1º ano-Tarde
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Produções e evento de abertura
Atividades de socialização interna – GI a 5º ano
Professoras responsáveis: Eliana Ponciano e Júlia Kayano |
Ilustração de Miguel Moreira Lima Mattoso, do 1º ano-Tarde, para o projeto Minhas Vontades
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Projeto Minhas Vontades |
Na formação de grupo do 1º ano, nos deparamos naturalmente com muitas emoções e vontades. Escola nova, novos colegas, novas parcerias, novos combinados e regras. Diante desse momento de crescimentos e encontros, as vontades se misturam e os combinados aparecem, pois nem sempre a vontade de um é a mesma do outro. Mas quais são as vontades que aparecem? Quais são as vontades destas crianças? As vontades deste grupo? Vontade do corpo, das emoções, dos pensamentos, dos sonhos. Foram muitas rodas de conversa e leituras que possibilitaram a discussão no grupo sobre o tema. Nos apoiamos na leitura do livro: “o esconderijo das vontades”, de Jonas Ribeiro, que inspirou o grupo a criar sua versão da história. O texto veio ao longo dessas conversas e reflexões, em que pudemos trabalhar a escrita das crianças, acompanhando o processo individual de cada uma. Foram realizadas algumas revisões com ajuda das professoras e os recursos disponíveis na sala, a fim de que o texto fosse compreensível para o público leitor. Cada criança está num momento do processo de alfabetização – como é típico desta faixa etária – e não necessariamente a produção do livro revela o momento de cada uma. Nas produções individuais, às quais cada família terá acesso, é possível acompanhar o percurso individual das crianças. Trazemos aqui textos suspensos, assim como ficam as vontades suspensas, os sentimentos, os pensamentos, os sonhos… até que possam (ou não), aterrissar e se tornar realidade.
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Equipe do Equipe |
Todos os dias as crianças entram no colégio, encontram seus amigos, amigas, professoras e professores, aprendem, brincam e muitas vezes não se dão conta dos muitos profissionais que são fundamentais para o bom funcionamento desse espaço ao qual pertencem e que frequentam diariamente. Discutimos em roda o que era necessário para uma escola acontecer e convidamos as crianças a pesquisarem o espaço e a conhecerem diferentes caminhos, “lugares secretos” aos quais os alunos e as alunas normalmente não têm acesso. Durante a visita, conheceram e conversaram com profissionais de vários setores: administrativo, recepção, secretaria, limpeza, financeiro, cozinha, professores, professoras, orientação e direção. Nosso objetivo foi fortalecer o vínculo com esses e essas profissionais que fazem parte do dia a dia delas na escola e que as crianças passassem a reconhecer todos os funcionários e as funcionárias que trabalham dentro e fora da sala de aula como educadores da escola. Em função do interesse pela leitura, tão presente no 1º ano, as crianças ficaram curiosas por saber que histórias ou livros esses adultos liam quando tinham seis anos de idade. Então cada criança foi pela escola entrevistar os educadores de dentro e fora de sala de aula. Coletamos esses dados, organizamos uma tabela e pontuamos os mais lidos. Por fim, convidamos a Equipe do Equipe a realizar um momento de leitura no nosso grupo. |
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I |
GI Manhã GI Tarde |
1º Ano Manhã 1º Ano Tarde 2º Ano Manhã 2º Ano Tarde 3º Ano Manhã e Tarde 4º Ano Manhã e Tarde 5º Ano Manhã 5º Ano Tarde OBI |