5º ano-Tarde |
Produção e evento de abertura
Atividades de socialização interna – GI a 5º ano
Professores(as) responsáveis: |
Ilustração de Marina Vaz Bucci, do 5º ano-Tarde, para notícia que compõe o jornal Super Ligados |
Extra! Extra! |
ACAMPAMENTO VIRA NOTÍCIA NO JORNAL DO 5º ANO! |
A redação de notícias |
O estudo de notícia foi realizado a partir de uma sequência de atividades para o trabalho com o gênero do discurso (relatar) e, a partir dessas atividades, propusemos que as crianças observassem tanto o conteúdo – acontecimentos novos, reais, importantes e/ou interessantes – como as características do gênero – os recursos para atrair o leitor, o destaque às informações mais importantes, a tentativa de exatidão e neutralidade, entre outros. A leitura de notícias e o seu impacto na vida das pessoas deu início às discussões. Os alunos e as alunas compararam e analisaram a classificação dos diferentes assuntos que são noticiados tanto em jornais como em outros meios de comunicação, como rádio, televisão e internet. Observaram e destacaram, nas notícias, as características da estrutura do texto e a ordem em que os fatos são registrados. A partir de um roteiro de produção e avaliação, exercitaram a leitura, interpretação e escrita de algumas notícias. Por fim, produziram as matérias para o jornal do 5º ano. Aprenderam a organizar as informações relevantes, considerando elementos característicos desse gênero. Fizeram diferentes exercícios de escrita e etapas de revisão e, ao final do trabalho, aprovaram uma revisão final para a publicação, contexto que proporcionou ao 5º ano boas reflexões sobre o uso da Língua e que possibilitou antecipar aprendizados, sem interferir no conteúdo produzido pelos alunos e pelas alunas. Na proposta deste ano, o nosso convite foi para que escrevessem sobre acontecimentos relativos às nossas temporadas no acampamento Rep. Lago. Houve um grande empenho de todos e todas que, desde antes da viagem, começaram a organizar o material de pesquisa e de divulgação do projeto. Construímos um crachá de jornalista e um bloco de anotações e, na semana da viagem, passamos nas salas do 1º ao 4º ano explicando o projeto e pedindo que compartilhassem experiências do Rep. Lago conosco. Nossos alunos e alunas ou, por que não dizer, a equipe de jornalismo, iniciou o levantamento dos acontecimentos ainda no acampamento, e na volta à escola selecionou acontecimentos interessantes, contando sobre os assuntos mais diversos, organizados nos cadernos escolhidos, como Saúde & Cuidados, Momentos Aquáticos e outros. Para esta atividade as duas turmas trabalharam juntas, compondo, em conjunto, a produção das notícias a serem publicadas. Embora essa produção tenha como objetivo principal o estudo do gênero literário notícia, foi possível garantir o espaço lúdico, de integração e de criação neste contexto. O processo de pesquisa das notícias foi muito especial, assim como as entrevistas. A equipe de jornalismo foi responsável pela seleção (pesquisa, entrevista e levantamento das informações), produção do texto e escolha ou criação das imagens; e também decidiu, através de votação, numa proposta integrada entre as turmas, o nome e o logotipo do jornal. |
Construções em papel |
Neste projeto da aula de Artes, as turmas do 4º ano-Manhã, 5º ano-Manhã e 5º ano-Tarde exploraram as possibilidades da construção de estruturas e figuras tridimensionais com papéis de diversos tipos. Frequentemente usado para escrever e desenhar, o papel ganhou novas dimensões a partir de dobras, cortes, abas e elementos vazados. Inspiradas por obras de Tomie Ohtake, Oscar Niemeyer e pelas figuras do teatro de sombra da Cia. Chipotle Teatro (México), as crianças desenharam suas ideias no caderno de Artes e partiram para o desafio da construção. Assim, nosso trabalho apresenta maquetes, estruturas abstratas e objetos de teatro de sombra. Dentro dessa variedade, cada detalhe guarda uma história. |
The past in north american music |
Os LPs que serão expostos são uma produção dos alunos e das alunas do 5º ano feita a partir da descoberta e discussão sobre a história da música estadunidense. A criação dos textos possibilitou que eles e elas utilizassem dois dos principais eixos do trabalho do Inglês neste 1º trimestre: a estrutura do Passado Simples e o vocabulário sobre música. No processo de pesquisa, as crianças enfrentaram o desafio de ler textos não adaptados, procurar e destacar informações relevantes e depois organizá-las para criar minibiografias. Os grupos pesquisaram algumas e alguns dos mais relevantes músicos estadunidenses, escreveram sobre elas e eles e conheceram um pouco de sua produção musical, depois selecionaram fotos e utilizaram diferentes materiais para criar capas criativas para os LPs. |
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I |
GI Manhã GI Tarde |
G5/1º Ano Manhã 1º Ano Tarde 2º Ano Manhã 2º Ano Tarde 3º Ano Manhã 3º Ano Tarde 4º Ano Manhã 4º Ano Tarde 5º Ano Manhã 5º Ano Tarde |