Mostra Literária – 4º ano-Manhã e Tarde

4º ano-Manhã e Tarde

Produções e evento de abertura

  • Livros de Fábulas
  • Exposição de Artes: Ideias para adiar o fim do mundo
  • Podcast de entrevistas em inglês: Face to face with the authors
  • Rodas de leitura, com as famílias, dos livros elaborados pelos grupos

Atividades de socialização interna – GI a 5º ano

  • Apresentação do trabalho realizado em Português (o que, como, por que e qual a importância do que aprenderam) e leitura dos livros de fábulas produzidos pelos grupos

Professores(as) responsáveis:

  • Rosangela Pedroso e Cida Rodrigues (4º ano-Manhã)
  • Bruna Giuliano e Gustavo Leopoldino (4º ano-Tarde)
  • Inessa de Oliveira e Se Paz Suzuki (Artes)
  • Bianca Figueiredo e Vitor Espindola (Inglês)

Ilustração de Antonio Tesini de Faria para a sua fábula

Livros de Fábulas

Este livro apresenta as produções elaboradas pelos alunos e pelas alunas do 4º ano-Manhã e Tarde.

A escolha do gênero “fábula” permitiu que elaborassem, neste ano, uma narrativa que tem como desafios, como nos textos produzidos nos anos anteriores, certa linearidade – começo, meio e fim, com contextualização, conflito e resolução – e também a introdução de novos elementos: a analogia entre características humanas e aquelas atribuídas aos animais, como a esperteza ou a lealdade; e uma coerência da narrativa com a moral da história, sem que ela esteja explícita no texto. Esse foi o grande desafio desta proposta.

As crianças leram e estudaram muitas fábulas, realizaram reescritas para se apropriar desse gênero e produziram, então, os seus próprios textos.

Várias revisões ortográficas e gramaticais foram feitas entre os alunos e as alunas, com as professoras e com revisores de fora da sala. Não foram alteradas, no entanto, as frases elaboradas pelas crianças, em respeito às possibilidades de construção de narrativas de cada uma.

Dedicaram-se, com muito empenho e gosto, às ilustrações de cada fábula e à capa do seu livro.

Ideias para adiar o fim do mundo

As técnicas artesanais de reprodução da imagem são o eixo de investigação central do curso de Artes para as turmas do 4° ano. Dessa forma, as crianças exploraram, no 1° trimestre, a produção de moldes e a aplicação de stencils e carimbos.

Especialmente para a Mostra Literária, as crianças foram convidadas a conhecer um pouquinho mais sobre o livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak, uma importante liderança indígena e referencial na luta pela preservação ambiental e defesa dos direitos dos povos originários.

Para Krenak, “as crianças, em qualquer cultura, são portadoras de boas novas. Em vez de serem pensadas como embalagens vazias que precisam ser preenchidas, entupidas de informação, deveríamos considerar que dali emerge uma criatividade e subjetividade capazes de inventar outros mundos.” Assim, como fruto desse trabalho, apresentamos aqui as “Ideias para adiar o fim do mundo”, segundo o 4° ano. Por meio da técnica do stencil, as crianças estamparam as suas ideias com tinta guache em tecidos de algodão cru.

Além disso, as crianças foram convidadas a transpor as suas ideias, elaboradas em pequenos grupos durante as rodas de conversa, em pequenas ilustrações. Tendo como referência o livro “Lampião e Lancelote” de Fernando Villela, as crianças produziram, individualmente, as ilustrações de suas ideias para adiar o fim do mundo. As ilustrações foram produzidas por carimbos feitos com borracha.

Ilustração da ideia para adiar o fim do mundo, de Benjamim de Amorim Maranhão de Magalhães

Face to face with the authors

Nesta exposição, você vai encontrar um podcast de entrevistas realizadas pelos alunos e pelas alunas do 4º ano com os alunos do 5º, resultantes da elaboração coletiva de um roteiro que resume o conteúdo de Personal Information, foco do trabalho de Inglês neste 1º trimestre.

Inspirados pelas produções feitas pelas crianças dos anos anteriores, que simulavam um programa de entrevistas, o 4º ano pôs a mão na massa para criar um roteiro de perguntas que foram feitas ao 5º ano a fim de apresentá-las à comunidade do Equipe. Ao ensaiarem para as gravações, os(as) estudantes puderam treinar a entonação e pronúncia das palavras e também a escuta em inglês, além de colocar em prática o uso das question words e da estrutura das perguntas. Cada aluno e aluna entrou no papel de jornalista e confeccionou um crachá de identidade com suas informações pessoais que complementam nossa exposição.

Os alunos e as alunas aceitaram o desafio da produção do podcast e estão muito felizes com o resultado.

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I
GI Manhã
GI Tarde

1º Ano Tarde
2º Ano Manhã
2º Ano Tarde
3º Ano Manhã e Tarde
4º Ano Manhã e Tarde
5º Ano Manhã e Tarde