nossas temporadas no acampamento Repúbllica Lago. Houve um grande empenho de todos e todas que, desde antes da viagem, começaram a organizar o material de pesquisa e de divulgação do projeto. Construímos um crachá de jornalista e um bloco de anotações e, na semana da viagem, passamos nas salas do 1º ao 4º ano explicando o projeto e pedindo que compartilhassem experiências do RepLago conosco.

Nossos alunos e alunas ou, por que não dizer, a equipe de jornalismo, iniciou o levantamento dos acontecimentos ainda no acampamento e, na volta à escola, selecionou acontecimentos interessantes, contando sobre os assuntos mais diversos, organizados nos cadernos escolhidos, como Saúde, Acidentes e machucados, Animais e insetos, entre outros. Nesta atividade as duas turmas trabalharam juntas, compondo, em conjunto, a produção das notícias a serem publicadas.

Embora essa produção tenha como objetivo principal o estudo do gênero literário notícia, foi possível garantir o espaço lúdico, de integração e de criação neste contexto. O processo de pesquisa das notícias foi muito especial, assim como as entrevistas. 

A equipe de jornalismo foi responsável pela seleção (pesquisa, entrevista e levantamento das informações), produção do texto e escolha ou criação das imagens; e também decidiu, através de votação, numa proposta integrada entre as turmas, o nome e o logotipo do jornal.

Construções em papel do 5º ano-Tarde

 

Construções em papel

Neste projeto da aula de Artes, a turma do 5º ano-Tarde explorou o papel como material de construções tridimensionais. Frequentemente usado para escrever e desenhar, o papel oferece múltiplas possibilidades quando é dobrado, cortado, amassado, frisado, torcido, perfurado…

Durante o processo, com atividades variadas, levantamos estratégias para uma folha de papel ficar de pé, observamos imagens de obras de Tomie Ohtake e Oscar Niemeyer e exploramos o teatro de sombra, usando um projetor, painel branco e figuras recortadas em papelão.

Reunidas em grupos, as crianças criaram seus projetos, inicialmente desenhando suas ideias no caderno de artes e, em seguida, partindo para os desafios da construção. O resultado está presente nas maquetes, esculturas e figuras produzidas.

 

The past in north american music

Os LPs aqui expostos são uma produção dos alunos e das alunas do 5º ano feita a partir da descoberta e discussão sobre a história da música estadunidense. 

A criação dos textos possibilitou que eles e elas utilizassem dois dos principais eixos do trabalho de Inglês neste 1º trimestre: a estrutura do Passado Simples e o vocabulário sobre música. 

No processo de pesquisa, as crianças enfrentaram o desafio de ler textos não adaptados, procurar e destacar informações relevantes e depois organizá-las para criar mini biografias. Os grupos pesquisaram algumas e alguns dos mais relevantes músicos estadunidenses, escreveram sobre elas e eles e conheceram um pouco de sua produção musical, depois selecionaram fotos e utilizaram diferentes materiais para criar capas criativas para os LPs.

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I
GI Manhã
GI Tarde

1º Ano Manhã

1º Ano Tarde
2º Ano Manhã
2º Ano Tarde
3º Ano Manhã e Tarde

4º Ano Manhã e Tarde
5º Ano Manhã
5º Ano Tarde
OBI