Cronograma | |||
Atividade | Data | Horário | Participantes |
Escole, Arte e Cultura | Sábado 05 de Novembro |
11h30 às 12h30 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Atividade interna de socialização | 2ª feira 07 de Novembro |
Período de Aula | Alunos(as), educadores(as) |
Roda de Capoeira | 4ª feira 30 de Novembro |
13h25 às 14h25 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Apresentação de Música | 5ª feira 08 de Dezembro |
13h25 às 14h | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Data: sábado, dia 05/11/2022
Horário: das 11h30 às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo
Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.
Contos Populares |
Ao longo do 2º trimestre, as crianças do 4º ano-Tarde se dedicaram ao estudo de contos populares brasileiros. Em meio às leituras e reflexões variadas, considerando os elementos característicos de uma história que relate o Brasil, chegamos a descobertas, e também a questionamentos, a respeito desse gênero textual.
Para finalizar o processo vivido em sala, montaremos um varal de histórias que apresentaremos na exposição. Nele, vocês lerão os contos da turma, que não são assim tão populares, mas, quem sabe, venham a ser contados pelas gerações futuras.
Cada um dos textos foi ilustrado com uma colagem, técnica explorada para retratar e dar vivacidade aos aspectos destacados da brasilidade, que foi a essência do nosso estudo.
Benjamin Juvêncio Ninni – 4º ano-Tarde/2022
Professoras responsáveis: Juliana Garrido e Maria Fernanda Alvarenga
Exposição de Artes – “Carimbos artesanais e símbolos Adinkra” |
Neste trabalho de criação de carimbos e impressão artesanal, as alunas e os alunos do 4º ano entraram em contato com o Adinkra, um conjunto de símbolos pertencente ao povo Ashanti, atualmente localizado nos países Gana, Burkina Faso e Togo, na África Ocidental. Adinkra é um entre vários sistemas de escrita africanos, fato que contraria a noção de que o conhecimento africano se resuma apenas à oralidade (ipeafro). Eles são utilizados como ornamento na arquitetura e em objetos, mas principalmente na criação de tecidos usados por líderes em cerimônias importantes.
Nas peças aqui expostas, os símbolos integram livres composições de formas coloridas pintadas sobre o algodão cru. Assim as crianças experimentaram a repetição de padrões para criar suas próprias estampas inspiradas nos significados de cada símbolo.
Também fazem parte desta exposição os carimbos de folhas e carimbos de tema livre confeccionados em E.V.A. e madeira. No processo, observaram detalhadamente diversos tipos de folhas, com os mais variados formatos e texturas, para a realização de desenhos de observação no caderno; em seguida, os desenhos foram refeitos com ponta seca na borracha de E.V.A., para finalmente ser aplicados nas páginas do caderno de artes em composições livres em outras superfícies.
Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba
Data: segunda-feira, dia 07/11/2022
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de 4º e 5º ano
As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).
Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.
As crianças se preparam para apresentar aos colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.
Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.
Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão, neste ano, crianças de 4º e 5º ano.
Data: quarta-feira, dia 30/11/2022
Horário: das 13h25 às 14h25
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 4º e 5º ano
A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.
Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.
Neste ano, o 4º e o 5º ano terão o desafio de fazer uma demonstração especial e contamos com a participação dos familiares para prestigiar esse momento importante de ritualização dos aprendizados.
Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)
Data: quinta-feira, dia 08/12/2022
Horário: das 13h25 às 14h
Participantes: alunos(as), educadores(as), pais, mães e familiares dos grupos
As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar o momento de vivência musical que, de certa forma, conclui o ciclo/processo de aprendizagem. Ao vivenciar a prática e a execução musical do repertório estudado ao longo do ano, os alunos e alunas demonstram, em suas produções, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:
- Duração: pulso e divisão rítmica
- Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação
- Intensidade: interpretação, dinâmica
- Timbre: qualidade e personalidade do som
- Expressividade e Autonomia
A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação por parte da professora e do professor e para a autoavaliação da criança diante de suas produções.
Nossas apresentações serão constituídas por recortes de aulas, para mostrar a dinâmica das aulas e como se dá o processo de construção dos repertórios. Para algumas séries, apresentaremos pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, músicas tradicionais de outras partes do mundo, música de matriz africana, e músicas do chamado cancioneiro popular brasileiro.
Professora e professor responsáveis: Rosana Araújo e Henrique Paulino da Silva
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I | Ensino Fundametal II | Ensino Médio |
---|---|---|---|---|
GI Manhã GI Tarde |
1° Ano Manhã 1° Ano Tarde 2° Ano Manhã 2° Ano Tarde 3° Ano Manhã 3° Ano Tarde 4° Ano Manhã 4° Ano Tarde 5° Ano Manhã 5° Ano Tarde |
6° Ano 7° Ano 8° Ano 9° Ano |
1ª Série 2ª Série 3ª Série |