Cronograma | |||
Atividade | Data | Horário | Participantes |
Escola, Arte e Cultura | Sábado 05 de Novembro |
9h às 10h | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Atividade interna de socialização | 2ª feira 07 de Novembro |
Período de aula | Alunos(as), educadores(as) |
Roda de Capoeira | 4ª feira 30 de Novembro |
8h40 às 9h30 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Apresentação de Música | 5ª feira 08 de Dezembro |
17h25 às 17h55 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Data: sábado, dia 05/11/2022
Horário: das 9h às 10h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo
Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.
Agora eu era… |
A partir de leituras compartilhadas do livro “Agora eu era”, de Arthur Nestrovski e Laerte, muitas conversas e brincadeiras de faz de conta, os alunos e as alunas foram convidados(as) a escrever novas versões para o livro, colocando-se como protagonistas da história, descrevendo seu dia a dia e sentimentos.
Nessa primeira produção de um texto narrativo para publicação, os(as) estudantes puderam refletir sobre o sistema de escrita, sobre as diferenças entre o texto falado e o escrito e o uso da pontuação e das regras ortográficas aprendidas, em atividades que propiciaram o exercício dos recursos de produção autoral e de revisão de textos.
O processo de trabalho foi muito prazeroso e as crianças puderam se entregar livremente a tudo o que desejaram criar.
Joaquim Faria Eliezer – 2º ano-Tarde/2022
Professoras responsáveis: Camilla Guimarães e Érica Teixeira
Caderno de Memórias e linha do Tempo “Assim foi o 2º ano da Tarde em 2022” |
Os Cadernos de memórias do 2º ano e a Linha do Tempo foram organizados com a intenção de resgatar as principais experiências do 2º ano-Tarde em 2022.
A partir da aproximação com os conceitos de documentos e fatos históricos, a proposta feita aos alunos e às alunas foi a de registrarmos os acontecimentos, atividades, leituras e vivências escolares, organizando as situações mais significativas para o grupo.
Em cadernos confeccionados pelas próprias crianças, cada uma foi registrando, ao longo do ano, sua trajetória pessoal e, com a aproximação do final do ano, elaboramos juntos uma linha do tempo, como uma importante estratégia para o grupo perceber quantas foram as conquistas. Ela permite também a compreensão de que as aprendizagens dependem de um conhecimento anterior, de interações, conversas, pesquisas e investimento, trazendo a ideia de processo, de que o aprender é contínuo e do quanto se aprende coletivamente.
Entendendo que os “Cadernos de memória” têm como objetivo o registro do momento de cada criança, optamos por não corrigir as escritas, respeitando suas hipóteses acerca da organização do sistema alfabético e das regras ortográficas.
As crianças se empenharam em todos os registros e trabalharam na organização e na montagem desta bela e significativa memória de um período de suas vidas.
Professoras responsáveis: Camilla Guimarães e Érica Teixeira
Exposição de Artes – “Coleção de figurinhas” |
Nem só de copa vive um álbum! Neste trabalho, você pode mergulhar no universo de personagens, heróis, bichinhos fofos e estranhos que habitam o imaginário das crianças do 2º ano, e que ganharam forma nas mais de 40 coleções dispostas nas prateleiras da banca. Álbuns completos e incompletos, envelopes com figurinhas raras, legend, premium, e como não poderia deixar de ser, figurinhas repetidas… ótimas para trocar com os amigos e amigas!
Esta brincadeira embalou nossas aulas nos últimos meses, e trouxe tanto envolvimento com os procedimentos de desenho, colagem e composição visual que foi difícil parar! A criatividade correu solta e o desejo de aumentar a coleção foi preenchendo o tempo, os álbuns e os envelopes coloridos! Cada detalhe revela uma história, cada figurinha traz um pedacinho das propostas que envolvem as aulas de Artes.
Aqui o convite é abrir os envelopes, folhear os álbuns e observar de pertinho essas mini obras e suas histórias.
Completam essa exposição os desenhos de bichos que fizemos no caderno de Artes a partir da observação de fotografias.
Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba
Exposição de Inglês – “Our Town” |
Nas aulas de inglês deste trimestre, os alunos e as alunas do 2° ano aprenderam Parts of the house e Places in the town através de contação de histórias, músicas e brincadeiras. Com muita imaginação e criatividade, as crianças criaram com papel e canetinhas os prédios, as casas, os carros e os animais que compõem um mural, fazendo referência ao caminho que fazem cotidianamente de suas casas até a escola e praticando o vocabulário que aprenderam nas aulas de inglês durante o processo.
Professora e professor responsáveis: Bianca Figueiredo e Pedro Goes
Data: segunda-feira, dia 07/11/2022
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de 2º e 5º ano
As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).
Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.
As crianças se preparam para apresentar aos colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.
Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.
Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão, neste ano, crianças de 2º e 3º ano.
Data: quarta-feira, dia 30/11/2022
Horário: das 8h40 às 9h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 2º e 3º ano-Tarde
A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.
Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.
Neste ano, o 2º e o 3º ano terão o desafio de fazer uma demonstração especial e contamos com a participação dos familiares para prestigiar esse momento importante de ritualização dos aprendizados.
Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)
Data: quinta-feira, dia 08/12/2022
Horário: das 17h25 às 17h55
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo
As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar o momento de vivência musical que, de certa forma, conclui o ciclo/processo de aprendizagem. Ao vivenciar a prática e a execução musical do repertório estudado ao longo do ano, os alunos e alunas demonstram, em suas produções, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:
- Duração: pulso e divisão rítmica
- Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação
- Intensidade: interpretação, dinâmica
- Timbre: qualidade e personalidade do som
- Expressividade e Autonomia
A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação por parte da professora e do professor e para a autoavaliação da criança diante de suas produções.
Nossas apresentações serão constituídas por recortes de aulas, para mostrar a dinâmica das aulas e como se dá o processo de construção dos repertórios. Para algumas séries, apresentaremos pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, músicas tradicionais de outras partes do mundo, música de matriz africana, e músicas do chamado cancioneiro popular brasileiro.
Professora e professor responsáveis: Rosana Araújo e Henrique Paulino da Silva
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I | Ensino Fundametal II | Ensino Médio |
---|---|---|---|---|
GI Manhã GI Tarde |
1° Ano Manhã 1° Ano Tarde 2° Ano Manhã 2° Ano Tarde 3° Ano Manhã 3° Ano Tarde 4° Ano Manhã 4° Ano Tarde 5° Ano Manhã 5° Ano Tarde |
6° Ano 7° Ano 8° Ano 9° Ano |
1ª Série 2ª Série 3ª Série |