Mostra Literária – 3º Ano-Manhã e Tarde

Produções e evento de abertura

• Livro de contos baseados em mitos de origem indígenas
  • Exposição de Artes: Degradê, estudo das cores
  • Exposição de posters em inglês: Stuks!
  • Roda de leitura, com as famílias, do livro elaborado pelo grupo

Atividades de socialização interna – GI a 5º ano

• Apresentação do trabalho realizado sobre mitos de origem (o que, como e por que aprenderam) e leitura do livro de contos produzido pelo grupo

Professores(as) responsáveis: Maria Lucia de Souza e Cida Rodrigues (3º ano-Manhã)
Professores(as) responsáveis: Anita Correa e Érica Teixeira (3º ano-Tarde)
Professores(as) responsáveis:
Tomás Decina e Inessa de Oliveira (Artes)
Professores(as) responsáveis:
Bianca Figueiredo e Gabriel Martins (Inglês)

Ilustrações de Peter Andrade Dias, do 3º ano-Manhã, e de Lucas Steffen Peixeiro, do 3º ano-Tarde, para os livros de contos inspirados em mitos de origem indígenas

Os mitos de origem e os contos do 3º ano

No primeiro trimestre, iniciamos nossos estudos sobre os povos originários, especialmente sobre os primeiros habitantes do Brasil. Esses estudos despertaram a curiosidade e o encanto pelo modo de vida desses povos do passado ao descobrirem os sítios arqueológicos e os vestígios que os cientistas encontraram. Encantaram-se também por suas crenças, rituais e mitos de origem que apreciaram ao ouvir as histórias contadas por autores indígenas de vários povos. Além disso, fizeram a leitura compartilhada do livro “As fabulosas fábulas de Iauaretê”, de Kaká Werá Jacupé.

Cada criança foi convidada a fazer um roteiro prévio para escrever o seu próprio conto. As produções escritas passaram por revisões de aspectos referentes à organização do discurso e à forma convencional de se grafar palavras e pontuar os textos. Ao final, foi feita uma última revisão para a publicação, aprimorando com mais clareza aquilo que queriam expressar.

Através dos desenhos, representaram seus personagens e ambientes que imaginaram em seus textos. E para trazer mais vida a essa exposição, fizeram uma representação da floresta povoada destes personagens.

Estudo das cores do 3º ano

Degradê, estudo das cores

No curso de Artes, as turmas do 3º ano se dedicam ao estudo das cores. Canetinhas, lápis de cor, giz, corantes e tintas são os pontos de partida das nossas investigações.

Ao longo das aulas fizemos atividades para compreender algumas nomenclaturas, como as cores primárias, cores quentes e frias, e também realizamos experimentos com luz, filtros e pigmentos.

O trabalho aqui exposto se deu em duas etapas. Primeiro a construção do degradê, a transição entre duas cores que se mesclam criando novas cores ou tonalidades. Nesta etapa, as crianças usaram esponjas para aplicar a tinta guache sobre o papel canson branco. Detalhes como a pressão sobre o papel, a amplitude do gesto, a textura da superfície e a cobertura dos pigmentos povoaram a nossa prática no ateliê. Num segundo momento, as crianças desenharam com giz pastel sobre os papéis pintados, criando novas camadas na composição visual.

Os painéis foram montados coletivamente, reunindo os trabalhos individuais em grandes conjuntos multicoloridos, evidenciando a vibração das cores e o fascínio que elas produzem aos nossos olhos.

Ilustrações de Benjamim Zapella Andrade Santos, do 3º ano-Manhã, e de Nina Mascaro Campos, do 3º ano-Tarde, para o trabalho de Inglês

Stuck!

Nesta exposição vocês encontrarão posters produzidos pelas crianças do 3º ano ao longo das aulas de Inglês do 1º trimestre, inspirados pelo trabalho com o livro “Stuck”, de Oliver Jeffers. Aproveitamos o conteúdo do livro para treinar o uso das preposições de lugar e sua escrita, além de ampliar o vocabulário em língua inglesa das crianças.

Depois da leitura coletiva e discussão sobre o livro, os alunos e as alunas passaram a produzir árvores e objetos para ficarem presos nelas, como acontece no livro. A partir dessas criações, as crianças escreveram frases simples sobre a posição dos objetos em suas árvores. Tomando cuidado para que elas utilizassem a estrutura gramatical e as preposições corretamente, mantivemos as trocas ortográficas comuns nesta faixa etária, que são testemunha do processo autônomo de escrita das crianças. Esperamos que as leituras e os leitores gostem e se divirtam com os resultados!

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I
GI Manhã
GI Tarde

1º Ano Manhã

1º Ano Tarde
2º Ano Manhã
2º Ano Tarde
3º Ano Manhã e Tarde

4º Ano Manhã e Tarde
5º Ano Manhã
5º Ano Tarde
OBI

Mostra Literária – 3º Ano-Manhã e Tarde

04/06/2024

3º ano-Manhã e Tarde

Produções e evento de abertura

• Livro de contos baseados em mitos de origem indígenas
  • Exposição de Artes: Degradê, estudo das cores
  • Exposição de posters em inglês: Stuks!
  • Roda de leitura, com as famílias, do livro elaborado pelo grupo

Atividades de socialização interna – GI a 5º ano

Professores(as) responsáveis: Anita Correa e Érica Teixeira (3º ano-Tarde)
Professores(as) responsáveis:
Tomás Decina e Inessa de Oliveira (Artes)
Professores(as) responsáveis:
Bianca Figueiredo e Gabriel Martins (Inglês)

Os mitos de origem e os contos do 3º ano

Estudo das cores do 3º ano