Cronograma | |||
Atividade | Data | Horário | Participantes |
Escolate, Arte e Cultura | Sábado 05 de Novembro |
9h às 10h | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Atividade interna de socialização | 2ª feira 07 de Novembro |
Período de aula | Alunos(as), educadores(as) |
Roda de Capoeira | 4ª feira 30 de Novembro |
8h40 às 9h30 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Apresentação de Música | 5ª feira 08 de Dezembro |
16h45 às 17h15 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Data: sábado, dia 05/11/2022
Horário: das 9h às 10h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo
Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.
“Era uma vez um livro…” – Livro de Contos de Fadas |
Era uma vez, num reino não tão distante, um grupo de crianças muito espertas que estudava no 3º ano da tarde do Colégio Equipe. Elas eram curiosas, dedicadas e o som das suas risadas era mais belo do que o cantar dos pássaros ao entardecer.
Um dia, elas começaram a estudar sobre os Contos de Fadas e ficaram muito sabidas! Tão sabidas que até escreveram as suas próprias histórias.
“Era uma vez um livro…” é o resultado de muito estudo e da leitura de contos clássicos de autores conhecidos, como Hans Christian Andersen, Irmãos Grimm e Charles Perrault; e do encontro com as histórias de Madame Leprince de Beaumont e Baronesa d’Aulnoy, entre outras mulheres escritoras de Contos de Fadas que viveram entre os séculos 17 e 18. Além desses, contos mais contemporâneos, de princesas africanas e brasileiras, também fizeram parte deste projeto.
As leituras deram contexto à compreensão das características deste gênero e inspiraram a produção dos textos presentes nesta coletânea, que foram planejados, escritos e revisados com muito empenho por todas as crianças do grupo.
Um livro cheio de magia e doçura é o que espera por vocês para que tenham um final feliz para sempre!
Pedro Taurisano da Costa – 3º ano-Tarde/2022
Professoras responsáveis: Daniela de Amorim e Julia Kayano
“Galeria de vilões e seres mágicos” – 3ºano-Manhã e 3º ano-Tarde |
A galeria de personagens apresentará as criações das alunas e dos alunos do 3º ano.
“Era uma vez um livro…”, produzido pelas crianças da tarde, narra a jornada de grandes heróis e heroínas em busca de amor, liberdade e bondade. Cada um e cada uma teve que enfrentar vilões e vilãs que não facilitaram as suas vidas! Por sorte, os heróis e as heroínas contaram com a ajuda de seres mágicos, vindos do livro “Contos de Magia”, escrito pelas crianças da manhã, e assim puderam enfrentar e vencer as terríveis pessoas que não lhes davam sossego e só criavam problemas!
Na exposição, vocês poderão conhecer esses personagens tão importantes dos contos de fadas, que trouxeram emoção, desafios e muita magia para as nossas histórias.
Professoras responsáveis: Maria Lúcia Rodrigues, Mikaela Sepúlveda e Letícia Ruocco (manhã) / Daniela de Amorim e Julia Kayano (tarde)
“Cada poesia no seu galho” – Projeto de Leitura |
A partir da leitura de poesias e cordéis, em um projeto desenvolvido nas aulas de Português e Encontros de Leitura, as crianças se envolveram com a melodia e o ritmo das palavras, descobrindo um jeito bonito e, por vezes, cheio de rimas, de falar sobre os mais diferentes assuntos.
Cada poesia no seu galho apresenta os poemas preferidos e também os poemas criados pelas crianças do 3º ano da tarde e convida cada um e cada uma de vocês a se aventurar em versos e estrofes na nossa árvore poética.
Professoras responsáveis: Daniela de Amorim, Anita Pedrosa e Julia Kayano
Exposição de Artes – “Pinturas Monocromáticas” |
No projeto de pintura monocromática, usamos as plantas como referência para criar diversos tons de verde a partir da mistura de tintas.
Nesta proposta, a descoberta de formatos, estampas e tonalidades das folhagens guiou os olhares das crianças na realização de uma série de desenhos de observação, um desafio importante para o aprimoramento do traçado e da atenção aos detalhes. Com pincéis de todo tipo (grossos, finos, achatados e redondos) os desenhos ganharam camadas de tons diferentes de verde no desafio de representar cada planta em sua riqueza de detalhes.
