EM – 1ª série – Trabalho em campo

03/08/2023

São Paulo, 03 de agosto de 2023.

Aos estudantes da 1ª série e seus responsáveis,

Conforme planejamento, realizaremos com nossos estudantes da primeira série o projeto “Do carro à geladeira – quais os custos do abastecimento?”, que conta com a realização de um trabalho em campo na região de Ribeirão Preto, no período de 16 a 18 de agosto. Gostaríamos de destacar algumas informações para sua organização:

Cronograma geral

Nosso encontro no Colégio Equipe no dia 16, quarta-feira, será às 6h30, quando sairemos em ônibus fretado.

A chegada ao Colégio Equipe está prevista para 20h30, no dia 18, sexta-feira.

Alojamento

Ficaremos alojados na Casa de Retiros Dom Luiz, do Seminário da cidade de Brodósqui, na região de Ribeirão Preto. O local não tem telefone disponível para nossa utilização. Para contato, no caso de alguma urgência, favor ligar para a escola.

As refeições serão realizadas no próprio alojamento e em comunidade a ser visitada na região.

Bagagem

As malas devem ter identificação externa com o nome do estudante.

Nesta época do ano o clima normalmente é quente durante o dia e fresco à noite. Cada aluno deve levar, além da roupa adequada aos três dias de trabalho:

• roupa de cama (lençol, fronha, coberta)
  • roupa de banho (toalha)
  • material de higiene pessoal
  • capa de chuva
  • boné
  • roteiro distribuído previamente
  • material de anotação
  • pequena quantia em dinheiro para eventuais gastos²
  • camisetas do Colégio Equipe em bom estado (devem ser adquiridas previamente na Secretaria)
  • máscaras que cubram nariz e boca, suficientes para os três dias de trabalho, incluindo reservas, caso o uso se faça necessário. Lembramos que máscaras seguras são as cirúrgicas (por até 2 horas), PFF2 e KN95; não é permitido o uso de máscaras de tecido.

Calçados novos ou pelos quais os alunos tenham apreço especial não devem ser usados em visitas a usinas e entrevistas, dada a exposição à poeira nessas atividades.

Cada aluno deve ter em sua mochila/bolsa uma embalagem pequena de álcool gel para uso pessoal.

Dada a ocorrência de casos de dengue, solicitamos que os alunos utilizem um repelente de que já tenham feito uso anteriormente e que o mantenham acessível para ser reaplicado nos intervalos indicados pelo fabricante.

Lembramos que o campo é situação de estudo e, portanto, celulares, se forem levados, deverão permanecer desligados durante todos os momentos de trabalho.

Professores

Estarão acompanhando os estudantes os seguintes professores:

Antônio Carlos de Carvalho (Geografia)

Eliane Yambanis (História do Brasil)

Helika Chikuchi (Biologia)

João Gabriel Priolli (História Geral)

Marlito de Sousa Lima (Filosofia)

Renata Nogueira (Física)

Roosevelt Fujikawa (Química)

Graça Maria Marino Totaro (Orientação)

Junto com eles, participarão do trabalho em campo 05 monitores, estudantes da 3ª série.

Informações de saúde

Solicitamos que vocês transmitam à orientação, por escrito e antecipadamente, informações de saúde que considerarem importantes, especialmente para esses três dias.

Documentação para a viagem

Desde 2019, ficou estabelecido, de acordo com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que crianças e adolescentes até 16 anos que viajem acompanhados por terceiros (não familiares) devem portar autorização de um responsável com firma reconhecida em cartório e documento original (certidão de nascimento ou documento de identidade com foto).

A autorização foi solicitada pelo colégio e entregue pelas famílias no começo do ano letivo. Contudo, lembramos que cada estudante deve portar seu documento original com foto em todos os deslocamentos realizados durante o trabalho em campo, sendo pessoalmente responsável por esse documento.

A ausência de documento impede o embarque.

Protocolos para proteção

Durante todo o trabalho, o uso de máscara segura (cirúrgica, PFF2 ou KN95) que cubra nariz e boca será obrigatório para qualquer participante que apresente sintomas gripais ou perceba a manifestação de algum.

Estamos certos que contamos com a compreensão e com a atenção de todos na profilaxia, para que nos mantenhamos saudáveis e em condições de realizar e aproveitar esse estudo.

Agradecemos a cada um(a) pelo compromisso nos cuidados.

Graça Maria Marino Totaro

Orientadora Educacional e Pedagógica

EM – 1ª série – Trabalho em campo

03/08/2023

São Paulo, 03 de agosto de 2023.

Aos estudantes da 1ª série e seus responsáveis,

Cronograma geral

A chegada ao Colégio Equipe está prevista para 20h30, no dia 18, sexta-feira.

Alojamento

Bagagem

As malas devem ter identificação externa com o nome do estudante.

• roupa de cama (lençol, fronha, coberta)
  • roupa de banho (toalha)
  • material de higiene pessoal
  • capa de chuva
  • boné
  • roteiro distribuído previamente
  • material de anotação
  • pequena quantia em dinheiro para eventuais gastos²

Professores

Estarão acompanhando os estudantes os seguintes professores:

Antônio Carlos de Carvalho (Geografia)

Eliane Yambanis (História do Brasil)

Helika Chikuchi (Biologia)

João Gabriel Priolli (História Geral)

Marlito de Sousa Lima (Filosofia)

Renata Nogueira (Física)

Roosevelt Fujikawa (Química)

Graça Maria Marino Totaro (Orientação)

Informações de saúde

Documentação para a viagem

A ausência de documento impede o embarque.

Protocolos para proteção

Agradecemos a cada um(a) pelo compromisso nos cuidados.

Graça Maria Marino Totaro

Orientadora Educacional e Pedagógica