Cronograma | |||
Atividade | Data | Horário | Participantes |
Escola, Arte e Cultura | Sábado 05 de Novembro |
10h15 às 12h | Alunas(as), educadores(as) e familiares |
Atividade interna de socialização | 2ª feira 07 de Novembro |
Período de aula | Alunas(as), educadores(as) |
Roda de Capoeira | 4ª feira 23 de Novembro |
13h35 às 14h35 | Alunas(as), educadores(as) e familiares |
Data: Sábado, dia 05/11/2022
Horário: das 10h15 às 12h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo
Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.
Brincando com o 1º ano |
“Brincando com o 1º ano” foi um convite a todos os funcionários e funcionárias do Colégio, nossos educadores e educadoras de fora da sala de aula, para virem à nossa sala contar um pouco de sua infância e brincadeiras dessa época.
Cada convidado ou convidada escolheu uma brincadeira para ensinar e brincar junto com as crianças, o que promoveu um encontro divertido e prazeroso com essas pessoas que convivem diariamente conosco e contribuem para a formação dos nossos alunos e alunas.
No decorrer desse projeto, trabalhamos nas áreas de Geografia, Matemática, História e Artes. As crianças foram convidadas a retratar esses convidados e convidadas, atentas aos detalhes de cada pessoa, assim como às brincadeiras. Os cadernos expostos contêm o retrato que cada criança fez dessas pessoas queridas.
Cada encontro foi uma vivência única, divertida e cheia de aprendizados.
Beatriz Barboza Nitsche – 1º ano-Tarde/2022
Professoras responsáveis: Eliana Ponciano, Heloisa Cesar e Daniela Tiemy
Planetas |
Os planetas expostos são construções realizadas pelas crianças, através dos quais pudemos explorar a proposta de produção de textos descritivos, bastante apropriados para essa idade por serem curtos e se pautarem em aspectos observáveis, mesmo que inventados.
A partir de um roteiro construído coletivamente, definimos quais aspectos deveriam ser abordados durante a descrição e falamos sobre a importância de se revisar um texto de modo a deixá-lo cada vez mais claro e interessante para os leitores.
Começamos pela produção plástica e, para o registro escrito, cada criança fez a descrição do seu planeta. Os textos não foram corrigidos ortograficamente para preservar o reconhecimento da hipótese alfabética, porém é possível compreender a descrição e suas ideias.
Os planetas foram construídos em 3D, com material reciclável, a partir de um planejamento que incluía um desenho de seu esboço, sua execução e a finalização.
Professoras responsáveis: Eliana Ponciano, Heloisa Cesar e Daniela Tiemy
Apresentação de Música |
As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar o momento de vivência musical que, de certa forma, conclui o ciclo/processo de aprendizagem. Ao vivenciar a prática e a execução musical do repertório estudado ao longo do ano, os alunos e alunas demonstram, em suas produções, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:
- Duração: pulso e divisão rítmica
- Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação
- Intensidade: interpretação, dinâmica
- Timbre: qualidade e personalidade do som
- Expressividade e Autonomia
A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação por parte da professora e do professor e para a autoavaliação da criança diante de suas produções.
Nossas apresentações serão constituídas por recortes de aulas, para mostrar a dinâmica das aulas e como se dá o processo de construção dos repertórios. Para algumas séries, apresentaremos pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, músicas tradicionais de outras partes do mundo, música de matriz africana e músicas do chamado cancioneiro popular brasileiro.
Professora e professor responsáveis: Rosana Araújo e Henrique Paulino da Silva
Data: segunda-feira, dia 07/11/2022
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de Grupo Interidades e 1º ano
As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).
Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.
As crianças se preparam para apresentar aos colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.
Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.
Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão, neste ano, crianças de GI e 1º ano.
Data: quarta-feira, dia 23/11/2022
Horário: das 13h35 às 14h35
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do Grupo Interidades-Tarde e do 1º ano-Tarde
A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.
Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.
Neste ano, o GI e o 1º ano terão o desafio de fazer uma demonstração especial e contamos com a participação dos familiares para prestigiar esse importante momento de ritualização dos aprendizados.
Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I | Ensino Fundametal II | Ensino Médio |
---|---|---|---|---|
GI Manhã GI Tarde |
1° Ano Manhã 1° Ano Tarde 2° Ano Manhã 2° Ano Tarde 3° Ano Manhã 3° Ano Tarde 4° Ano Manhã 4° Ano Tarde 5° Ano Manhã 5° Ano Tarde |
6° Ano 7° Ano 8° Ano 9° Ano |
1ª Série 2ª Série 3ª Série |