Mostra Literária – 5º ano-Manhã e Tarde

5º ano-Manhã e Tarde

Produções e evento de abertura

  • Jornal de notícias sobre o Acampamento
  • Exposição de Artes: A bicharada
  • Exposição de Inglês: Mini biografias de músicos negros estadunidenses
  • Roda de leitura do jornal com as famílias e de socialização do trabalho realizado

Atividades de socialização interna – GI a 5º ano

  • Apresentação do trabalho realizado em Português (o que, como, por que e qual a importância do que aprenderam) e leitura do jornal elaborado pelo grupo

Professores(as) responsáveis:

  • Valéria Rodrigo e Carolina Lisboa
  • Daniela de Amorim e Julia Paladino
  • Inessa de Oliveira e Se Paz Suzuki (Artes)
  • Bianca Figueiredo e Vitor Espindola (Inglês)

 

Ilustração de Nina Barros de Toledo Sene para o Jornal de notícias sobre o acampamento

Extra! Extra!

ACAMPAMENTO VIRA NOTÍCIA NO JORNAL DO 5º ANO!

A redação de notícias

O estudo da notícia com as alunas e os alunos do 5º ano foi realizado a partir de uma sequência de atividades para o trabalho com o gênero do discurso (relatar). Propusemos inicialmente que as crianças observassem tanto o conteúdo – acontecimentos novos, reais, importantes e/ou interessantes – como as características do próprio gênero – os artifícios para atrair o leitor, o destaque às informações mais importantes, a tentativa de exatidão e neutralidade, entre outros.

A leitura de notícias e o seu impacto na vida das pessoas deu início às discussões. Os alunos e as alunas compararam e analisaram a classificação dos diferentes assuntos que são noticiados tanto em jornais como em outros meios de comunicação, como rádio, televisão e internet. Observaram e destacaram, nas notícias, as características da estrutura do texto e a ordem em que os fatos são registrados.

A partir de propostas de redação de notícias, exercitaram a escrita. Por fim, redigiram suas produções para o jornal do 5º ano. Aprenderam a organizar as informações relevantes, assim como a utilizar elementos característicos deste gênero. Fizeram diversas revisões e aprovaram um texto final para publicação, que retomou e antecipou aprendizados, mas respeitou integralmente a estrutura das frases elaboradas pelos alunos e pelas alunas.

Neste ano, o nosso convite foi para que escrevessem sobre acontecimentos relativos às nossas temporadas no acampamento Repúbllica Lago. Houve um grande empenho de todos e todas que, desde antes da viagem, começaram a organizar o material de pesquisa e de divulgação do projeto. Construímos um crachá de jornalista e um bloco de anotações e, na semana da viagem, passamos nas salas do 1º ao 4º ano explicando o projeto e pedindo que compartilhassem experiências do RepLago conosco.

Embora essa produção tenha como objetivo principal o estudo do gênero literário notícia, foi possível garantir o espaço lúdico, de integração e de criação neste contexto. O processo de pesquisa das notícias foi muito especial, assim como as entrevistas.

A equipe de jornalismo foi responsável pela seleção (pesquisa, entrevista e levantamento das informações), produção do texto e escolha ou criação das imagens e legendas; e também decidiu, através de votação, numa proposta integrada entre as duas turmas, o nome e o logotipo do jornal.

Escultura de bicho, de Aurora Mogadouro Pomar, Flora Caetano Custódio, Inara Solimar Ribeiro Guedes e Lara Zeppini Menezes Mohr

A bicharada

No 5° ano, o curso de Artes é dedicado à investigação da composição tridimensional, por meio da construção de formas no espaço através de diferentes técnicas, incluindo a compreensão de conceitos como volume, equilíbrio, largura e profundidade.

Ao longo do 1° trimestre, tivemos como objetivo a exploração de diferentes materialidades e as suas possibilidades de construção, buscando investigar diferentes estratégias de sustentação, corte, dobras e fixação. Como fruto desse trabalho, apresentamos “A bicharada” do 5° ano: uma série de esculturas criadas pelas crianças sob inspiração dos Bichos, de Lygia Clark.

As esculturas foram produzidas com papel paraná e possuem dobradiças feitas com canudos e palitos, que possibilitam a articulação de diferentes formatos. Assim, não se prende unicamente à forma original aqui apresentada, dando abertura a uma infinidade de possibilidades para a criação de novos bichos. As pinturas foram realizadas de maneira livre, de acordo com as ideias e inspirações de cada grupo.

Assim como Lygia Clark propunha em suas obras, as esculturas desafiam as formas tradicionais de arte ao promover a interação e manipulação do público que aprecia que pode transformá-las em algo novo e único.

The past of African-american music

Os LPs aqui expostos são uma produção dos alunos e das alunas do 5º ano feita a partir da descoberta e discussão sobre a história da música negra estadunidense.

A criação dos textos possibilitou que eles e elas utilizassem dois dos principais eixos do trabalho de Inglês neste 1º trimestre: a estrutura do Passado Simples e o vocabulário sobre música.

No processo de pesquisa, as crianças enfrentaram o desafio de ler textos não adaptados, procurar e destacar informações relevantes e depois organizá-las para criar mini biografias. Os grupos pesquisaram algumas e alguns dos mais relevantes músicos estadunidenses, escreveram sobre elas e eles e conheceram um pouco de sua produção musical, depois selecionaram fotos e utilizaram diferentes materiais para criar capas criativas para os LPs.

ApresentaçãoEnsino InfantilEnsino Fundamental I
GI Manhã
GI Tarde

1º Ano Manhã
1º Ano Tarde
2º Ano Manhã
2º Ano Tarde
3º Ano Manhã e Tarde
4º Ano Manhã e Tarde
5º Ano Manhã e Tarde