Neste processo, o 3º ano entrou em contato com os procedimentos da pintura e seu instrumental, tipos de pincel, tempo de secagem da tinta, cobertura dos pigmentos, no intuito de apurar a produção nesta linguagem visual que encanta pela materialidade e vibração das cores.
Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba
Exposição de Artes – “Pinturas Gigantes” |
Após a exploração do verde no projeto “Pintura monocromática”, o 3º ano partiu para a variedade de cores no projeto destas pinturas em larga escala. O trabalho teve início na apreciação de fotos de dois painéis da artista Aline Bispo, pintados nas empenas de edifícios do Minhocão.
Reconhecendo o entorno da escola, as crianças do 3º ano levantaram comentários e impressões sobre os elementos visuais e também questões sobre como as pinturas são feitas em tamanho tão grande.
Para vivenciar parte destas questões, usamos a projeção da imagem como recurso. Inicialmente as crianças desenharam em transparências colocadas sobre fotografias e em seguida ampliaram os desenhos com uso do retroprojetor. Com os traços aplicados no papel, passaram a colorir as grandes figuras, explorando assim a expansão dos gestos, a livre combinação entre as cores e o impacto visual das formas coloridas de grandes proporções.
Professores responsáveis: Tomás Decina e Mateus Torralba
Exposição de Inglês – “Little Market” |
Nas aulas de inglês deste trimestre, os alunos e as alunas do 3° ano aprenderam o nome de algumas Foods, de objetos e coisas countable/uncountable e também a fazer algumas perguntas como: how much/how many. Para praticar de maneira lúdica, significativa e divertida, decidimos ir às compras. Colocamos a mão na massa e criamos um mercadinho utilizando material reciclado, dinheirinho de brincadeira e os brinquedos do GI. Fizemos também listas de mercado, usamos a imaginação e brincamos muito.
Professora e professor responsáveis: Bianca Figueiredo e Pedro Goes
Data: segunda-feira, dia 07/11/2022
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de 2º e 3º ano
As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).
Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.
As crianças se preparam para apresentar aos colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.
Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.
Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão, neste ano, crianças de 2º e 3º ano.
Data: quarta-feira, dia 30/11/2022
Horário: das 8h40 às 9h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 2º e 3º ano
A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.
Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.
Neste ano, o 2º e o 3º ano terão o desafio de fazer uma demonstração especial e contamos com a participação dos familiares para prestigiar esse momento importante de ritualização dos aprendizados.
Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)
Data: quinta-feira, dia 08/12/2022
Horário: das 16h45 às 17h15
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 2º e 3º ano-Tarde
As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar o momento de vivência musical que, de certa forma, conclui o ciclo/processo de aprendizagem. Ao vivenciar a prática e a execução musical do repertório estudado ao longo do ano, os alunos e alunas demonstram, em suas produções, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:
- Duração: pulso e divisão rítmica
- Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação
- Intensidade: interpretação, dinâmica
- Timbre: qualidade e personalidade do som
- Expressividade e Autonomia
A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação por parte da professora e do professor e para a autoavaliação da criança diante de suas produções.
Nossas apresentações serão constituídas por recortes de aulas, para mostrar a dinâmica das aulas e como se dá o processo de construção dos repertórios. Para algumas séries, apresentaremos pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, músicas tradicionais de outras partes do mundo, música de matriz africana, e músicas do chamado cancioneiro popular brasileiro.
Professora e professor responsáveis: Rosana Araújo e Henrique Paulino da Silva
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I | Ensino Fundametal II | Ensino Médio |
---|---|---|---|---|
GI Manhã GI Tarde |
1° Ano Manhã 1° Ano Tarde 2° Ano Manhã 2° Ano Tarde 3° Ano Manhã 3° Ano Tarde 4° Ano Manhã 4° Ano Tarde 5° Ano Manhã 5° Ano Tarde |
6° Ano 7° Ano 8° Ano 9° Ano |
1ª Série 2ª Série 3ª Série |