Mostra Literária – 2º Ano-Tarde

2º ano-Tarde

Produções e evento de abertura

• Jogo Trave o dado
  • Livro com a reescrita “A menina dos cabelos d’água”
  • Exposição de Artes: Desenhos de Bichos
  • Roda de leitura, com as famílias, do livro elaborado pelo grupo

Atividades de socialização interna – GI a 5º ano

• Apresentação do trabalho realizado (o que e como aprenderam) e leitura dos livros produzido pelo grupo

Professores(as) responsáveis: Camilla Guimarães e Érica Teixeira (2º ano-Tarde)
Professores(as) responsáveis: Tomás Decina e Inessa de Oliveira (Artes)

Ilustração de Helena Cezario Silva Jorge Canella, do 2º ano-Tarde, para o livro “A menina dos cabelos d’água”

Reescrita “A menina dos cabelos d’água”

Os alunos e as alunas do 2º ano-tarde reescreveram  a história “A menina dos cabelo d’água”, de Sidnei Nogueira.

Reescrever uma história conhecida, sem a necessidade de criar uma narrativa, possibilita o investimento na escolha de palavras, considerando o uso de uma linguagem mais formal, a necessidade de garantir a compreensão das informações e de envolver leitores e leitoras.

A proposta para a reescrita desta história dividiu a narrativa em quatro capítulos: os três primeiros foram reescritos coletivamente, contando com as professoras como escribas, e o capítulo final foi registrado por duplas e um trio de crianças, o que resultou em 11 diferentes versões e possibilitou aos estudantes, além do desafio de organizar a narrativa, pensar em como escrever as palavras, prática importante neste momento de aprendizagem.

As ilustrações do livro foram realizadas pelas crianças, que tiveram como suporte papel casca de ovo e giz de cera.

Trave o dado

O jogo apresentado é o resultado do estudo sobre trava-línguas, a partir da leitura do livro “Travadinhas”, de Eva Furnari e das leituras dos repertórios populares.

Depois de brincarem muito e rirem com o desafio de recitar trava-línguas de forma cada vez mais rápida e sem se enrolar, os alunos e as alunas começaram a observar a sua estrutura, a semelhança entre a sonoridade e a forma de escrita de muitas palavras, além de sistematizar a formação de algumas sílabas compostas. Essa pesquisa possibilitou a todos e todas ampliarem seu conhecimento sobre nosso sistema de escrita, planejar, criar, revisar e ilustrar seus próprios trava-línguas.

Agora é a vez de vocês: estão todos e todas convidados(as) a se arriscar neste delicioso jogo, que certamente fará sua língua travar!

Para contribuir com a brincadeira, o jogo é composto de um dado, em que cada face propõe um desafio diferente, e cartões que apresentam os trava-línguas autorais e dos repertórios trabalhados durante o processo.

Desenhos de bichos do 2º ano

Desenhos de Bichos

A proposta do curso de Artes para o 2º ano se dá na investigação e exploração das diversas possibilidades do desenho. As atividades do 1º trimestre trazem a brincadeira como impulso para a criatividade. Assim, desenhamos com materiais tradicionais e materiais alternativos (pecinhas, palitos, tecidos e tampinhas).

Na exploração dos materiais tradicionais (lápis e canetas), apresentamos, nesta exposição, os “Desenhos de Bichos”, uma atividade desafiadora de representação figurativa a partir da observação de fotografias do acervo da sala de artes. Pássaros, insetos, mamíferos, peixes e répteis oferecem um vasto conjunto de formas e cores a serem observadas em seus minuciosos detalhes e reproduzidas da forma mais atenta possível nas páginas do caderno de artes.

O resultado apresenta a riqueza e a variedade de recursos gráficos que as crianças lançam mão ao “traduzirem” para o desenho uma imagem fotográfica (realista), tornando cada desenho uma obra única e original.

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I
GI Manhã
GI Tarde

1º Ano Manhã