5º ano-Manhã
|
Produções e evento de abertura
Atividades de socialização interna – GI a 5º ano
Professores(as) responsáveis: Valéria Rodrigo, Carolina Lisboa e Lara Nogueira |
Ilustração de Lavínia Gibertoni Nishimura, do 5º ano-Manhã, para uma notícia do jornal
|
Extra! Extra! |
ACAMPAMENTO VIRA NOTÍCIA NO JORNAL DO 5º ANO! |
A redação de notícias |
O estudo de notícia foi realizado a partir de uma sequência de atividades para o trabalho com o gênero do discurso (relatar) e, a partir dessas atividades, propusemos que as crianças observassem tanto o conteúdo – acontecimentos novos, reais, importantes e/ou interessantes – como características do gênero – os recursos para atrair o leitor, o destaque às informações mais importantes, a tentativa de exatidão e neutralidade, entre outros. A leitura de notícias e o seu impacto na vida das pessoas deu início às discussões. Os alunos e as alunas compararam e analisaram a classificação dos diferentes assuntos que são noticiados tanto em jornais quanto em outros meios de comunicação, como rádio, televisão e internet. Observaram e destacaram, nas notícias, as características da estrutura do texto e a ordem em que os fatos são registrados. Durante este processo, tiveram a oportunidade de debater o lugar de responsabilidade do jornalismo em geral e de jornalistas na difusão da verdade do que noticiam e no combate às fake news. A partir de um roteiro de produção e avaliação, exercitaram a leitura, interpretação e escrita de algumas notícias. Por fim, produziram as matérias para o jornal do 5º ano. Aprenderam a organizar as informações relevantes, considerando elementos característicos desse gênero. Fizeram diferentes exercícios de escrita e etapas de revisão e, concluindo o trabalho, aprovaram uma revisão final para a publicação, contexto que proporcionou ao 5º ano boas reflexões sobre o uso da Língua e que possibilitou antecipar aprendizados, sem interferir no conteúdo produzido pelos alunos e pelas alunas. Na proposta deste ano, o nosso convite foi para que escrevessem sobre acontecimentos relativos às nossas temporadas no acampamento Repúbllica Lago. Houve um grande empenho de todos e todas que, desde antes da viagem, começaram a organizar o material de pesquisa e de divulgação do projeto. Construímos um crachá de jornalista e um bloco de anotações e, na semana da viagem, passamos nas salas do 1º ao 4º ano explicando o projeto e pedindo que compartilhassem experiências do RepLago conosco. Nossos alunos e alunas ou, por que não dizer, a equipe de jornalismo, iniciou o levantamento dos acontecimentos ainda no acampamento e, na volta à escola, selecionou acontecimentos interessantes, contando sobre os assuntos mais diversos, organizados nos cadernos escolhidos, como Saúde, Acidentes e machucados, Animais e insetos, entre outros. Nesta atividade as duas turmas trabalharam juntas, compondo, em conjunto, a produção das notícias a serem publicadas. Embora essa produção tenha como objetivo principal o estudo do gênero literário notícia, foi possível garantir o espaço lúdico, de integração e de criação neste contexto. O processo de pesquisa das notícias foi muito especial, assim como as entrevistas. A equipe de jornalismo foi responsável pela seleção (pesquisa, entrevista e levantamento das informações), produção do texto e escolha ou criação das imagens; e também decidiu, através de votação, numa proposta integrada entre as turmas, o nome e o logotipo do jornal. |
Carimbos artesanais do 5º ano-Manhã
|
Carimbos artesanais e símbolos Adinkra |
As técnicas artesanais de reprodução da imagem são o tema central do curso de Artes para as turmas do 4º ano-Manhã e Tarde e do 5º ano-Manhã. Dessa forma, as crianças exploram, no 1º trimestre, stencils, máscaras e carimbos. Neste trabalho, o grupo entrou em contato com o Adinkra, um conjunto de símbolos do povo Ashanti, atualmente localizado em países da África Ocidental, como Gana, Burkina Faso, Togo e Costa do Marfim. Adinkra, segundo o IPEAFRO, “é um entre vários sistemas de escrita africanos, o que contraria a noção de que o conhecimento africano se resuma apenas à oralidade”. Eles são utilizados como ornamento na arquitetura e em objetos, mas principalmente na criação de tecidos usados por líderes em cerimônias importantes. Hoje em dia, os tecidos se tornaram populares, apesar de continuarem presentes em eventos tradicionais. Inspiradas pelos grafismos de cada símbolo e pelos conceitos que figuram entre os significados do Adinkra, as crianças aplicaram carimbos entintados com tinta guache sobre algodão cru para compor estampas e explorar os efeitos visuais das cores e da construção de padrões.
|
The past in north american music |
Os LPs aqui expostos são uma produção dos alunos e das alunas do 5º ano feita a partir da descoberta e discussão sobre a história da música estadunidense. A criação dos textos possibilitou que eles e elas utilizassem dois dos principais eixos do trabalho de Inglês neste 1º trimestre: a estrutura do Passado Simples e o vocabulário sobre música. No processo de pesquisa, as crianças enfrentaram o desafio de ler textos não adaptados, procurar e destacar informações relevantes e depois organizá-las para criar mini biografias. Os grupos pesquisaram algumas e alguns dos mais relevantes músicos estadunidenses, escreveram sobre elas e eles e conheceram um pouco de sua produção musical, depois selecionaram fotos e utilizaram diferentes materiais para criar capas criativas para os LPs. |
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I |
GI Manhã GI Tarde |
1º Ano Manhã 1º Ano Tarde 2º Ano Manhã 2º Ano Tarde 3º Ano Manhã e Tarde 4º Ano Manhã e Tarde 5º Ano Manhã 5º Ano Tarde OBI |