Live O que chega na mesa das famílias brasileiras

30/08/2023

São Paulo, 30 de agosto de 2023.

Car@s amig@s,

O Colégio Equipe e o Instituto Equipe Cultura e Cidadania vão realizar mais uma  live, esta com a necessária reflexão: O que chega na mesa das famílias brasileiras: dos alimentos ultraprocessados à agricultura familiar.

O aumento de brasileiros em situação de vulnerabilidade social, sobretudo o aumento da fome e da pobreza no Brasil se acentuou a olhos vistos nos últimos anos. Em dezembro de 2020, 55% dos brasileiros se encontravam em situação de insegurança alimentar e 19 milhões de pessoas conviviam com a fome.

Nesse contexto com a nova gestão federal temos a retomada das políticas públicas de combate à fome e de fomento à agricultura familiar. Ao mesmo tempo, o tema da segurança e da qualidade dos alimentos tem sido objeto de pesquisas e regulações, especialmente em relação aos ultraprocessados.

Para discutir sobre essa situação e as novas políticas púbicas, nossos convidados serão o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e o pesquisador e professor, Carlos Monteiro.

Luiz Paulo Teixeira Ferreira, mais conhecido como Paulo Teixeira, é professor, advogado, político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores, ex-deputado estadual, ex-vereador e deputado federal no quinto mandato. É o atual ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Carlos Augusto Monteiro, professor Titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, é o quinto pesquisador brasileiro com maior número de citações na literatura científica mundial. Nos dois campos de pesquisa nos quais mais atua, Alimentação e Nutrição e Saúde Pública, Carlos Monteiro é, respectivamente, o primeiro e o segundo com maior número de citações.

Para fazer perguntas e dialogar com os convidados, estarão conosco o professor de Geografia do Colégio Equipe e membro da coordenação do Instituto Equipe, Antônio Carlos de Carvalho, e estudantes da primeira série do Ensino Médio que realizam um estudo interdisciplinar com a questão Do carro à geladeira – qual o custo do abastecimento?

A live acontecerá no próximo dia 05 de setembro, terça-feira, às 19h.

Para assisti-la, basta acessar:

https://www.youtube.com/live/SN4EAdPZ3lo?si=KnoUBLlUE6U0YaZC .

Como se trata de um evento aberto, fiquem à vontade para convidar amigos, amigas, vizinhos, familiares e pessoas que, você acredita, tenham interesse pelo tema.

Esperamos vocês!

Instituto Equipe Cultura e Cidadania

Colégio Equipe

Live O que chega na mesa das famílias brasileiras

30/08/2023

São Paulo, 30 de agosto de 2023.

Car@s amig@s,

A live acontecerá no próximo dia 05 de setembro, terça-feira, às 19h.

Para assisti-la, basta acessar:

https://www.youtube.com/live/SN4EAdPZ3lo?si=KnoUBLlUE6U0YaZC .

Esperamos vocês!