Colegio Equipe

Atividades Complementares - Ensino Fundamental I

Página Inicial • Em Equipe • Ensino Fundamental I • Atividades Complementares – Ensino Fundamental I

Escola de Futebol é coordenada pelos professores de Educação Física, e os fundamentos do esporte são trabalhados de forma lúdica, assim como as competições e disputa entre jogadores. 

Oficina de Brinquedos e Invenções (OBI) é coordenada pelos professores Mauro Pontes e Martim Leicand e será ministrada pelos professores Mateus Torralba e Tomás Decina e pelas professoras Anais Gonzalez e Anita Correa. A proposta é que os(as) estudantes elejam um projeto de construção (brinquedo, jogo ou objeto útil) e elaborem uma estratégia de execução, escolhendo as técnicas e ferramentas adequadas, além de criarem um cronograma para realizá-lo com acompanhamento. Envolve marcenaria, papel, cerâmica, eletrônica e outras modalidades de artesanato. Eventualmente serão realizadas aulas especiais para o aprofundamento de técnicas e conceitos específicos. 

Desenho para Crianças é coordenado e ministrado pelo professor Tomás Decina. Nesse curso, são apresentados os princípios técnicos do desenho e propostas práticas de exploração dos materiais usuais, como o lápis grafite, lápis de cor, giz e canetinhas. O objetivo é fazer o aluno desenvolver o prazer de desenhar, criar familiaridade com diferentes estilos de ilustração e dar asas à imaginação. 

Oficina de Teatro Infantil é ministrada pela professora Daniela Lacerda (formada em Artes Cênicas pela Escola de Teatro Célia Helena e pós-graduada em Arte-Educação pela USP). Traz como principal proposta a valorização da criatividade junto da expressão artística, respeitando a maneira de cada criança se colocar, incentivando cada forma particular de se situar no mundo. O desenvolvimento dessas habilidades, somado ao constante desafio de lidar com as relações interpessoais, forma o fio condutor do curso. Nas aulas, o trabalho será realizado a partir da exploração de diferentes linguagens artísticas, como a dança ou a música e os jogos teatrais, enquanto caminhos para despertar no(a) estudante a própria escuta ao outro, assim como o reconhecimento do corpo no espaço.