2º ano-Manhã
|
Produções e evento de abertura
Atividades de socialização interna – GI a 5º ano
Professores(as) responsáveis: Luciana Justi e Cida Rodrigues (2º ano-Manhã) |
Ilustração de Manuela França Ferreira, do 2º ano-Manhã, para o livro João e os 5 pés de feijão
|
Reescrita João e os 5 pés de feijão |
O 2º ano-manhã apresenta a reescrita do conto João e os 5 pés de feijão inspirado na versão “João e os 10 pés de feijões”, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pereira. Depois de ler e reler algumas vezes o livro e também ouvir outras versões dessa história, as crianças a recontaram coletivamente. Para essa reescrita, a história foi dividida em duas partes. Na primeira, tendo a professora como escriba, a proposta foi a de que tentassem ser o mais fiéis possível ao texto original. Esta parte foi até o momento em que a mãe de João joga os feijões pela janela. Quando finalizada, o texto foi corrigido coletivamente para que percebessem a sequência da narrativa e a lógica do enredo. Para a elaboração da segunda parte, a proposta foi que cada criança ou dupla criasse uma nova versão para o desfecho da história. Essa produção contou também com a revisão coletiva dos(as) colegas e de revisoras externas. A dedicação das crianças e o empenho nesta reescrita são perceptíveis no resultado do livro. A história foi contada com ricos detalhes e belíssimas ilustrações, que demonstram o quão valioso este trabalho se tornou para o grupo.
|
Trave sua língua em 1,2,3… |
O jogo apresentado é o resultado do estudo sobre trava-línguas, a partir da leitura do livro “Travadinhas”, de Eva Furnari e das leituras dos repertórios populares. Depois de brincarem muito e rirem com o desafio de recitar trava-línguas de forma cada vez mais rápida e sem se enrolar, os alunos e as alunas começaram a observar a sua estrutura, a semelhança entre a sonoridade e a forma de escrita de muitas palavras, além de sistematizar a formação de algumas sílabas compostas. Essa pesquisa possibilitou a todos e todas ampliarem seu conhecimento sobre nosso sistema de escrita, planejar, criar, revisar e ilustrar seus próprios trava-línguas. Agora é a vez de vocês: estão todos e todas convidados(as) a se arriscar neste delicioso jogo, que certamente fará sua língua travar! Para contribuir com a brincadeira, o jogo é composto de um dado, em que cada face propõe um desafio diferente, e cartões que apresentam os trava-línguas autorais e dos repertórios trabalhados durante o processo. |
Desenhos de bichos do 2º ano
|
Desenhos de Bichos |
A proposta do curso de Artes para o 2º ano se dá na investigação e exploração das diversas possibilidades do desenho. As atividades do 1º trimestre trazem a brincadeira como impulso para a criatividade. Assim, desenhamos com materiais tradicionais e materiais alternativos (pecinhas, palitos, tecidos e tampinhas). Na exploração dos materiais tradicionais (lápis e canetas), apresentamos, nesta exposição, os “Desenhos de Bichos”, uma atividade desafiadora de representação figurativa a partir da observação de fotografias do acervo da sala de artes. Pássaros, insetos, mamíferos, peixes e répteis oferecem um vasto conjunto de formas e cores a serem observadas em seus minuciosos detalhes e reproduzidas da forma mais atenta possível nas páginas do caderno de artes. O resultado apresenta a riqueza e a variedade de recursos gráficos que as crianças lançam mão ao “traduzirem” para o desenho uma imagem fotográfica (realista), tornando cada desenho uma obra única e original. |
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I |
GI Manhã GI Tarde |
1º Ano Manhã 1º Ano Tarde 2º Ano Manhã 2º Ano Tarde 3º Ano Manhã e Tarde 4º Ano Manhã e Tarde 5º Ano Manhã 5º Ano Tarde OBI |