Chamada Geral 2022 – 5º ano-Manhã

Cronograma
Atividade Data Horário Participantes
Escola, Arte e Cultura Sábado
05 de Novembro
11h30 às 12h30 Alunos(as), educadores(as) e familiares
Atividade interna de socialização 2ª feira
07 de Novembro
Período de aula Alunos(as), educadores(as)
Roda de Capoeira 4ª feira
30 de Novembro
11h20 às 12h20 Alunos(as), educadores(as) e familiares
Reunião de Encerramento do ciclo – ritual de passagem 2ª feira
05 de Dezembro ou 12 de Dezembro
19h às 21h Alunos(as), educadores(as) e familiares

* A depender do dia do jogo do Brasil

 

Escola, Arte e Cultura

Data: sábado, dia 05/11/2022
Horário: das 11h30 às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo

Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

 

Livro de Narrativas de Enigma

Desde o 1º semestre, as alunas e os alunos do 5º ano entraram em contato com o gênero da Narrativa de Enigma através da leitura compartilhada de diversos textos e autores, dentre eles Arthur Conan Doyle.

No 2º trimestre teve início o estudo do gênero propriamente dito, com apoio de uma sequência de atividades planejadas, com as quais os alunos e as alunas puderam se apropriar deste gênero literário e de suas particularidades, como a presença do detetive, os motivos para os crimes, além do suspense e mistério.  

Desde o início o estudo despertou muita curiosidade e interesse , já que o desafio de desvendar crimes e suspeitos se revela muito instigante. Os textos autorais, produzidos em parceria, foram escritos e revisados, em contexto de sala e também com uma equipe de revisoras de fora da sala, em busca de qualificar a lógica do enredo e os aspectos formais das produções.

Além do estudo do gênero literário, toda a produção e discussão para a construção do livro mobilizou muito o grupo, que investiu na criação das ilustrações para cada história e também para a capa do livro. 
Nina Delgado Schmeling e Teresa Monguilhott Albuquerque – 5º ano-Manhã/2022

Professores responsáveis: Valéria Fernandes Rodrigo e Anaís Escalona

 

Maquete iluminada do centro de São Paulo
(Projeto de Geografia, integrado a História, e alguns conceitos relacionados aos estudos de Matemática e de Português)

O grupo vai expor uma maquete do centro da cidade de São Paulo no contexto atual, numa proposta de releitura do espaço visitado, na qual serão destacadas algumas construções que retratam o centro velho e outras que simbolizam a passagem de vila à cidade e que caracterizam o centro novo.

Em História e Geografia, o estudo envolveu as transformações ocorridas no mundo, no Brasil e na nossa cidade, do ponto de vista da vida social e política, relativas à construção da cidadania, de forma integrada à pesquisa sobre as transformações do espaço brasileiro, a formação das cidades e, particularmente, o surgimento e o crescimento da cidade de São Paulo.

Em Matemática, o estudo envolveu o conceito e o reconhecimento de ângulos, arestas, faces e vértices, conhecimentos que as alunas e os alunos utilizaram para a construção das figuras espaciais e para a composição de elementos da maquete.

Como a turma foi visitar o centro da cidade de São Paulo pessoalmente, em nosso projeto de campo, poder concretizar seus aprendizados em uma maquete foi uma maneira envolvente e interessante de relacionar conhecimentos e apoiar os estudos em sala de aula. 

Professores responsáveis: Valéria Fernandes Rodrigo e Anaís Escalona (manhã) / Daniela Lacerda e Ana Gabriela Faversani (tarde)

 

Exposição de Artes – “Projeto madeira” 

Construir uma peça de madeira é muito desafiador. As possibilidades encantam, ao mesmo tempo em que as ferramentas impressionam. A atenção se volta para a precisão da martelada, o cuidado com o fio do serrote, os cálculos das medidas de cada peça.

A partir de tábuas e sarrafos pré-cortados, as alunas e os alunos do 5º ano tiveram como desafio criar um objeto de madeira e para isso testaram encaixes, apoios e volumes das peças. Posteriormente, registraram suas ideias em desenhos e esboços no caderno de artes para criar seus projetos. Com o uso das ferramentas e procedimentos básicos de marcenaria, as madeiras foram tomando forma e logo ganharam contornos de casinha, castelo, banquinho e tantos outros itens presentes nesta exposição.

Aqui compartilhamos um trabalho ainda em processo. Nem todas as tábuas foram pregadas, algumas pecinhas precisam de ajuste, uma cola ali, um reforço aqui, para finalmente receberem a pintura e os retoques finais … aí elas já serão histórias.

Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba

 

Atividades de socialização interna dos aprendizados

Data: segunda-feira, dia 07/11/2022
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de 4º e 5º ano

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

As crianças se preparam para apresentar aos colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão, neste ano, crianças de 4º e 5º ano. 

 

Roda de Capoeira

Data: quarta-feira, dia 30/11/2022
Horário: das 11h20 às 12h20
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 4º e 5º ano

A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.

Neste ano, o 4º e o 5º ano terão o desafio de fazer uma demonstração especial e contamos com a participação dos familiares para prestigiar esse momento importante de ritualização dos aprendizados.

Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

 

Reunião de Passagem de 5º para 6º ano

Data: segunda-feira, dia 05/12/2022 ou 12/12/2022 (a depender do dia do jogo do Brasil)
Horário: das 19h às 21h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo

Os principais aprendizados e as melhores histórias
de nosso tempo de 2º a 5º ano

Os(as) alunos(as) do 5º ano e os(as) educadores(as) do Colégio Equipe convidam os familiares para a Reunião de Passagem de 5º para 6º ano, na qual as crianças farão uma síntese de seus principais aprendizados no Ensino Fundamental I, partilhando relatos pessoais, aprendizados e vivências deste período.

Este é um momento especial do percurso educacional das alunas e dos alunos deste ano, que, no Ensino Fundamental II, serão solicitados(as) a enfrentar novos desafios em sua vida escolar.

Professores responsáveis: Valéria Fernandes Rodrigo e Anaís Escalona

 

Apresentação de Música (na Reunião de Passagem)

As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar o momento de vivência musical que, de certa forma, conclui o ciclo/processo de aprendizagem. Ao vivenciar a prática e a execução musical do repertório estudado ao longo do ano, os alunos e alunas demonstram, em suas produções, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:

  • Duração: pulso e divisão rítmica
  • Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação
  • Intensidade: interpretação, dinâmica
  • Timbre: qualidade e personalidade do som
  • Expressividade e Autonomia

A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação por parte da professora e do professor e para a autoavaliação da criança diante de suas produções.

 Nossas apresentações serão constituídas por recortes de aulas, para mostrar a dinâmica das aulas e como se dá o processo de construção dos repertórios. Para algumas séries, apresentaremos pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, músicas tradicionais de outras partes do mundo, música de matriz africana, e músicas do chamado cancioneiro popular brasileiro.

Professora e professor responsáveis: Rosana Araújo e Henrique Paulino da Silva

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundametal II Ensino Médio
  GI Manhã
GI Tarde
1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série