2º ano-Tarde
|
Produções e evento de abertura
Atividades de socialização interna – GI a 5º ano
Professores(as) responsáveis: Camilla Guimarães e Érica Teixeira (2º ano-Tarde) |
Ilustração de Helena Cezario Silva Jorge Canella, do 2º ano-Tarde, para o livro “A menina dos cabelos d’água”
|
Reescrita “A menina dos cabelos d’água” |
Os alunos e as alunas do 2º ano-tarde reescreveram a história “A menina dos cabelo d’água”, de Sidnei Nogueira. Reescrever uma história conhecida, sem a necessidade de criar uma narrativa, possibilita o investimento na escolha de palavras, considerando o uso de uma linguagem mais formal, a necessidade de garantir a compreensão das informações e de envolver leitores e leitoras. A proposta para a reescrita desta história dividiu a narrativa em quatro capítulos: os três primeiros foram reescritos coletivamente, contando com as professoras como escribas, e o capítulo final foi registrado por duplas e um trio de crianças, o que resultou em 11 diferentes versões e possibilitou aos estudantes, além do desafio de organizar a narrativa, pensar em como escrever as palavras, prática importante neste momento de aprendizagem. As ilustrações do livro foram realizadas pelas crianças, que tiveram como suporte papel casca de ovo e giz de cera.
|
Trave o dado |
O jogo apresentado é o resultado do estudo sobre trava-línguas, a partir da leitura do livro “Travadinhas”, de Eva Furnari e das leituras dos repertórios populares. Depois de brincarem muito e rirem com o desafio de recitar trava-línguas de forma cada vez mais rápida e sem se enrolar, os alunos e as alunas começaram a observar a sua estrutura, a semelhança entre a sonoridade e a forma de escrita de muitas palavras, além de sistematizar a formação de algumas sílabas compostas. Essa pesquisa possibilitou a todos e todas ampliarem seu conhecimento sobre nosso sistema de escrita, planejar, criar, revisar e ilustrar seus próprios trava-línguas. Agora é a vez de vocês: estão todos e todas convidados(as) a se arriscar neste delicioso jogo, que certamente fará sua língua travar! Para contribuir com a brincadeira, o jogo é composto de um dado, em que cada face propõe um desafio diferente, e cartões que apresentam os trava-línguas autorais e dos repertórios trabalhados durante o processo.
|
Desenhos de bichos do 2º ano
|
Desenhos de Bichos |
A proposta do curso de Artes para o 2º ano se dá na investigação e exploração das diversas possibilidades do desenho. As atividades do 1º trimestre trazem a brincadeira como impulso para a criatividade. Assim, desenhamos com materiais tradicionais e materiais alternativos (pecinhas, palitos, tecidos e tampinhas). Na exploração dos materiais tradicionais (lápis e canetas), apresentamos, nesta exposição, os “Desenhos de Bichos”, uma atividade desafiadora de representação figurativa a partir da observação de fotografias do acervo da sala de artes. Pássaros, insetos, mamíferos, peixes e répteis oferecem um vasto conjunto de formas e cores a serem observadas em seus minuciosos detalhes e reproduzidas da forma mais atenta possível nas páginas do caderno de artes. O resultado apresenta a riqueza e a variedade de recursos gráficos que as crianças lançam mão ao “traduzirem” para o desenho uma imagem fotográfica (realista), tornando cada desenho uma obra única e original. |
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I |
GI Manhã GI Tarde |
1º Ano Manhã 1º Ano Tarde 2º Ano Manhã 2º Ano Tarde 3º Ano Manhã e Tarde 4º Ano Manhã e Tarde 5º Ano Manhã 5º Ano Tarde OBI |