Colegio Equipe

Ensino Fundamental I​

Página Inicial • Em Equipe • Ensino Fundamental I

Nessa segunda etapa de escolarização, nosso trabalho enfatiza o aprendizado de uma postura que possibilite o desenvolvimento individual e coletivo visando à apropriação e à ampliação de recursos de comunicação e expressão nas diferentes linguagens e áreas do conhecimento.
Como na Educação Infantil, o aprendizado pressupõe o cuidado na constituição de um grupo cuja dinâmica permita que os estudantes, junto conosco, construam e se comprometam com as regras e os valores que organizam a vida escolar. Nossas intervenções buscam garantir o respeito necessário para que cada estudante possa expressar seus conhecimentos e dúvidas, colaborando com as pesquisas e sistematizações coletivas.
Projetos que integram, de forma sistemática ou pontual, estudantes de diferentes séries e níveis de escolaridade, bem como trabalhos de campo acompanhados por monitores(as), estudantes (do Ensino Fundamental II ou do Ensino Médio), ampliam as possibilidades de convivência, aprendizagem coletiva e seriedade no estudo.

O currículo articula aprendizados nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes, Música, Educação Física e Capoeira.

Do 2º ao 5º ano, os estudantes permanecem na escola em período integral por um dia na semana, o que nos permite manter um currículo amplo, com diferentes linguagens e possibilidades de interação lúdica, aprofundando simultaneamente o estudo nas áreas básicas. Nosso objetivo é propiciar:

  • a continuidade e o aprofundamento do trabalho com professores e professoras especialistas de Música, Artes, Educação Física e Capoeira;
  • o aprendizado de Língua Inglesa;
  • propostas de integração entre as quatro séries em projetos lúdicos de aprendizagem em torno dos eixos de artes (plásticas, dramáticas, visuais e com utilização de diferentes mídias), linguagens, atividades culturais, atividades físicas, culinária, brincadeiras, jogos e trabalhos manuais, que são definidos, semestralmente, considerando as sugestões e inscrições dos estudantes.

A integração entre séries é proposta também no aprendizado de conteúdos curriculares, pois entendemos que a aprendizagem não é um processo linear e a divisão por séries nem sempre corresponde às reais aprendizagens e possibilidades de avanço dos estudantes.
Valorizando a colaboração, selecionamos alguns conteúdos para planejar estudos em integração que nos permitem intensificar as propostas de trabalho com grupos heterogêneos, como atividades de leitura e escrita e de jogos de Matemática entre 1º e 2º ano.

O momento dos novos desafios: organização e postura

Ao iniciarem o 2º ano do Ensino Fundamental, nossos estudantes vivem um momento significativo no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem, marcado por novas exigências em relação ao estudo e ao ambiente escolar.
Nosso trabalho visa acompanhá-los(as) e desafiá-los(as), acolhendo-os(as) em seus diferentes ritmos e possibilidades. Nesse sentido, temos como principais objetivos que o estudante:

  • integre-se à nova rotina escolar;
  • adquira autonomia no uso e conservação do novo material;
  • perceba a necessidade de se concentrar e dedicar mais tempo a estudar, tanto em classe como em casa;
  • integre-se à nova configuração do grupo, contribuindo para o trabalho coletivo e respeitando o processo de aprendizagem de colegas;
  • organize-se frente ao estudo, inclusive diante das novas áreas curriculares, apropriando-se dos conteúdos propostos;
  • acompanhe a introdução do processo de avaliação desse nível de escolaridade, compreendendo-o como forma de ajudá-lo a conscientizar-se de suas conquistas e obter ajuda e/ou criar recursos para superar suas dificuldades.

Exploração das possibilidades de estudo

Já familiarizados com as novas exigências do Ensino Fundamental, os estudantes apresentam maior adequação e ritmo nas situações de trabalho, o que possibilita um aprofundamento no aprendizado dos conteúdos. Nesse momento, nossos principais objetivos são que o estudante:

  • reconheça que se apropriar de conhecimentos mais complexos nem sempre é fácil, mas a persistência para a elaboração de boas produções traz conquistas no aprendizado que nos motivam e nos alimentam;
  • dedique mais atenção ao processo e ao produto de seu trabalho, considerando a necessidade de revisão e complementação na elaboração de um bom produto final;
  • demonstre maior apropriação da escrita, da leitura e da linguagem matemática, comunicando seu pensamento de forma a ser mais bem compreendido socialmente;
  • amplie suas possibilidades de reconhecer e respeitar as diferenças individuais;
  • veja a avaliação da aprendizagem dos conteúdos e posturas como um processo contínuo, que o auxilia a apropriar-se de seus recursos para a aprendizagem.

Ampliação da visão de mundo: dedicação pessoal e trabalho em grupo

Nessa série, os estudantes diversificam seus interesses, ampliando sua inserção social e cultural. Temos, então, como principais objetivos que o estudante:

  • considere a escola como um espaço de estudo, que requer uma organização pessoal e posturas compatíveis;
  • compreenda que o trabalho em grupo depende de uma organização que assegure a participação de cada um, com seus diferentes pontos de vista;
  • perceba que o trabalho com os conteúdos ganhou relevância, exigindo maior concentração e dedicação;
  • amplie a competência de ler, escrever e interpretar textos e elabore suas produções buscando seguir as normas convencionais de comunicação do pensamento nas diversas áreas;
  • apreenda os conteúdos trabalhados, estabeleça relações entre eles, incluindo seus conhecimentos extraescolares, e consiga formular e emitir opiniões pessoais;
  • respeite os demais e seja justo na resolução dos conflitos, mesmo que, em algumas situações, não seja ele o beneficiado.

