Mostra Literária – 4º Ano-Manhã e Tarde

• Podcast de entrevistas em inglês: All about us
  • Roda de leitura, com as famílias, do livro elaborado pelo grupo

Atividades de socialização interna – GI a 5º ano

• Apresentação do trabalho realizado em Português (o que, como, por que e qual a importância do que aprenderam) e leitura do livro de fábulas produzido pelo grupo

Professores(as) responsáveis: Rosangela Pedroso e Cida Rodrigues (4º ano-Manhã)
Professores(as) responsáveis: Bruna Giuliano e Gustavo Leopoldino (4º ano-Tarde)
Professores(as) responsáveis:
Tomás Decina e Inessa de Oliveira (Artes)
Professores(as) responsáveis:
Bianca Figueiredo e Gabriel Martins (Inglês)

Ilustrações de Maria Isabel Gomes Ribeiro e Pina Fiamenghi Arrigoni, do 4º ano-Manhã, e de Ana Lopes Frajndlich, do 4º ano-Tarde, para os livros de fábulas

Livro de Fábulas

Este livro apresenta as produções elaboradas pelos alunos e pelas alunas do 4º ano-Manhã e Tarde.

A escolha do gênero “fábula” permitiu que elaborassem pela primeira vez, neste ano, uma narrativa cujo desafio é ter, como nos textos produzidos nos anos anteriores, certa linearidade – começo, meio e fim, com contextualização, conflito e resolução – e também a introdução de novos elementos: a analogia entre características humanas e aquelas atribuídas aos animais, como a esperteza ou a lealdade, por exemplo; e uma coerência da narrativa com a moral da história, sem que ela estivesse explícita no texto. Esse foi o grande desafio desta proposta.

As crianças leram e estudaram muitas fábulas, realizaram reescritas para se apropriar desse gênero e produziram, então, os seus próprios textos.

Várias revisões ortográficas e gramaticais foram feitas entre os alunos e as alunas, com as professoras e com revisoras de fora da sala. Não foram alteradas, no entanto, as frases elaboradas pelas crianças, em respeito às possibilidades de construção de narrativas de cada uma.

Dedicaram-se, com muito empenho e gosto, às ilustrações de cada fábula e à capa do seu livro.

Carimbos artesanais do 4º ano

Carimbos artesanais e símbolos Adinkra

As técnicas artesanais de reprodução da imagem são o tema central do curso de Artes para as turmas do 4º ano-Manhã e Tarde e do 5º ano-Manhã. Dessa forma, as crianças exploram, no 1º trimestre, stencils, máscaras e carimbos.

Neste trabalho, o grupo entrou em contato com o Adinkra, um conjunto de símbolos do povo Ashanti, atualmente localizado em países da África Ocidental, como Gana, Burkina Faso, Togo e Costa do Marfim. Adinkra, segundo o IPEAFRO, “é um entre vários sistemas de escrita africanos, o que contraria a noção de que o conhecimento africano se resuma apenas à oralidade”. Eles são utilizados como ornamento na arquitetura e em objetos, mas principalmente na criação de tecidos usados por líderes em cerimônias importantes. Hoje em dia, os tecidos se tornaram populares, apesar de continuarem presentes em eventos tradicionais.

Inspiradas pelos grafismos de cada símbolo e pelos conceitos que figuram entre os significados do Adinkra, as crianças aplicaram carimbos entintados com tinta guache sobre algodão cru para compor estampas e explorar os efeitos visuais das cores e da construção de padrões.

All about us

Nesta exposição, você vai encontrar um podcast de entrevistas realizadas pelos alunos e pelas alunas do 4º ano, resultantes da elaboração coletiva de um roteiro que resume o conteúdo de Personal Information, foco do trabalho de Inglês neste 1º trimestre.

Inspirados pelos trabalhos produzidos pelas crianças dos anos anteriores, que simulavam um programa de entrevistas, o 4º ano pôs a mão na massa para criar o roteiro, a partir do qual foram feitas gravações das crianças para apresentá-las à comunidade do Equipe. Ao ensaiarem para as gravações, os estudantes puderam treinar a entonação e pronúncia das palavras e também a escuta em inglês, além de colocar em prática o uso das question words e da estrutura das perguntas. Complementando a apresentação, cada aluno e aluna confeccionou um cartão de identidade com suas informações pessoais.

Os alunos e as alunas aceitaram o desafio da produção do podcast e estão muito felizes com o resultado.

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I

• Podcast de entrevistas em inglês: All about us
  • Roda de leitura, com as famílias, do livro elaborado pelo grupo

Atividades de socialização interna – GI a 5º ano