3º ano-Tarde |
Produção e evento de abertura
Atividades de socialização interna – GI a 5º ano
Professoras responsáveis: Daniela de Amorim e Julia Kayano |
Ilustração de Felipe Sganzerla Galina, do 3º ano-Tarde, para o livro Contos de origem em 1, 2, 3… |
Contos de Origem em 1, 2, 3… |
Os textos deste livro foram elaborados após a leitura, em sala, de diversos mitos de origem, escritos por diferentes autores e autoras indígenas brasileiras. Depois destas leituras, fizeram uma pesquisa sobre os animais do universo indígena que habitam as florestas tropicais. Então, já bastante apropriados sobre o gênero e com a pesquisa em mãos, iniciaram a criação de um texto coletivo e cada criança foi convidada a escrever o próprio conto, considerando as características do gênero estudado. As produções escritas passaram por revisões de aspectos referentes à organização do discurso e à forma convencional de grafar as palavras e pontuar os textos. Ao final, foi feita uma última revisão para a publicação, que buscou estabelecer um diálogo com os autores e as autoras para que aprendessem e refletissem sobre o uso da norma padrão na escrita e para que aprimorassem a elaboração daquilo que queriam comunicar. |
Caminhos de Jaci |
Ao longo do 1º trimestre, os alunos e as alunas do 3º ano estudaram sobre os povos originários do Brasil e, neste estudo, descobriram muitas coisas sobre sítios arqueológicos, artefatos, documentos históricos e vestígios que contam sobre como viviam os povos do passado. Nesta investigação, descobriram que a arte é um importante indício sobre a cultura de um povo. Ao pesquisarem sobre a arte indígena brasileira, as crianças descobriram que padrões gráficos cheios de simbolismos eram utilizados em cerâmicas, cestarias e nas pinturas corporais. Aprenderam que a arte indígena não é puramente estética, ela tem uma finalidade, seja utilitária ou ritualística. Para a Mostra Literária, os alunos e as alunas do 3º ano decidiram produzir lanternas decoradas com padrões gráficos, semelhantes aos utilizados por alguns povos indígenas, em quem as crianças se inspiraram. Mais adiante, essa lanterna poderá ser utilizada pelas crianças para iluminar seus quartos e guiar seus sonhos… |
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I |
GI Manhã GI Tarde |
G5/1º Ano Manhã 1º Ano Tarde 2º Ano Manhã 2º Ano Tarde 3º Ano Manhã 3º Ano Tarde 4º Ano Manhã 4º Ano Tarde 5º Ano Manhã 5º Ano Tarde |