Autonomia e compromisso

Nossa preocupação central nessa etapa é que o estudante amplie a percepção sobre seu processo de aprendizagem e se sinta participante e responsável dentro do seu grupo. Nesse sentido, nosso trabalho tem como principais objetivos possibilitar que o estudante:

  • estabeleça relações e generalizações diante dos novos conteúdos e do que estudou nas séries anteriores;
  • expresse responsabilidade e independência em relação às tarefas escolares e às suas atitudes dentro da escola;
  • articule diferentes pontos de vista, percebendo as implicações grupais de sua ação individual;
  • perceba os momentos de avaliação como oportunidade de se conscientizar dos seus aprendizados e de estabelecer prioridades para adequar sua postura e aprimorar seus recursos de aprendizagem;
  • sistematize os conteúdos aprendidos nas diferentes linguagens ao longo desse nível da escolaridade.

A avaliação faz parte da aprendizagem, constituindo momentos em que retomamos os objetivos propostos e o processo de cada estudante do grupo. Seu objetivo é também reorientar as intervenções do professor e da professora e propiciar uma boa comunicação com as famílias, na busca de uma parceria que nos permita proporcionar aos estudantes um espaço de aprendizagem mais próximo daquele que desejamos e no qual acreditamos.
Algumas formas específicas de registro nos permitem compartilhar o resultado da avaliação de forma mais significativa em cada ciclo.

No Ensino Fundamental I, elaboramos um boletim trimestral individual, dirigido aos familiares, que contém os objetivos de aprendizagem de cada área, comentários do professor e/ou da professora, uma autoavaliação do estudante e, a partir do último trimestre do 2º ano, conceitos que expressam a qualidade do aprendizado e da produção do estudante no período.
Os conceitos são introduzidos gradativamente ao longo do 2º ano, com o objetivo de que os estudantes compreendam que eles sintetizam o resultado da avaliação, permitindo que cada um(a) se conscientize, junto com seus professores e suas professoras, de suas conquistas e dificuldades e possa se organizar para retomar conteúdos ou seguir avançando conforme as necessidades identificadas.

Para propiciar que os estudantes sejam desafiados(as) em suas necessidades de aprendizado no contexto de sala de aula, podendo rever, se apropriar melhor ou ampliar seu conhecimento sobre os conteúdos trabalhados, são planejadas atividades em subgrupos de estudantes, de maneira que alguns trabalhem de forma autônoma e outros possam contar com a ajuda de colegas coordenadores(as), ou do professor/da professora, para enfrentar desafios que lhes permitam avançar em suas hipóteses e conhecimentos.
Semanalmente, os grupos-classe são também reorganizados de acordo com conteúdos específicos das áreas de Língua Portuguesa e Matemática, a partir de avaliações do que cada estudante precisa aprender e pode ensinar.
Considerando que os estudantes reconhecem diferenças na forma e no ritmo de aprendizado de cada um(a) no grupo, essa proposta colabora para o aprendizado e também para que todos(as) encontrem, no grupo, respeito à sua forma particular de aprender, podendo expressar seus conhecimentos e dúvidas.
Esse trabalho ocorre de forma contínua ao longo do ano, evidenciando de forma positiva a heterogeneidade dos grupos.

Os estudantes de Educação Infantil a 3º ano integram uma entre três propostas, que envolvem desafios em relação:

  • à narrativa oral;
  • ao registro das primeiras produções escritas ou de leitura compartilhada;
  • à produção de texto ou leitura dramática.

Os estudantes de 4º e 5º ano formam pequenos subgrupos em propostas semestrais de trabalho com a produção, revisão e análise de textos com ênfase na ortografia ou na leitura em voz alta.

Os estudantes de 2º a 5º ano são organizados em quatro propostas, com ênfase em:

  • sequência numérica e valor posicional;
  • operações (uso de estratégias pessoais e algoritmos);
  • situações-problema (interpretação e resolução).

A preocupação com o que comer e como comer faz parte do nosso projeto educacional.
No refeitório e na cantina da escola, a alimentação é saudável e equilibrada, feita ou escolhida com um cuidado especial no uso não abusivo de frituras, de alimentos com aditivos químicos ou excessivamente açucarados.

Os estudantes têm a opção de trazer lanche de casa, comprá-lo na cantina da escola ou optar por um “kit-lanche”, que envolve o pagamento antecipado para a retirada de um lanche básico na cantina da escola.
O almoço faz parte da vida escolar dos estudantes de 2º a 5º ano no dia do período integral (segunda-feira para quem estuda de manhã e quarta-feira para quem estuda à tarde).
Os professores e as professoras continuam acompanhando os estudantes do Ensino Fundamental I na cantina – nos horários de recreio – e no refeitório, para orientá-los(as) a buscar e manter uma alimentação equilibrada e uma boa postura ao compartilhar esse momento com colegas.

Ensino Fundamental I (EF I): Refere-se aos estudantes de 1º a 5º ano

2024