Grupo Interidades-Tarde Produção e evento de abertura
Atividades de socialização interna – GI a 5º ano
Professoras responsáveis:
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![]() Ilustrações de Duna Pires do Rio Bernardes Ribeiro e Elisa Baron Dias no contexto do projeto Que fruta é essa? Que fruta é essa? Que fruta é essa, Filó? Assim surgiu uma curiosidade, uma vontade de saber, pegar e provar algo que ainda era desconhecido ao tato, olfato e paladar. Nossos momentos de lanche são sempre animados, algumas vezes acontecem em sala e em outras fazemos piqueniques em nossa varanda. E foi em um desses momentos que as crianças começaram a se interessar por algumas frutas diferentes que traziam para lanchar. Desde o ano passado, o grupo está curioso em conhecer novas frutas, e estamos fazendo um lindo percurso: brincamos de adivinhar, colocando a fruta dentro de uma caixa tátil; fizemos tinta e construímos nossa árvore de todas as frutas. O envolvimento foi tanto que, assim que o ano de 2025 começou, as crianças já perguntaram: “Quando vamos ter a fruta surpresa?”. Então, resolvemos continuar a brincadeira, mas com um desafio a mais: as crianças precisavam pensar em boas perguntas para tentar acertar a fruta que o(a) colega trouxe, dessa vez sem tocar na fruta dentro da caixa, e não valia tentar adivinhar a fruta de primeira. Durante a brincadeira, elas faziam perguntas usando o repertório que fomos construindo desde o ano passado, como: “É rosa por dentro?”, “A casca tem pelinhos?” “É grande?”… Assim que uma criança adivinhava a fruta, ela era revelada e passada na roda para que todas as crianças pudessem sentir seu cheiro, textura e sabor. Durante o processo, pudemos trabalhar de forma divertida a oralidade na brincadeira de adivinhar a fruta, ampliando o repertório de palavras que as descrevem e caracterizam. Fizemos desenhos de observação, escrita espontânea dos nomes das frutas, ampliamos nosso paladar, brincamos de roda, fizemos leituras, conhecemos pintores como Giuseppe Arcimboldo, escrevemos nosso livro e montamos um divertido lince das frutas para todos se divertirem. |
| De onde vem a chuva? “Que barulho é esse? Filó, Pati, está caindo pedrinha, parece gelo!!!”. Todos estavam brincando e um barulho diferente vindo de fora chamou a atenção do grupo. Era a chuva, mas não era qualquer chuva, tinha pedrinhas que pareciam gelo. no mesmo instante, paramos o que estávamos fazendo e ficamos observando as pedrinhas caírem. Conseguimos pegar algumas, observamos que cada uma tinha um tamanho diferente, e que, magicamente, elas derretiam em nossas mãos. Após observar, perguntamos às crianças se elas sabiam de onde vinham as pedrinhas de gelo, e muitas hipóteses foram lançadas: “De um planeta gelado”, “Do espaço”, “É água que vira gelo e depois derrete e não vira mais” … Decidimos investigar. A partir das hipóteses das crianças, fizemos experiências observando a evaporação da água, brincamos de congelar alguns brinquedos e flores, observamos a chuva pintar nosso papel, fizemos pinturas com gotas, lemos várias histórias com esse tema, observamos imagens de nuvens e seus diferentes formatos, discutimos em nossas rodas de conversa e as crianças queriam saber mais. Para aprofundar o assunto e responder algumas perguntas, convidamos o Micael Cecchini, pai do Benício do GI-M e doutor em Meteorologia, para conversar com as crianças. Foi uma roda cheia de trocas de informações, as crianças colocaram suas dúvidas, compartilharam seus saberes e descobertas e ficaram muito atentas às curiosidades contadas pelo Micael. Após a visita, retomamos as observações do céu e brincamos de tentar decifrar quais nuvens estávamos vendo.
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| Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I |
| GI Manhã GI Tarde | 1º Ano Manhã 1º Ano Tarde 2º Ano Manhã 2º Ano Tarde 3º Ano Manhã e Tarde 4º Ano Manhã e Tarde 5º Ano Manhã e Tarde |
