Chamada Geral 2022 – 2º ano-Tarde

Cronograma
Atividade Data Horário Participantes
Escola, Arte e Cultura Sábado
05 de Novembro
9h às 10h Alunos(as), educadores(as) e familiares
Atividade interna de socialização 2ª feira
07 de Novembro
Período de aula Alunos(as), educadores(as)
Roda de Capoeira 4ª feira
30 de Novembro
8h40 às 9h30 Alunos(as), educadores(as) e familiares
Apresentação de Música 5ª feira
08 de Dezembro
17h25 às 17h55 Alunos(as), educadores(as) e familiares

 

Escola, Arte e Cultura

Data: sábado, dia 05/11/2022
Horário: das 9h às 10h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo

Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

 

Agora eu era… 

A partir de leituras compartilhadas do livro “Agora eu era”, de Arthur Nestrovski e Laerte, muitas conversas e brincadeiras de faz de conta, os alunos e as alunas foram convidados(as) a escrever novas versões para o livro, colocando-se como protagonistas da história, descrevendo seu dia a dia e sentimentos. 

Nessa primeira produção de um texto narrativo para publicação, os(as) estudantes puderam refletir sobre o sistema de escrita, sobre as diferenças entre o texto falado e o escrito e o uso da pontuação e das regras ortográficas aprendidas, em atividades que propiciaram o exercício dos recursos de produção autoral e de revisão de textos.

O processo de trabalho foi muito prazeroso e as crianças puderam se entregar livremente a tudo o que desejaram criar.


Joaquim Faria Eliezer – 2º ano-Tarde/2022

Professoras responsáveis: Camilla Guimarães e Érica Teixeira

 

 

Caderno de Memórias e linha do Tempo “Assim foi o 2º ano da Tarde em 2022”

Os Cadernos de memórias do 2º ano e a Linha do Tempo foram organizados com a intenção de resgatar as principais experiências do 2º ano-Tarde em 2022.

A partir da aproximação com os conceitos de documentos e fatos históricos, a proposta feita aos alunos e às alunas foi a de registrarmos os acontecimentos, atividades, leituras e vivências escolares, organizando as situações mais significativas para o grupo.

Em cadernos confeccionados pelas próprias crianças, cada uma foi registrando, ao longo do ano, sua trajetória pessoal e, com a aproximação do final do ano, elaboramos juntos uma linha do tempo, como uma importante estratégia para o grupo perceber quantas foram as conquistas. Ela permite também a compreensão de que as aprendizagens dependem de um conhecimento anterior, de interações, conversas, pesquisas e investimento, trazendo a ideia de processo, de que o aprender é contínuo e do quanto se aprende coletivamente. 

Entendendo que os “Cadernos de memória” têm como objetivo o registro do momento de cada criança, optamos por não corrigir as escritas, respeitando suas hipóteses acerca da organização do sistema alfabético e das regras ortográficas.

As crianças se empenharam em todos os registros e trabalharam na organização e na montagem desta bela e significativa memória de um período de suas vidas. 

Professoras responsáveis: Camilla Guimarães e Érica Teixeira

 

 

Exposição de Artes – “Coleção de figurinhas”

Nem só de copa vive um álbum! Neste trabalho, você pode mergulhar no universo de personagens, heróis, bichinhos fofos e estranhos que habitam o imaginário das crianças do 2º ano, e que ganharam forma nas mais de 40 coleções dispostas nas prateleiras da banca. Álbuns completos e incompletos, envelopes com figurinhas raras, legend, premium, e como não poderia deixar de ser, figurinhas repetidas… ótimas para trocar com os amigos e amigas!

Esta brincadeira embalou nossas aulas nos últimos meses, e trouxe tanto envolvimento com os procedimentos de desenho, colagem e composição visual que foi difícil parar! A criatividade correu solta e o desejo de aumentar a coleção foi preenchendo o tempo, os álbuns e os envelopes coloridos! Cada detalhe revela uma história, cada figurinha traz um pedacinho das propostas que envolvem as aulas de Artes.

Aqui o convite é abrir os envelopes, folhear os álbuns e observar de pertinho essas mini obras e suas histórias.

Completam essa exposição os desenhos de bichos que fizemos no caderno de Artes a partir da observação de fotografias.

Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba

 

Exposição de Inglês – “Our Town”

Nas aulas de inglês deste trimestre, os alunos e as alunas do 2° ano aprenderam Parts of the house e Places in the town através de contação de histórias, músicas e brincadeiras. Com muita imaginação e criatividade, as crianças criaram com papel e canetinhas os prédios, as casas, os carros e os animais que compõem um mural, fazendo referência ao caminho que fazem cotidianamente de suas casas até a escola e praticando o vocabulário que aprenderam nas aulas de inglês durante o processo.

Professora e professor responsáveis: Bianca Figueiredo e Pedro Goes

 

Atividades de socialização interna dos aprendizados

Data: segunda-feira, dia 07/11/2022
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de 2º e 5º ano

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

As crianças se preparam para apresentar aos colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão, neste ano, crianças de 2º e 3º ano. 

 

 

Roda de Capoeira

Data: quarta-feira, dia 30/11/2022
Horário: das 8h40 às 9h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 2º e 3º ano-Tarde

A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.

 Neste ano, o 2º e o 3º ano terão o desafio de fazer uma demonstração especial e contamos com a participação dos familiares para prestigiar esse momento importante de ritualização dos aprendizados.

Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

 

 

Apresentação de Música

Data: quinta-feira, dia 08/12/2022
Horário: das 17h25 às 17h55
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo

As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar o momento de vivência musical que, de certa forma, conclui o ciclo/processo de aprendizagem. Ao vivenciar a prática e a execução musical do repertório estudado ao longo do ano, os alunos e alunas demonstram, em suas produções, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:

  • Duração: pulso e divisão rítmica
  • Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação
  • Intensidade: interpretação, dinâmica
  • Timbre: qualidade e personalidade do som
  • Expressividade e Autonomia

A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação por parte da professora e do professor e para a autoavaliação da criança diante de suas produções.

 Nossas apresentações serão constituídas por recortes de aulas, para mostrar a dinâmica das aulas e como se dá o processo de construção dos repertórios. Para algumas séries, apresentaremos pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, músicas tradicionais de outras partes do mundo, música de matriz africana, e músicas do chamado cancioneiro popular brasileiro.

Professora e professor responsáveis: Rosana Araújo e Henrique Paulino da Silva

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundametal II Ensino Médio
  GI Manhã
GI Tarde
1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série