Mostra Literária – 1º Ano-Tarde

04/06/2024

1º ano-Tarde

Produções e evento de abertura

• Projeto Minhas vontades: textos inspirados no livro “Esconderijo das Vontades”, de Jonas Ribeiro
  • Exposição Equipe do Equipe
  • Roda de leitura, com as famílias, dos textos elaborados pelo grupo

Atividades de socialização interna – GI a 5º ano

• Apresentação do trabalho realizado (o que e como aprenderam) e leitura dos textos produzidos pelo grupo

Professoras responsáveis: Eliana Ponciano e Júlia Kayano

Ilustração de Miguel Moreira Lima Mattoso, do 1º ano-Tarde, para o projeto Minhas Vontades

Projeto Minhas Vontades

Na formação de grupo do 1º ano, nos deparamos naturalmente com muitas emoções e vontades.

Escola nova, novos colegas, novas parcerias, novos combinados e regras. Diante desse momento de crescimentos e encontros, as vontades se misturam e os combinados aparecem, pois nem sempre a vontade de um é a mesma do outro.

Mas quais são as vontades que aparecem? Quais são as vontades destas crianças? As vontades deste grupo?

Vontade do corpo, das emoções, dos pensamentos, dos sonhos. Foram muitas rodas de conversa e leituras que possibilitaram a discussão no grupo sobre o tema. Nos apoiamos na leitura do livro: “o esconderijo das vontades”, de Jonas Ribeiro, que inspirou o grupo a criar sua versão da história.

O texto veio ao longo dessas conversas e reflexões, em que pudemos trabalhar a escrita das crianças, acompanhando o processo individual de cada uma. Foram realizadas algumas revisões com ajuda das professoras e os recursos disponíveis na sala, a fim de que o texto fosse compreensível para o público leitor. Cada criança está num momento do processo de alfabetização – como é típico desta faixa etária – e não necessariamente a produção do livro revela o momento de cada uma. Nas produções individuais, às quais cada família terá acesso, é possível acompanhar o percurso individual das crianças.

Trazemos aqui textos suspensos, assim como ficam as vontades suspensas, os sentimentos, os pensamentos, os sonhos… até que possam (ou não), aterrissar e se tornar realidade.

Equipe do Equipe

Todos os dias as crianças entram no colégio, encontram seus amigos, amigas, professoras e professores, aprendem, brincam e muitas vezes não se dão conta dos muitos profissionais que são fundamentais para o bom funcionamento desse espaço ao qual pertencem e que frequentam diariamente.

Discutimos em roda o que era necessário para uma escola acontecer e  convidamos as crianças a pesquisarem o espaço e a conhecerem diferentes caminhos, “lugares secretos” aos quais os alunos e as alunas normalmente não têm acesso.  Durante a visita, conheceram e conversaram com profissionais de vários setores: administrativo, recepção, secretaria, limpeza, financeiro, cozinha, professores,  professoras, orientação e direção.

Nosso objetivo foi  fortalecer o vínculo com esses e essas profissionais que fazem parte do dia a dia delas na escola e que as crianças passassem a reconhecer todos os funcionários e as funcionárias que trabalham dentro e fora da sala de aula como educadores da escola.

Em função do interesse pela leitura, tão presente no 1º ano, as crianças ficaram curiosas por saber que histórias ou livros esses adultos liam quando tinham seis anos de idade. Então cada criança foi pela escola entrevistar os educadores de dentro e fora de sala de aula. Coletamos esses dados, organizamos uma tabela e pontuamos os mais lidos.

Por fim, convidamos a Equipe do Equipe a realizar um momento de leitura no nosso grupo.

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I
GI Manhã