EM – Final do 1º bimestre

17/04/2023

São Paulo, 17 de abril de 2023.

Caros estudantes do Ensino Médio e responsáveis,

Conforme nosso calendário, em 06/04 encerrou-se o primeiro bimestre do ano letivo.

O processo de ensino-aprendizagem desenvolvido nesse período foi avaliado através de lições de casa, de atividades realizadas em sala de aula, de trabalhos individuais e/ou em grupo e de provas. Os resultados da avaliação das aprendizagens foram representados por meio de um conceito pelos professores de cada disciplina, que os apresentaram nas aulas. Os boletins organizados por classes, contendo conceitos e faltas dos estudantes, estão sendo entregues nesta semana nas aulas de Orientação Educacional de 17 de abril (1ª e 2ª séries) e 20 de abril (3ª série). Acompanham o boletim gráficos por disciplina, com conceitos da turma. No dia seguinte à entrega do boletim em aula, estudantes e seus responsáveis receberão por e-mail acesso ao boletim individual pelo portal do aluno.

No momento da entrega de boletins, convidamos os estudantes a refletirem sobre seus resultados e aprendizados por meio de autoavaliações. Sugerimos que essas reflexões sejam estendidas para as famílias de forma que os responsáveis também possam acompanhar a vida escolar de seus filhos.

Lembramos que apenas os conceitos A e B expressam que os objetivos de aprendizagem foram atingidos, em cada um dos componentes curriculares constantes do boletim. Conceitos C, D, E apontam que não foram alcançados os objetivos nessa etapa de trabalho.

No Ensino Médio, as situações formais de recuperação acontecem, de maneira diferenciada, após o 2º e o 4º bimestres. Os estudantes que obtiveram conceitos abaixo de B no 1º bimestre e devem recuperar aprendizados de alguma área têm sido orientados a refazerem avaliações e a buscarem esclarecimentos junto aos professores e aos colegas. É também imprescindível que estes estudantes estejam comprometidos com o trabalho, de forma a cumprir com todas as tarefas e com os prazos estabelecidos, no decorrer do ano.

Informamos que, conforme nosso regimento, no conjunto dos conceitos, os quatro bimestres têm peso 2 e a recuperação após o 1º semestre, peso 1.

Lembramos que o total de faltas aceito no conjunto de aulas dadas em cada um dos componentes curriculares é de 25%, incluindo situações de adoecimento. Recomendamos atenção a este dado no boletim de cada aluno, particularmente quanto às disciplinas nas quais há um encontro semanal e o limite médio anual é de 8 ausências: Espanhol, Redação, Orientação Educacional, Temático, História Geral (1ª série), Projeto Eletivo (1ª e 2ª séries), Monografia (3ª série).

Nesta passagem de bimestres, solicitaremos a algumas famílias conversas com estudantes, junto a seus responsáveis. Familiares que não forem contatados pela escola e queiram conversar devem, como informado em boletim antes do início das aulas, entrar em contato com o atendimento para agendamento. Estudantes que queiram conversar individualmente sobre seu trabalho sabem que podem fazê-lo combinando diretamente com a orientação.

Caso algum esclarecimento se faça necessário, estamos à disposição.

Graça Maria Marino Totaro
Luciana Bittencourt Fevorini
Orientação Educacional e Pedagógica do Ensino Médio

EM – Final do 1º bimestre

17/04/2023

São Paulo, 17 de abril de 2023.

Caros estudantes do Ensino Médio e responsáveis,

Caso algum esclarecimento se faça necessário, estamos à disposição.

Graça Maria Marino Totaro
Luciana Bittencourt Fevorini