2º ano-Tarde Produções e evento de abertura
Atividades de socialização interna – GI a 5º ano
Professores(as) responsáveis:
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Ilustração de Cecília Dias Novaes para o seu trava-língua Jogo das Palavras Travadas O jogo apresentado é o resultado do estudo sobre trava-línguas, a partir da leitura do livro “Travadinhas”, de Eva Furnari, e das leituras dos repertórios populares. Depois de brincarem muito e rirem com o desafio de recitar trava-línguas de forma cada vez mais rápida e sem se enrolar, os alunos e as alunas começaram a observar a sua estrutura, a semelhança entre a sonoridade e a forma de escrita de muitas palavras, além de sistematizar a formação de algumas sílabas compostas. Essa pesquisa possibilitou a todos e todas ampliarem seu conhecimento sobre nosso sistema de escrita, planejar, criar, revisar e ilustrar seus próprios trava-línguas. Agora é a vez de vocês: estão todos e todas convidados(as) a se arriscar neste delicioso jogo, que certamente fará sua língua travar! Para contribuir com a brincadeira, o jogo é composto de uma roleta, em que cada espaço propõe um desafio diferente, e cartões que apresentam os trava-línguas autorais e dos repertórios trabalhados durante o processo. |
Ilustração de Nina Braga Costa Lima para a sua indicação literária Indicações literárias A leitura literária é essencial para a construção de repertórios culturais, o desenvolvimento da sensibilidade e a formação crítica dos estudantes. É no convívio com uma comunidade leitora que surgem preferências, descobertas e conexões únicas. Nosso trabalho com indicações literárias nasceu das conversas espontâneas durante as rodas de leitura. Aos poucos, fomos ampliando o olhar sobre os livros: observamos autores(as), ilustradores(as), coleções e temas que despertavam o interesse de cada criança. Ao refletir sobre os critérios de escolha dos livros que as crianças trouxeram para compor nossa biblioteca de sala ou dos que retiraram da biblioteca da escola para levarem para casa, surgiu a ideia de realizarmos uma pesquisa com os trabalhadores, estudantes e familiares da escola, buscando compreender o que costuma ajudar leitores e leitoras na hora de escolher um livro. Ao organizar as informações pesquisadas, chamou a atenção do grupo a grande quantidade de escolhas a partir de indicações literárias, o que nos levou a conversar sobre a importância de falar sobre as histórias dos livros sem revelar tudo, mantendo o mistério e o prazer da descoberta — mas sempre tentando despertar a curiosidade e o encantamento em outros leitores. Ao final do 1º trimestre, revisitamos nossas leituras e, ao ouvir as reflexões das crianças, surgiu o convite: que tal indicar um livro que tenha tocado você de maneira especial? Assim nasceram nossas indicações literárias: um convite para que outras leitoras e outros leitores também se encantem com o nosso repertório. |
Brinquedos produzidos por Athena Saori Guimarães Tasato e Théo Shinji Tanaka Santos Inventário de brinquedos O projeto de Artes no 1º trimestre, “Brinquedos e brincadeiras populares”, consistiu em propor às crianças que experienciassem, apreciassem e produzissem alguns brinquedos populares, integrando, deste modo, as brincadeiras tradicionais da infância ao aprendizado artístico. Como fruto desse trabalho, apresentamos o nosso pequeno “inventário de brinquedos” com alguns dos brinquedos produzidos pelas crianças no Ateliê de Artes. Ao longo do trimestre, as crianças foram convidadas a explorar diferentes materialidades como argila, madeira, tecidos, papéis, entre outros. Assim, tivemos como objetivo que explorassem o uso das mãos como instrumento de produção de seus próprios brinquedos, assim como percebessem as diferentes características de cada materialidade e suas possibilidades de exploração. Os brinquedos aqui apresentados buscam dialogar com os elementos presentes na cultura popular e na natureza. O traca-traca, engenhoca que também recebe o nome de “escada de jacó”, é um brinquedo folclórico muito presente em alguns lugares do nordeste brasileiro. Os barquinhos de argila remetem às brincadeiras com o barro e a água, tão antigas quanto a própria humanidade. As piabas, também conhecidas como peixe voadores, nos permitem brincar com o vento e também são sábias mensageiras de quando a chuva está por vir. Como referências artísticas, utilizamos as obras de Arthur Bispo do Rosário, as caretas de Acupe e a Reviravolta de Gaia, de Mariana Lacerda e Rivane Neuenschwander. |
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I |
GI Manhã GI Tarde |
1º Ano Manhã 1º Ano Tarde 2º Ano Manhã 2º Ano Tarde 3º Ano Manhã e Tarde 4º Ano Manhã e Tarde 5º Ano Manhã e Tarde |